Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Brasil

Soja/CEPEA: recuo do dólar pressiona valor no Brasil; preço externo sobe

Publicada em 16/09/19 às 08:24h

por Volfe Umberto Gobbato


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

A desvalorização do dólar frente ao Real nesta semana pressionou as cotações domésticas da soja em grão. As quedas nos preços, no entanto, foram limitadas pela alta nos futuros negociados na CME Group (Bolsa de Chicago), especialmente nessa quinta-feira, 12. Os menores valores domésticos e a proximidade da divulgação de dados de oferta e demanda mundiais por parte do USDA, por sua vez, reduziram o ritmo de negócios no Brasil.

De acordo com o relatório do USDA dessa quinta, os estoques de passagem dos EUA para a temporada 2019/20 devem cair 15,8%, ficando, agora, 36,3% menores que os previstos para a safra 2018/19, que se encerra neste mês. O Departamento também reduziu as estimativas de estoques de passagens da temporada 2019/20 para a Argentina, China e União Europeia, mas elevou as para o Brasil.

No agregado, os estoques mundiais do grão em 2019/20 devem ficar 11,8% inferiores aos da temporada anterior, sendo suficientes para atender 28,1% da demanda (tanto para processamento quanto para consumos humano e animal), a menor relação desde 2015/16.

A produção mundial da soja em grão foi reduzida para 341,388 milhões de toneladas pelo USDA. Essa queda se deve, principalmente, à estimativa de menor produção norte-americana (98,865 milhões de toneladas), devido aos problemas climáticos durante o desenvolvimento das lavouras – este volume é 20,1% inferior ao da safra 2018/19. Até o dia 8, da área semeada, 55% estavam em situação boas e excelentes, 33%, médias e 12%, ruins ou muito ruins. As exportações norte-americanas foram mantidas em 48,3 milhões de toneladas.

Para o Brasil, o Departamento manteve a estimativa de produção em 123 milhões de toneladas, e o País deve seguir como o principal exportador de soja em grão na temporada 2019/20, devendo embarcar 76,5 milhões de toneladas. Em relação à Argentina, terceiro maior produtor mundial, a estimativa de produção foi mantida em 53 milhões de toneladas e a de exportação do grão, em 8 milhões de toneladas.

O USDA estima esmagamento global de 306,2 milhões de toneladas de soja, 2,2% maior que o da temporada anterior. A expectativa é que as transações mundiais subam 1,1%, atingindo recorde de 148,2 milhões de toneladas, puxado por maiores volumes de todos os principais compradores externos.

Quanto aos derivados, o USDA reajustou a produção mundial de farelo de soja para 239,963 milhões de toneladas, com maiores esmagamentos nos principais países com capacidades para esta finalidade, com exceção da União Europeia. As transações de farelo de soja também seguem ativas, com maiores compras de todos os principais importadores mundiais.

A produção mundial de óleo de soja deve crescer 2,2% na safra 2019/20, para 57,25 milhões de toneladas, e o consumo, 4,4% maior, para 57,11 milhões de toneladas. As transações internacionais são estimadas em 11,6 milhões de toneladas, avanço de 6,5% sobre a temporada anterior.

OFERTA E DEMANDA NACIONAIS – Em relatório divulgado no dia 10, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) reajustou a produção da soja em grão da temporada 2018/19 para 115,03 milhões de toneladas. Este volume é 3,56% inferior ao da safra 2017/18, devendo se consolidar como o segundo maior da história.

O consumo doméstico da oleaginosa na safra 2018/19 foi mantido em 45,2 milhões de toneladas e as exportações, em 70 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2019. O estoque final de soja em grão, em dezembro/19, foi reduzido para 1,37 milhão de toneladas (-3% frente a agosto).

O consumo do farelo de soja foi diminuído para 15,72 milhões de toneladas, elevando o estoque final para 2,8 milhões de toneladas. Quanto ao óleo de soja, o consumo interno foi estimado em 8 milhões de toneladas, resultando em estoque final de 89,9 mil toneladas.

O semeio da safra 2019/20 já foi iniciado em algumas cidades do oeste do Paraná. Segundo relatório do Deral/Seab, até a última segunda-feira, 1% da área havia sido semeada na região de Campo Mourão. Parte dos produtores está receosa quanto ao semeio, devido à baixa umidade do solo. Muitos estão cautelosos, aguardando maiores volumes de chuvas para iniciar os trabalhos de campo.


Motivação - O Exercício da paciência

Esta é a historia de um menino que tinha mau caráter, Certa vez, seu pai lhe deu um sacos de pregos e disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar uma trás da porta.

No primeiro dia, ele pregou 37 e, na semana seguinte, a medida que aprendia a controlar seu gênio, pregava cada vez menos. Com o tempo, descobriu que era mais fácil fazer isso que pregar pregos atrás da porta, e até que chegou o dia em que pode controlar seu caráter durante todo o dia.

Depois de informar a seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego cada dia que conseguisse se controlar. Os dias se passaram, e o jovem pode finalmente anunciar que não haveria mais pregos atrás da porta.

Seu pai o pegou pela mão, levou até a porta e lhe disse:

- Meu filho, veja que esta trabalhando duro. Mas olhe todos estes buracos na porta. Nunca mais será a mesma, Cada vez que perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que veem aqui. Você pode insultar alguém e retirar o insulto, mas, dependendo da maneira como fala. Poderá ser devastador, e a cicatriz ficará para sempre. Uma ofensa verbal pode ser tão daninha como uma física. Os amigos são joias preciosas que nos fazem rir, nos amimam a seguir adiante e nos escutam com atenção. Além disso, sempre estão prontos a abrir o coração.


                                                             *

Moral de história para sua vida prática:

Cuida com as palavras – uma ofensa verbal pode ser tão daninha com uma física, os amigos são joias preciosas, portanto tenha cuidado com o que diz a eles.

Seja mais resiliente – busque a capacidade de se adaptar às mudanças não muito bem-vindas, Reinvente-se dia a dia aproveitando o que há de positivo em todos os momentos.

Comprometa-se com seu bem estar – Perceba se sua atitude é benéfica ao seu bem estar físico emocional e espiritual. Se não forem reflita um pouco e procure uma atitude mais assertiva.


Humor

O chefe pega o funcionário bebendo cachaça:

- Você não sabe que é proibido beber durante o trabalho?

- E quem disse que estou trabalhando?


Opiniões contidas neste relatório são pessoais e não representam em hipótese alguma recomendação para compra e/ou venda de contratos nos mercados futuros e/ou físico.

Boas informações produzem bons negócios

Volfe Umberto Gobbato

Gerente Geral




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Visitas: 3041924
Usuários Online: 169
Copyright (c) 2019 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS