noticias683 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Espaço Agrícola

Expodireto: Safra de verão 2016/17 deverá ser a maior dos últimos anos, segundo Emater/RS-Ascar

Publicada em 08/03/17 às 19:47h

Assessoria de Imprensa


Compartilhe
Compartilhar a noticia Expodireto: Safra de verão 2016/17 deverá ser a maior dos últimos anos, segundo Emater/RS-Ascar  Compartilhar a noticia Expodireto: Safra de verão 2016/17 deverá ser a maior dos últimos anos, segundo Emater/RS-Ascar  Compartilhar a noticia Expodireto: Safra de verão 2016/17 deverá ser a maior dos últimos anos, segundo Emater/RS-Ascar

Link da Notícia:

Expodireto: Safra de verão 2016/17 deverá ser a maior dos últimos anos, segundo Emater/RS-Ascar
Emater/RS-Ascar na Expodireto  (Foto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar)

A Emater/RS-Ascar anunciou na manhã desta terça-feira (07/03) o levantamento sobre as condições das lavouras da safra de verão 2016/2017. O anúncio aconteceu durante o tradicional Café com Leite para a Imprensa, na Casa da Família Rural, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, apresentou os dados coletados em todo o Estado, considerando a situação das lavouras até a primeira quinzena de fevereiro/2017. Segundo os números preliminares, o Estado poderá colher uma safra de grãos de verão praticamente igual, senão maior, à do ano passado, a maior obtida até hoje. A safra de verão 2016/2017 deverá alcançar uma produção de 30,86 milhões de toneladas, causando um impacto econômico no valor bruto superior a R$ 29 bilhões. 

A cultura de arroz foi cultivada em 101 municípios do Estado, 95% da área estimada. Com um aumento de área de 0,37% hectares (área atual de 1,092 milhão), a expectativa de produção do Estado é de 8,45 milhões de toneladas, um aumento de 12,79%, comparado à produção da safra passada.

A primeira safra do feijão foi cultivada em 210 municípios, 83% da área estimada. Para esta cultura, também foi confirmada a tendência de manutenção da área em relação à safra anterior, mesmo considerando os preços altamente vantajosos para o produtor. Se confirmada a produtividade de 1.753 kg/ha será a maior até hoje alcançada, possibilitando que, apesar da manutenção da área cultivada, a produção aumente em 19,39% em relação ao ano passado, alcançando 71,1 mil toneladas este ano. Os dados coletados mostraram que, apesar dos problemas pontuais em decorrência do clima, regiões importantes como Caxias do Sul, Frederico Westphalen e Erechim compensaram positivamente com produtividades médias próximas de dois mil kg/ha.

A segunda safra do feijão, cultivada em 149 municípios, está se encaminhando para a finalização do plantio da safrinha de verão, chegando aos 62% da área inicialmente prevista. De acordo com o levantamento, a segunda safra do feijão deverá ter uma redução na área cultivada de 4,66% em relação à passada, ficando com uma área próxima a 20 mil hectares. Como a produtividade estimada apresenta um pequeno aumento em relação ao alcançado no ano passado, a produção deverá ter uma diminuição de 3,19%, o que indica um volume total a ser colhido pouco maior que 27,2 mil toneladas.

O milho é a cultura que apresenta o maior aumento de área plantada, 10,31%, mais de 816 mil hectares sendo produzidos em 397 municípios. Segundo o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, a Instituição fez um esforço árduo para garantir esse resultado, tão importante para as atividades agropecuárias do Estado, especialmente a avicultura e suinocultura. Apesar de algumas irregularidades climáticas ocorridas, a produtividade desta safra, 6,7 mil kg/ha, se confirmada, será a maior até hoje alcançada no RS. Fortemente impactada pelo expressivo aumento na área cultivada aliada a um aumento na produtividade, a produção avança em 17,26%, podendo se espera uma produção em torno de 5,55 milhões de toneladas.

A cultura da soja, cujo levantamento foi realizado em 351 municípios, não teve um aumento muito expressivo em relação à área, apenas 0,64%. Porém, a expectativa de produção estima um aumento de 3,43% (16,7 milhões de toneladas) e um aumento na produtividade de 2,25% (três mil quilos por hectare).

De acordo com o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, nos últimos dez anos a produção de grãos cresceu aproximadamente dez milhões de toneladas. "Esses resultados representam o grande esforço e o trabalho do homem do campo. O agricultor merece o nosso reconhecimento e esse é o nosso compromisso: estar junto ao agricultor buscando o desenvolvimento do setor agropecuário do RS", considerou Kuhn. O presidente lembrou ainda que a Emater/RS-Ascar está presente em 495 municípios do Estado. "Esta apuração foi um trabalho minucioso, de confiabilidade e fidelidade ao que está no campo", completou Clair. Os dados apresentados durante o Café com a Imprensa foram organizados pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar.

Café com Leite

O Café com Leite para a Imprensa contou com a presença do vice-governador, José Paulo Cairoli, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, entre outras autoridades.

O vice-governador parabenizou a apresentação e lembrou dos principais responsáveis por esse resultado. "Por trás dos números tem um trabalho de formiguinha dos agricultores, os verdadeiros responsáveis pela produção de alimentos. A Emater/RS-Ascar vem mostrando que está cumprindo com o seu papel junto ao Estado, vem realizando o seu trabalho e deve ser fortalecida", afirmou. Cairoli destacou ainda, a importância do trabalho conjunto das secretarias de Estado, (SDR e Seapi), junto com a Emater/RS-Ascar, para manter a harmonização e a união entre os agricultores.

O secretário da SRD, Tarcísio Minetto, reforçou os bons resultados obtidos nessa safra. "Os números mostram a capacidade e o grande profissionalismo do produtor de grãos no RS. A cadeia produtiva de grãos tem um efeito multiplicador muito grande, que envolve toda a dinâmica de produção, como transporte, infraestrutura, armazenagem e tantos outros fatores. São números fascinantes. Muito orgulho dos produtores estarem cada vez mais profissionalizados", exclamou Minetto.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar na Expodireto











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.