noticias539 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Portal Transparência da Câmara está indisponível

Ferramenta que facilita o acesso às informações dos gastos na Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã está fora desde o início do ano.

Publicada em 06/02/18 às 17:30h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia Portal Transparência da Câmara está indisponível  Compartilhar a noticia Portal Transparência da Câmara está indisponível  Compartilhar a noticia Portal Transparência da Câmara está indisponível

Link da Notícia:

Portal Transparência da Câmara está indisponível
 (Foto: G1. )

 Atualizada às 23h, 06/02/2018



Os  munícipes  têm  encontrado  dificuldades  na  apuração dos  gastos  públicos  de  origem  do  Legislativo  Municipal. Para  quem  não  sabe,  existe  uma  obrigatoriedade, prevendo  até mesmo sanções severas para quem não cumpre a Lei Federal 12.527/11 - Lei de Acesso à Informação (LAI).


O  Portal da Transparência é obrigatório para cidades  com  mais de 10 mil  habitantes,  devendo  funcionar ininterruptamente em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet), e cabe ao Ministério Público encaminhar denúncia em caso de descumprimento.


O primeiro passo é a orientação, após, se necessário, um processo é encaminhado à Justiça. O descumprimento da legislação poderá implicar até mesmo no afastamento do cargo e na suspensão dos direitos políticos de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais.


Conforme o advogado Cristiano Aquino, a Lei complementar 131 de 2009, determina que as informações devam ser disponibilizadas nesses portais. "Este é um princípio básico da administração pública, em um tempo que buscamos transparência, esses elementos contra corrupção são importantes para o combate desta prática", revelou Aquino.


Em contato telefônico com o setor responsável na manhã desta segunda-feira (5), foi informado à reportagem do Jornal Manchete Digital, que o Portal Transparência estava fora (off-line) desde a última sexta-feira, 2 de fevereiro.


Além disso, comunicaram que seria um problema com a empresa Dueto, administradora do serviço, mesmo sendo a Câmara Municipal de Tupanciretã a responsável pelo envio das informações para o Portal.


Rubens, responsável pela Dueto - filial de Santa Maria, revelou que mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul recebem suporte da empresa e que estão funcionando normalmente. 


Em relação ao problema de Tupanciretã, Rubens indicou já estar sendo solucionado e a retomada do serviço deve ocorrer nesta quarta-feira (7), embora a equipe tenha trabalhado durante todo o dia de hoje (6) numa solução definitiva. "Diversos fatores podem estar influenciando a falta do serviço, equipamentos velhos, vírus, troca de IP, entre outros", afirmou o colaborador da Dueto.




Vídeo gravado na última sexta-feira(2)*










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.