noticias470 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

‘Noite das Garrafadas Tupanciretanense’

Publicada em 11/12/18 às 00:23h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia ‘Noite das Garrafadas Tupanciretanense’  Compartilhar a noticia ‘Noite das Garrafadas Tupanciretanense’  Compartilhar a noticia ‘Noite das Garrafadas Tupanciretanense’

Link da Notícia:

‘Noite das Garrafadas Tupanciretanense’
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

Há um episódio na história brasileira, ainda no tempo do Império, mais precisamente no ano de 1831, no Rio de Janeiro, que ficou conhecido como “Noite das Garrafadas”, o fato trouxe muitos desgastes a monarquia, principalmente para D. Pedro I.

Na ocasião, brasileiros e portugueses, disputavam poder, a noite foi descrita em um relato da época: “A cena de uma rua é, a um só tempo, a mesma de todo o quarteirão. Os pés de chumbo (portugueses) deixam que a cabralhada (brasileiros) se aproxime o mais possível. E inesperadamente, de todas as portas, chovem garrafas inteiras e aos pedaços sobre os invasores. O sangue espirra, testas, cabeças, canelas... Gritos, gemidos, uivos, guinchos. É inverossímil.

E a raça toda, de cacete em punho, vai malhando... E os corpos a cair ensanguentados sobre os cacos navalhantes das garrafas.” (Correia, V.,1933,p.42).



PUBLICIDADE

Já em Tupanciretã, o fato tem uma proporção menor, insignificante, obviamente, mas não deixa de ser motivada por uma disputa entre os que querem a cidade limpa sem esse descarte intransigente de “long neck”, de alguns frequentadores que acabam desprezando o ambiente em que habitam.  

Primeiro, os canteiros seguidamente atendidos pela Equipe de Limpeza do Município, além das lixeiras que foram colocadas ali, com a intensão de minimizar a bagunça. Porém, neste domingo (09), as garrafas estavam trituradas e cobriam a principal Avenida da cidade. Hei, mora mais gente aqui!

A “Noite das Garrafadas Tupanciretanense” vai trazer consequências para quem causou o estrago. Outras pessoas poderiam ser beneficiadas, outros Bairros ou Praças, poderiam receber a devida atenção da equipe, mas não, o poder público acaba atendendo um fatia muito pequena da população, pois o local de grande movimento durante o horário comercial é reiteradamente anarquizado e precisa ser limpo constantemente, um vício que pode custar caro ao cidadão em longo prazo.


 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.