noticias50 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Variedades

Colunista: GRANDES TALENTOS NA TRILHA DA CULTURA

Porque a poesia, assim como aponta, inflama e reclama das agruras, ao mesmo tempo, também acalma, suaviza, acaricia, bem diz o amor maior e a vida, e cá para nós, uma vida com sentimentos e versos bons, faz um mundo mais amigo, humano e melhor.

Publicada em 07/12/17 às 23:01h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Colunista: GRANDES TALENTOS NA TRILHA DA CULTURA  Compartilhar a noticia Colunista: GRANDES TALENTOS NA TRILHA DA CULTURA  Compartilhar a noticia Colunista: GRANDES TALENTOS NA TRILHA DA CULTURA

Link da Notícia:

Colunista: GRANDES TALENTOS NA TRILHA DA CULTURA
 (Foto: João Cesar Flores)


João Flores  

    Foi com imenso prazer que participei como jurado do XI Concurso Municipal de Poesias realizado pela Secretária de Educação, pelo contexto geral do grande evento, a gestora Rosane Didoné sua excelente equipe de trabalho, os Educandários envolvidos, seus professores, alunos e familiares, merecem nossos parabéns e aplausos, pela entusiasmada participação que lotou a casa de cultura. Lembro quando se juntavam para os saraus poéticos a Casa do Poeta e o Centro Literário José do Patrocínio, e em um dos meus escritos enfatizei. "Quando fala e sorri Cristina uma estrela se Ilumina", pois bem, Dona Cristina Brum, continua Iluminada e irradiando simpatia, elegância e inteligência, fazia parte da mesa junto com o professor Bladimir Santos, que bem lembro quando diretor da Escola Flory Kruel, ser um entusiasta desta atividade Escolar, fechando a mesa de jurados e meu privilégio a Poetiza Fátima Mardini, destaque na feira do livro em POA ano passado, lançando, "Quem roubou meus Sonhos" Hoje é a atual patrona da nossa feira. Digo-lhes de mesa qualificada, atenta aos detalhes, imparcial e que teve muitas dificuldades na escolha dos melhores, visto o alto nível das apresentações e composições. Michel Temer, nosso atual presidente, é um homem que gosta de escrever cartas, em uma dessas, a que enviou a ex-presidente Dilma, iniciada em Frances, que traduzido dizia: "As palavras voam os escritos ficam" e nisso ele até tem razão, a escrita sempre será uma das formas principais da comunicação, expressão e registros. Quando isto passa para a área da literatura, muitos afirmam que depois de uma obra publicada, já não pertence ao autor e sim ao leitor, que de uma maneira ou outra, se insere, se acha, se completa na ideia, no pensar, no texto do autor. Desta maneira posso garantir com certeza, me encontrei em diversos momentos nos trabalhos dos alunos, principalmente naqueles, em que versejaram a alegria, amizade, família e fizeram do "AMOR" a coluna, a razão e essência dos seus escritos. 





Tenho uma poesia editada pela Shan de POA, com o titulo Dia da Poesia, onde a primeira estrofe ficou assim: "Logo hoje que é dia da poesia/ Perdi a chave da gaveta/ Que guardei a inspiração/ No mesmo molho está também/ A que abre meu coração." Segue mais uma estrofe e termina com "Preciso logo de ferramenta/Para abrir esta gaveta/ Fazer o renascimento/ Da ilusão da fantasia/Da verdade de viver/Quero versos e Melodias/Sentimentos Entre-linhas /Quero de volta o mundo/Com a inspiração que eu tinha/Serei simples Moribundo/ Se ficar sem poesias." A mensagem que deixo a estes talentosos alunos e que iniciam a trilhar o caminho difícil da cultura, é que guardem, e guarde muito bem as chaves da inspiração e do coração, não as percam, não as percam de jeito nenhum, para continuarem escrevendo, apresentando e se expressando lindamente e com muita propriedade. Porque a poesia, assim como aponta, inflama e reclama das agruras, ao mesmo tempo, também acalma, suaviza, acaricia, bem diz o amor maior e a vida, e cá para nós, uma vida com sentimentos e versos bons, faz um mundo mais amigo, humano e melhor. 

Abraços

 

 

 











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.