noticias214 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Digital!

Brasil

De Tupanciretã para o Brasil: a história de Mary Terezinha na música tradicionalista

Mary Terezinha será lembrada não apenas por sua história ao lado de Teixeirinha, mas como uma das maiores representantes da música gaúcha e da força feminina no cenário artístico nacional

Publicada em 01/07/2025 às 16:09h | Da redação  

Compartilhe nas redes sociais

De Tupanciretã para o Brasil: a história de Mary Terezinha na música tradicionalista
 (Foto: Divulgação/redes sociais )


 

 

 

Faleceu na segunda-feira, 30 de junho de 2025, aos 79 anos, Mary Terezinha Cabral Brum, cantora, compositora e acordeonista que marcou época na música popular e tradicionalista do Rio Grande do Sul. Natural de Tupanciretã, ela nasceu em 1946, no antigo distrito de Joia — hoje município emancipado — e era filha de Wilma Cabral Brum e de Euclides do Nascimento Brum, tupanciretanense. Aos 4 anos de idade foi morar com o avô em Pelotas.

Mary ganhou projeção nacional a partir dos anos 1960 ao formar uma das duplas mais queridas do Brasil com Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. Ao lado dele, participou de mais de 500 canções gravadas, dezenas de LPs e filmes, sendo carinhosamente chamada de “a menina da gaita”. Sua parceria com o cantor durou 22 anos, encerrando-se em 1984, após a separação pessoal e profissional da dupla. 

 

 

Reconhecida pelo talento e carisma, Mary Terezinha deixa um legado artístico que atravessou gerações e fronteiras, levando a música do Rio Grande do Sul a todo o país. Sua contribuição segue viva na memória cultural brasileira. 

Em 1997, Mary Terezinha converteu-se à Igreja do Evangelho Quadrangular e, desde então, afastou-se dos palcos e da vida artística, optando por uma rotina mais reservada. Mesmo longe dos holofotes, sua trajetória seguiu viva na memória dos fãs e admiradores da música regional. Seu legado permanece como símbolo da força cultural do Rio Grande do Sul e da representatividade feminina na música popular brasileira. 

Ela deixa dois filhos, Alexandre e Liane, frutos de seu relacionamento com Teixeirinha, e um neto, Francesco. 

Velório e despedida 

 

 


O velório será realizado nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, a partir das 13h, na Capela Premium do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida ocorrerá às 19h do mesmo dia. Mary Terezinha será lembrada não apenas por sua história ao lado de Teixeirinha, mas como uma das maiores representantes da música gaúcha e da força feminina no cenário artístico nacional. 

Colaborou com esta matéria, Catia Elisiane Silveira de Souza.

 

TODOS CONTRA A DENGUE




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca |Jornal Manchete Digital
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 14500140 Usuários Online: 12
Copyright (c) 2025 - |Jornal Manchete Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Av. Vaz Ferreira, 1018 (SL 10), Centro; CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.