
O governo federal não pretende retomar o horário de verão neste ano, conforme informou a Agência Brasil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o país vive um momento de plena segurança energética, resultado do planejamento e das boas condições hídricas registradas nos últimos anos.

“O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para discutir a segurança energética nacional e a modicidade tarifária [princípio que garante cobrança de tarifas justas]. Chegamos à conclusão de que, graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, afirmou o ministro.
Durante entrevista a emissoras de rádio, no programa Bom Dia, Ministro, Silveira destacou que o Brasil depende majoritariamente das usinas hidrelétricas e, mesmo assim, não há risco que justifique o retorno do horário de verão.

O horário de verão foi adotado no Brasil por várias décadas, com o objetivo de economizar energia elétrica durante os meses de maior insolação. No entanto, com a modernização do sistema elétrico e mudanças no perfil de consumo, o governo federal optou por suspender a medida em 2019.