noticias33 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Porto Alegre

Em pronunciamento, Eduardo Leite presta esclarecimentos à população sobre as novas medidas de combate ao Coronavírus

Atualmente, 3906 gaúchos com covid-19 confirmada ou em suspeita, encontram-se internados nos hospitais, número referente tanto às internações em UTI ou em leitos comuns

Publicada em 23/02/21 às 08:30h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em pronunciamento, Eduardo Leite presta esclarecimentos à população sobre as novas medidas de combate ao Coronavírus  Compartilhar a noticia Em pronunciamento, Eduardo Leite presta esclarecimentos à população sobre as novas medidas de combate ao Coronavírus  Compartilhar a noticia Em pronunciamento, Eduardo Leite presta esclarecimentos à população sobre as novas medidas de combate ao Coronavírus

Link da Notícia:


Em pronunciamento realizado no fim da tarde desta segunda-feira, 22/02, o governador do estado, Eduardo Leite, deu esclarecimentos à população sobre as novas medidas de combate ao coronavírus definidas pelo executivo estadual e sobre a situação atual das vagas disponíveis nos hospitais gaúchos.

 

QUAIS FORAM AS MEDIDAS TOMADAS PELO GOVERNADOR?

No momento mais crítico da pandemia em solo rio-grandense, o governador decretou medidas mais rígidas: “A partir de amanhã (23/02) até a próxima segunda-feira (01/03), estamos determinando, em todo o estado, a suspensão geral das atividades a partir das 20hrs da noite até as 5hrs da manhã. Isso se justifica pelo crescimento contínuo das internações. Não é um toque de recolher porque não há uma determinação jurídica para que as pessoas fiquem em casa; mas haverá fiscalização”, disse Eduardo Leite.  As atividades suspensas incluem estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.



O governador também negou todos os recursos de reconsideração do nível das bandeiras de distanciamento controlado. Assim, o Rio Grande do Sul atualmente se encontra com 11 regiões em bandeira preta e 10 regiões em bandeira vermelha (incluindo a região de Cruz Alta, onde se encontra Tupanciretã).

 

O sistema de cogestão (que permite que municípios adotem medidas mais brandas que a bandeira da região onde se encontram) continua, garantindo autonomia aos prefeitos para as tomadas de decisão em relação ao combate à COVID-19. No entanto, devido ao crescente número de casos que evoluíram para hospitalização, Tupanciretã não poderá adotar medidas mais leves, devendo seguir as orientações relativas à bandeira vermelha.

 

Leite declarou que as atividades escolares do ensino infantil, e do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental poderão ser realizadas mesmo em bandeira preta, desde que sejam observadas as regras de limite de ocupação das salas de aula e demais medidas de prevenção. A decisão final para retomada das aulas continua sendo dos prefeitos.



SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS E NÚMEROS DA COVID NO ESTADO

O Rio Grande do Sul já ultrapassou a marca de 600 mil casos de covid-19 em seu território. Desses, 11 mil e 820 casos resultaram em morte. Assim, a porcentagem de recuperados fica em torno de 95%.

Apesar de número elevado de pessoas que vencem o coronavírus, o alto número de contágio acaba resultando em uma superlotação dos hospitais. “Atualmente, as UTIS do estado estão com 86% de taxa de ocupação, a maior desde o início da pandemia”, afirmou Leite, destacando que, mesmo com o aumento no número de leitos (eram cerca de 930 no início da pandemia, e hoje ultrapassam os 2 mil), a situação se aproxima de um momento crítico.

 

Atualmente, 3906 gaúchos com covid-19 confirmada ou em suspeita, encontram-se internados nos hospitais, número referente tanto às internações em UTI ou em leitos comuns.

 

Em Santa Maria, a taxa de ocupação dos leitos de UTI segue acima 91%. Dos 129 leitos originalmente disponíveis, apenas 11 ainda estão vagos.

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está com ocupação de 96,6%;, mas no domingo a instituição superou os 100%.

O Hospital Regional mantém a taxa de ocupação acima de 93% há seis dias, sendo que em duas oportunidades os índices chegaram a 100%.

O Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo está com taxa de 91,7%. Dos 31 leitos UTI destinados exclusivamente para o tratamento da Covid, 27 estão ocupados nesta segunda-feira. Na última sexta-feira, todos os leitos de terapia intensiva chegaram a ficar lotados.

 

Em Tupanciretã, conforme informado pelo Jornal Manchete Digital, o Hospital de Caridade Brazilina Terra chegou aos 90% de ocupação dos leitos destinados à covid-19.











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.