"O título 'Acima da Média' nos indica algo fora do normal, acima do usual do comum. É bem isso o que está acontecendo relativo às chuvas aqui no nosso amado Rio Grande. Nem bem curamos as cicatrizes de outras intempéries do tempo que deixaram significativa destruição, já enfrentamos outra.
As águas parecem brotar da terra e, por serem muitas, nada contorna. Toda sua força leva por diante quem se atreve a enfrentá-la. Infelizmente, já são mais de 125 cidades com problemas, milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas, vários rios fora dos seus padrões. É preciso o coletivo, o conjunto, o planejamento de todos os setores da sociedade.
Não é possível que todo o ônus seja para os desajustes climáticos. Isso faz parte da humanidade, mas a humanidade é que não respeita o meio ambiente.
"Dói no coração ver tanta gente perdendo seus pertences nestes dias difíceis de serem adquiridos. Mais triste ainda é perder seu habitat, deixando para trás uma história de luta e trabalho."
Tudo isso aconteceu ano passado, este ano se repete. Ano que vem tem mais chuva, isso é inevitável e necessário. Porém, nem todos são determinados ou autos-suficientes para estes enfrentamentos. É preciso ação consciente, assertiva e determinante para dissipar as tristezas e necessidades de tantos gaúchos em mais uma catástrofe climática no Rio Grande. Que as ações sejam também acima da média."
João Cesar Flores
Tupanciretã-RS
TODOS CONTRA A DENGUE