
Todos os dias são importantes, mas quando comemoramos uma santidade como Nossa Senhora de Fátima e também as crianças, misturamos a fé com a família, renovação, esperança e futuro. É um momento para refletir sobre a importância das crianças em nossas vidas e no futuro da humanidade.
Nitidamente, podemos observar a evolução humana nas crianças de hoje. Tudo é mais precoce, e elas nos dão aulas com suas atitudes e ações. Além disso, são muito amorosas e apegadas aos seus. Convivo muito com minha neta Antonella e observo muito meu afilhado Benicio. Eles, além de apaixonantes, nutrem a capacidade de mudar nossa energia para o bem e florescem em nós o grande significado de sermos pais e avós.
Tenho a oportunidade de trabalhar no Museu local e nas ações e eventos das Secretarias Municipais das quais sou ligado. Isso me permite ter contato direto com os estudantes, tanto os mais pequenos quanto os adolescentes. E observo a docilidade, o coleguismo, a educação, a inteligência, o comprometimento, o apego aos professores e familiares, e o gosto por atividades não relacionadas à informática.
"As crianças são o futuro do amanhã." Para mim, não é apenas uma frase de efeito, mas a mais pura verdade. Temos alguns problemas, sim. Nada é perfeito. As palavras têm efeito, mas o que realmente transforma são as ações. É inadmissível que crianças sejam maltratadas nas escolas e creches, morram em guerras absurdas e sem lógica, ou sejam molestadas sexualmente por quem quer que seja. Penas severas para esses monstros são necessárias.
Politicamente, nos entristece ver muitos acertos e votações que buscam proteger e esconder algumas ações que visam apenas a proteção partidária e a segurança da permanência de seus mandatos e mais poder. O voto do povo clama por mais saúde, educação, segurança, especialização e oportunidade de trabalho para quem está começando sua caminhada
Meus filhos estão adultos e ainda não querem filhos, mas amam as crianças a eles ligadas por laços de família. Eles as mimam com presentes e muita atenção e carinho. Fico feliz por ter passado este sentimento fraternal, mesmo que tenha tido algumas faltas. Eu ia adorar que a humanidade tivesse este condicionamento para com todas as crianças, não só neste domingo especial. Elas merecem pessoas com coração aberto e alma acesa no amor, pois é missão dos adultos garantir-lhes segurança, autonomia, bem-estar, educação e valores.
João Cesar Flores
Tupanciretã-RS
12-10-2025