noticias680 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Colunistas

Raio X das urnas

Com o fim das Eleições 2018, lideranças já pensam no Pleito Municipal

Publicada em 01/11/18 às 12:21h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia Raio X das urnas  Compartilhar a noticia Raio X das urnas  Compartilhar a noticia Raio X das urnas

Link da Notícia:

Raio X das urnas
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

Indiscutivelmente a internet foi o meio usado para campanha eleitoral das eleições de outubro, a fonte de informação gratuita, estabeleceu uma nova dinâmica e promoveu um diálogo direto entre o eleitor e seus candidatos.

Nem a televisão ou o rádio, em seus tradicionais espaços eleitorais, que custam cifras fora da realidade atual, não conseguem mais atingir a maioria do eleitorado com a mesma eficácia, as redes sociais movimentam milhões de acessos diariamente, e é o meio mais democrático para compartilhar informações, embora o boca-a-boca, seja imbatível.

Jair Bolsonaro abriu caminho usando suas plataformas digitais para mostrar ao mundo sua simplicidade e capacidade de improvisação, com vídeos ou transmissões ao vivo, decisão sabidamente acertada e coerente.

Em Tupanciretã, a internet, até pouco tempo contestada por algumas lideranças e meios de comunicação começa a ser utilizada pois, as eleições municipais estão mais próximas do que podemos imaginar, principalmente após o resultado das urnas.

Entre os principais partidos locais, o PT foi que mais cresceu no segundo turno, além de expressivas votações, mesmo ficando em segundo lugar para Presidência, mostrou aos outros que sua ascensão, mesmo em tempos de crise da sigla é ideológico e principalmente de base.

Fato que ligou o sinal de alerta e já mobiliza outros partidos na corrida ao Paço Municipal em 2020, exemplo do Progressistas, líder absoluto de votos nas duas últimas eleições municipais e vê sua hegemonia ameaçada pelo crescimento avassalador do principal oposicionista.

Outro fato interessante é a possível criação do PSL, partido de Bolsonaro, em Tupanciretã, a sigla superou 6 mil votos nos dois turnos e mostra potencial no cenário político local, assim como o partido Novo, que logo deve figurar entre os principais partidos do país, e apesar de não ter diretório na cidade é uma aposta para o futuro.

Para os vereadores, as Eleições 2018 servem de exemplo, pois a capacidade de mobilização da maioria situacionista, não foi suficiente para superar o PT na briga pela Assembleia, onde o primeiro colocado, Edegar Preto, superou o segundo, Júlio Ruivo, com larga vantagem.

Diferentemente para deputado Federal, onde o Progressistas mostrou sua potencialidade, liderando a votação com 2013 votos destinados a Pedro Westphalen estreante em Brasília. Porém, os vermelhos vieram logo atrás, com Marcon e Pimenta, deputados reeleitos.

Ainda é cedo para dizer como serão as possíveis conjunturas, no entanto, a votação nas urnas, principalmente em cidades vizinhas, mostrou que é possível a região ser dominada pelo Partido dos Trabalhadores, exemplo é a cidade de Jari, onde venceu nos dois turnos.




 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.