A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprovou, por nove votos favoráveis e cinco contrários, na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o projeto de lei que institui o Programa de Escola Cívico-Militar Municipal (PECiM) no município. A proposta, de autoria do vereador Lorenzo Tonetto (PL), gerou intensos debates antes da votação.
Durante a discussão, Tonetto citou Tupanciretã como exemplo de sucesso. "Uma escola que aderiu ao modelo teve aumento de 125% na nota do Ideb em quatro anos, reduziu em 80% a violência física e verbal e em 82% a evasão escolar. Isso é o que a Escola Cívico-Militar pode entregar", afirmou.
O argumento gerou reações. O vereador Francisco Medeiros (PDT) ponderou que os resultados devem ser analisados com cautela. "Cada município tem sua realidade, e outros fatores podem ter influenciado na melhora dos indicadores", disse.
A Escola Municipal Cívico-Militar Coronel Marcial Gonçalves Terra, localizada em Tupanciretã, adotou o modelo cívico-militar em agosto de 2021. O Educandário atende alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e foi destaque no IDEB em 2023, figurando entre as maiores notas do Rio Grande do Sul.
Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Executivo municipal.
TODOS CONTRA A DENGUE