noticias978 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Espaço Agrícola

Safra do trigo será a maior em 6 anos na região central do Estado

Tupanciretã foi elencada pela EMATER como a maior produtora do grão da principal cultura de inverno

Publicada em 27/07/21 às 11:41h

Wendell Pivetta - Estudante de Jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Safra do trigo será a maior em 6 anos na região central do Estado  Compartilhar a noticia Safra do trigo será a maior em 6 anos na região central do Estado  Compartilhar a noticia Safra do trigo será a maior em 6 anos na região central do Estado

Link da Notícia:

Safra do trigo será a maior em 6 anos na região central do Estado
 (Foto: José Domingos)


A EMATER divulgou dados importantes quanto a cultura do trigo, esta que é a principal do inverno no Estado. Conforme apresentado, cerca de 14 mil hectares a mais de área plantada foram efetivados em relação à safra passada. Na região central, Tupanciretã foi elencada em primeiro lugar, como a maior produtora do grão, com 16,2 mil hectares. Em segundo lugar aparece Capão do Cipó, com 14 mil. Em terceiro e quarto lugares, Júlio de Castilhos, com 6,5 mil, e Jari, com 6,2 mil hectares, respectivamente.



José Domingos, engenheiro agrônomo e apresentador do programa Campo Web, comenta sobre a condição da Terra da Mãe de Deus, produzir esta cultura com qualidade, e neste ano, aumentar a hectare de produção:



“Há anos não temos condições de dizer que é a nossa maior área de trigo dos últimos 6 anos, desde 2015 que foi a última vez que nós conseguimos chegar a 20.000 ha de trigo. Nós tivemos sempre decréscimos de 14.500, 12.700, 9.000, 14.371, 11.000 e 12.000 na próxima safra, e esse ano chegamos a 16.200 ha de trigo. O que caracteriza primeiro, é o valor de mercado da commodity, segundo é o produtor capitalizado para ter uma colheita de trigo no inverno, uma perspectiva de uma produção de 48.000 t. de trigo para que a gente possa ter uma rentabilidade dentro da propriedade.


O trigo de Tupanciretã é semeado com uma altíssima tecnologia, uma das melhores do estado do Rio Grande do Sul, pois recebem sempre em mais de 80% das áreas uma pré-cultura de nabo. Como é uma planta já caracterizada de boas práticas agrícolas que antecede a cultura do trigo, e esse trigo é comercializado aqui, é grão para a indústria, é moinhos e também produção de semente, tendo em vista a participação das empresas dentro do município a produção de trigo de Tupanciretã, está no momento do perfilhamento. Nós já estamos com praticamente 30 dias de semeadura do trigo aqui no município, e nós não temos 10% do trigo semeado no mês de julho, o que caracteriza a melhor janela para a semeadura visando a colheita depois, e a implantação da cultura da soja. Os triticultores de Tupanciretã são na maioria deles é triticultores já a mais de 10 anos semeando trigo.



É muito raro nós termos produtores que estão semeando trigo pela vez primeira no município. A tecnologia usada é com uma produtividade esperada sempre a mais alta possível, o que dá uma caracterização especial. Os investimentos no último ano da cultura do trigo é o principal impulso para o aumento de área. Temos cultivares modernas, mais resistentes às intempéries do tempo, e temos um bom quadro de colegas engenheiros agrônomos, dando uma assistência técnica, e se antecipando aos problemas que podem ocorrer na cultura. O produtor junto com a assistência técnica prestando atenção às nuances do clima e acompanhando o mercado tem tudo para aumentar ainda mais essa cultura no município, já que em anos passados inclusive já chegamos acima de mais de 30.000 ha no município.


O trigo está em pleno desenvolvimento e queira Deus que a gente possa fazer com que a cultura tenha um bom manejo, e por consequência, uma boa colheita é uma satisfação, uma notícia muito boa para o agro de Tupanciretã ter a maior área de trigo semeado da região central do Rio Grande do Sul. Viva o agricultor, viva agricultura, viva o Brasil que trabalha com uma cultura domesticada há mais de 2000 anos que existe essa cultura provinda da Ásia, e temos aqui na nossa região voltando novamente a enriquecer os Campos do município. ”


Confira o programa Campo Web, todo sábado, a partir das 8 horas no Facebook do JM Digital.










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.