noticias182 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Espaço Agrícola

Engenheiro agrônomo Josué Valente fala sobre uso de microrganismos na lavoura

Coordenador de Pesquisa da JCO Bioprodutos apresentou o produto Trichoplus

Publicada em 10/11/2022 às 16:32h

Leonardo Reis - estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Josué Valente fala sobre uso de microrganismos na lavoura  Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Josué Valente fala sobre uso de microrganismos na lavoura  Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Josué Valente fala sobre uso de microrganismos na lavoura

Link da Notícia:

Engenheiro agrônomo Josué Valente fala sobre uso de microrganismos na lavoura
 (Foto: JM Digital)

 

No último domingo (6), o Campo Web, bate-papo inteligente sobre o mundo agro, conversou com o engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, Josué Valente, que também é Coordenador de Pesquisa na JCO Bioprodutos. 

 

No início da conversa, Josué contou um pouco sobre sua trajetória no agro: 

  • “Sou técnico agrícola e engenheiro agrônomo. Também fiz mestrado e doutorado na área, com foco na área de microrganismos promotores de crescimento de plantas. Hoje, sou coordenador de pesquisa da JCO Bioprodutos, que já está há 25 no mercado trabalhando com produtos à base de microrganismos, trazendo tecnologias e inovações para nossos clientes”. 

 

Em seguida, o engenheiro agrônomo apresentou produto da linha da JCO: 

  • “Temos o Trichoplus, que atendeu, na última safra, mais de 2,6 milhões de hectares. É um produto a base de tricoderma, com função de controle de doenças fúngicas. Além de também promover o crescimento radicular, fazendo a planta suportar melhor as adversidades. A via de inoculação do Trichoplus é através do grafite. Então, quando o produtor for preparar a plantadeira, já coloca o nosso grafite com os microrganismos”.  

E explicou também como deve ser feito a incorporação do Trichoplus ao plantio: 

  • “O produto biológico precisa ser introduzido no sistema de forma cautelar, auxiliando o produtor no seu manejo. E temos resultados bastante significativos apenas com o Trichoplus, observando um incremento na produtividade”. 

 

Josué também revelou como é feito o processo de envio ao produtor, após a compra: 

  • “Como trabalhamos com microrganismos vivos, tentamos manter a viabilidade e o alto nível de eficiência do produto. Então, quando o produtor sinaliza que quer o produto, estimamos o período de utilização e a área onde será utilizado, para que o produto chegue em mãos do produtor no período certo, para propiciar a maior eficiência”. 

 

Quanto à aplicação, o engenheiro agrônomo destacou o modelo ideal: 

  • “Quando trabalhamos com microrganismos, o ideal é fazer o tratamento e ir direto para o solo. Mas, muitas vezes, isso não ocorre. Em um galpão fechado, sem insolação, o produto pode ficar até sete dias sem ir para a terra. Mas o ideal é fazer o tratamento e já realizar a semeadura”.  

 

Josué também deu dicas de dosagem de Trichoplus para duas das principais culturas do agro brasileiro: 

  • “Falando de soja, recomendamos a utilização de três a cinco gramas do produto por quilo de semente. Em torno de 200 gramas por hectare. A respeito da cultura do milho, as melhores doses são de 10 gramas”.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.