noticias294 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Espaço Agrícola

Engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros fala sobre benefícios da agricultura regenerativa

O profissional do agro destacou a importância do manejo biológico do solo

Publicada em 25/11/2022 às 11:03h

Leonardo Reis - bacharel em Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros fala sobre benefícios da agricultura regenerativa  Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros fala sobre benefícios da agricultura regenerativa  Compartilhar a noticia Engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros fala sobre benefícios da agricultura regenerativa

Link da Notícia:

Engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros fala sobre benefícios da agricultura regenerativa
 (Foto: JM Digital)

No último domingo (20), o Programa Campo Web, bate-papo inteligente sobre o mundo agro, conversou com o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Faleiros sobre agricultura regenerativa. 

 

De início, o profissional contou sobre sua vida e sua introdução na área agrícola: 

  • “Tenho 34 anos e sou de São Paulo Capital. Mas, desde pequeno, fui criado em Minas Gerais, próximo a fazendas de café, e resolvi fazer Engenharia Agronômica na USP, em Piracicaba. Na universidade, fiz estágio na área agrícola”. 

 

Em seguida, deu uma definição do seu foco de trabalho: a Agricultura Regenerativa: 

  • “Termo recente, que significa uma agricultura onde se utiliza tecnologia para a melhoria do manejo correto dos solos, dentro do tripé físico, biológico e nutricional”. 

 

 

Luiz Fernando também comentou sobre especialização nessa área, realizada no exterior: 

  • “Em curso nos Estados Unidos, foi destacada a importância de manter a biodiversidade vegetativa. Ou seja, com baixa biodiversidade, propagam-se biológicos que são maléficos aos sistemas. Por outro lado, se aumentarmos a biodiversidade, teremos meios benéficos”. 

 

E relatou trabalho realizado em país vizinho: 

  • “Em 2020, fui convidado a desenvolver área de Agricultura Regenerativa na Colômbia. Era uma região de savana, com muita chuva. Trabalhamos na questão da utilização de biológicos para aumentar a eficiência dos fertilizantes aplicados. E houve crescimento”.  

 

O engenheiro agrônomo falou ainda sobre o impacto ambiental dessa agricultura: 

  • “Essa questão é importante no sucesso produtivo. Quando observamos relações com bactérias que aumentam a eficiência nutricional e causam menos perda no sistema, conseguimos aumentar o meio produtivo com menos custo financeiro, visando a produtividade e a biodiversidade do solo”. 

 

E comentou sobre nomes expressivos do mundo agro, incluindo Ana Primavesi: 

  • “É um ícone da agroecologia em sistemas tropicais. Foi uma das pioneiras a perceber a importância do manejo biológico para evitar a perda nutricional e o equilíbrio do sistema de cultivo. Antigamente, plantávamos uma área aberta e, após uma década, tínhamos que abrir outra área para termos os mesmos índices produtivos”.

 

TODOS CONTRA A DENGUE










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.