
O agronegócio é um importante pilar da economia local. Tupanciretã, um dos maiores produtores de soja do país, também se destaca no PIB agropecuário gaúcho, figurando entre os municípios de maior desempenho.
Nesta quinta-feira, dia 9, a Cooperativa Agropan recebeu associados no Centro de Eventos Tonicão para acompanhar duas palestras voltadas à pecuária de corte — segmento considerado o berço da economia local e que volta a ganhar força. Novas técnicas vêm promovendo a conciliação entre lavoura e manejo de gado nas propriedades rurais.

Os professores Pedro Albuquerque e Júlio Barcellos apresentaram dados, estudos e casos de sucesso no setor, incentivando os produtores a investirem na atividade. Eles abordaram os temas “A Pecuária de Corte Garantindo Resultados e Benefícios para a Lavoura de Soja” e “Perspectivas de Mercado e Oportunidades da Pecuária de Corte para o Produtor de Grãos”, respectivamente.
Com mediação do vice-presidente da Agropan, Renato Almeida, o painel contou ainda com a participação dos produtores Sone Vione Hickenbick, Marta Fraga e Nelson Gastaldo, que compartilharam experiências — positivas e desafiadoras — sobre o crescimento da pecuária no Rio Grande do Sul.