noticias256 Seja bem vindo ao nosso site JMD!

JMD
Espaço Agrícola

Colheita da soja se aproxima de 40% em Tupanciretã e produtividade varia conforme o clima, confirma Emater

Safra apresenta contraste entre áreas afetadas pela estiagem e lavouras favorecidas por chuvas ao longo do ciclo

Publicada em 09/04/2026 às 14:48h | Redação JMD 

Compartilhe nas redes sociais

Colheita da soja se aproxima de 40% em Tupanciretã e produtividade varia conforme o clima, confirma Emater
 (Foto: JMD)


 

A colheita da soja segue avançando na região central do Rio Grande do Sul, com destaque para os municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Em Júlio de Castilhos, cerca de 30% da área plantada já foi colhida, totalizando aproximadamente 107 mil hectares cultivados. Já em Tupanciretã, os trabalhos estão mais adiantados, com a colheita se aproximando dos 40%.

Os números de produtividade variam conforme o regime de chuvas ao longo do ciclo da cultura. Em áreas afetadas pela escassez hídrica, os rendimentos observados nas lavouras colhidas ficam entre 2.100 kg/ha e 2.700 kg/ha. Por outro lado, nas áreas onde as precipitações ocorreram de forma mais regular, a produtividade supera os 4.200 kg/ha, indicando um cenário mais favorável.

 

A diferença nos resultados reforça o impacto direto das condições climáticas sobre o desempenho das lavouras, especialmente em uma safra marcada por irregularidade nas chuvas em diferentes pontos da região.

 

TODOS CONTRA A DENGUE

 




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca JMD
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp  (55) 9 9710 9594
Visitas: 17345376 Usuários Online: 23
Copyright (c) 2026 - JMD - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Av. Vaz Ferreira, 1018 (SL 10), Centro; CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, bacharel em jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.