noticias29 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Espaço Agrícola

Agroindústrias tupanciretanenses recebem certificação do SUSAF

Após cinco anos de adequações, empresas de pequeno porte estão habilitadas para comercializarem seus produtos em todo Estado

Publicada em 05/09/18 às 07:51h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Agroindústrias tupanciretanenses recebem certificação do SUSAF  Compartilhar a noticia Agroindústrias tupanciretanenses recebem certificação do SUSAF  Compartilhar a noticia Agroindústrias tupanciretanenses recebem certificação do SUSAF

Link da Notícia:

Agroindústrias tupanciretanenses recebem certificação do SUSAF
 (Foto: Google Imagens.)

A regulamentação pelo SUSAF, é uma das maiores conquistas das agroindústrias tupanciretanenses, a certificação permite que os produtos produzidos aqui, sejam comercializados em outras cidades, possibilitando aos produtores que avancem no mercado estadual, aumentando seus rendimentos.

Após cinco anos de estudos e adequações o município tornou-se a 28° cidade do RS, a conquistar este importante selo de certificação. Agora, as agroindústrias serão reguladas, e estão adequadas ao novo modelo.

 

O Jornal Manchete Digital, conversou com o secretário de Desenvolvimento Comercial, Rural e Industrial de Tupanciretã, Marcelo Malheiros que revelou os passos que colocaram o município no mapa do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

 

Malheiros explicou que os ajustes começaram em 2013, naquela época, existia apenas uma agroindústria no município, no momento são sete, mas apenas duas estão aptas.

“-  A ideia do prefeito e nossa, era expandir as agroindústrias dentro do município, firmamos o compromisso com a primeira indústria de pequeno porte, e começamos uma sequência de pesquisas e estudos. Com apoio da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Tupanciretã e Jari e o Sindicato Rural Tupanciretã, Jari e Quevedos, com reuniões e principalmente projetos, avançamos.” Revelou Malheiros.

Após algum tempo, surgiu a segunda agroindústria, até então, só poderia comercializar seus produtos dentro do município, caso levassem suas mercadorias para outras cidades ou fossem barrados em uma fiscalização, teriam problemas, principalmente pelo alto valor de investimento.

“- Em 2016, solicitamos uma pré auditoria para saber como estavam nossos trâmites e a legislação para buscarmos esta adequação. Os auditores ficaram três dias aqui, mas não conseguimos à adesão, e nós fomos atrás, para conseguirmos nos adequar às exigências. “Explicou o secretário.

No fim do mês de agosto, os auditores, permaneceram entre os dias 21 e 23, em uma nova fase de auditorias e após a conclusão dos apontamentos, Tupanciretã cumpriu as exigências, e foi contemplada com o SUSAF, inclusive com ressalvas positivas por parte dos auditores.

 

 

 

 

‘- Entre todos os município gaúchos, apenas 28 possuem o SUSAF. Agora poderão vender seus produtos em todo RS. Apenas duas agroindústrias estão legalizadas e adequadas ao SUSAF, e as restantes nós vamos apoiar para ter a possibilidade de vender nos 497 municípios no RS, coisa que essas duas, que estão legalizadas não tinham. Quem ganha é o município.”

 

Marcelo Malheiros encerrou agradecendo a equipe, os parceiros e espera que outras agroindústrias queiram investir no município ou surjam após a aprovação do SUSAF. 

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA EM WWW.CAPITAL DA SOJA.COM.BR 











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.