noticias517 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Esportes

Formando a base para o futuro do futebol de campo

Treinador, Diogo Cancian lidera trabalho de formação de atletas, da base, do centenário Esporte Clube Gaúcho

Publicada em 22/03/2022 às 22:36h

Jefferson da Silveira da Silva - estudante de jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Formando a base para o futuro do futebol de campo    Compartilhar a noticia Formando a base para o futuro do futebol de campo    Compartilhar a noticia Formando a base para o futuro do futebol de campo

Link da Notícia:

Formando a base para o futuro do futebol de campo
Treinador, atuando na orientação dos atletas, manhã de terça-feira (22)  (Foto: JM Digital)

 

Atualizada às 22h37min, de 22/03/22

 

 

Em uma cidade com a paixão pelo futebol, no campo Bento José Pinto, casa do Esporte Clube Gaúcho, o treinador Diogo Tassinari Cancian, 41 anos, lidera o trabalho das categorias de base, influenciando jovens na busca de aprendizado e desenvolvendo talentos no futebol onze.  

 

A irregularidade do gramado, bem longe dos tradicionais centros de treinamento das grandes cidades, uma juventude cada vez mais ligada nos jogos online, um treinador apaixonado pelo esporte doa-se para preservar o bom e velho futebol de campo. Nos últimos anos, o futsal tem sido a maior referência na cidade, mas Cancian, que também atua como treinador de futsal feminino, não desiste de ver, em Tupanciretã, a possibilidade de projetar atletas para o meio.  

 

Após pouco mais de 1 ano de atividade, a escolinha de base conta com dezenas de atletas em diferentes modalidades, e várias idades, conta o professor Diogo.  

 

“O trabalho começou com apenas um jogador, depois sete, e agora temos 42 garotos no total. Sub-11, sub-13; sub-15, sub-17, e temos também quatro jogadores sub-9, que estão iniciando", revelou o treinador.  

 

 

 

 

A intenção é visitar os educandários, permitindo a ampliação do grupo de atletas, que também podem procurar o professor pelas redes sociais, ou via aplicativo de mensagem, WhatsApp.  

 

“Vamos percorrer às escolas para informar sobre o projeto, pelas redes sociais, ou através do telefone, quem quiser perguntar como funciona, o número é: (55) 9 9909-8618", disse.  

 

Sobre o futuro, o treinador pretender elevar o nível dos atletas e colocar a categoria sub-17 do Gaúcho para disputa do estadual, além de participar de jogos amistosos com equipes da região buscando o aperfeiçoamento e experiência dos integrantes da escolinha. Mas o maior objetivo é formar atletas.  

 

“O pessoal está acompanhando o meu trabalho, e 'tá' vendo que esses guris estão evoluindo, a cada dia, a gente pega um guri que não sabe chutar uma bola, e sai daqui jogando futebol. Esse é intuito da escolinha, é formar atletas, formar jogadores de futebol", revela.  

 

No próximo dia 10, o time recebe a Escolinha de Futebol do Grêmio de Cruz Alta, mesmo time que já realizou confronto no ano passado, na Terra da Panelinha, e agora, a equipe cruz-altense estará em Tupanciretã retribuindo a visita. O Gaúcho também já realizou partida contra o São Luiz de Ijuí.  

 

 

 

 

 

Recentemente, Cancian recebeu uma proposta do Rio-Grandense de Santa Maria, mas o treinador preferiu seguir na Terra da Mãe Deus.  

 

“Há 15 dias eu vinha conversando com o pessoal do Rio-Grandense de Santa Maria, onde recebi uma proposta para trabalhar na base. Aí, ontem de manhã, na segunda-feira, eu fui a Santa Maria conversar no escritório com eles, lá e a gente não chegou ao acordo, eu não aceitei a proposta deles e vou continuar no Esporte Clube Gaúcho, aqui em Tupã. Mas novas oportunidades virão, e a gente fica muito feliz pelo reconhecimento do trabalho da gente”, disse Diogo.  

 

A escolinha do Gaúcho funciona três vezes na semana, nos turnos da manhã e tarde. Uma das exigências é frequentar à escola, e ter boas notas. Mas o mais importante, apesar de difícil, é formar os atletas explica Diogo Cancian, que possui certificação de treinador profissional e formação em Educação Física.  

 

“Exijo boas notas na escola, se não está bem na escola converso com o pais e eles se afastam para estudar. Sempre ouvimos dos treinadores, de cada 100 jogadores, um vai jogar profissionalmente, claro, queremos formar jogadores de alto nível, mas sabemos que não é fácil. Mas vamos aprimorando a técnica, parte tática e o condicionamento físico. Tenho um elenco muito bom aqui”, encerra o treinador.

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.