noticias Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Geral

Dia Internacional da Mulher: Margarida Barreto ajudou a ressaltar o problema do assédio moral no trabalho

Falecida na última quinta (3), a médica e pesquisadora foi pioneira nos estudos relativos a abusos sofridos pelas trabalhadoras e trabalhadores

Publicada em 08/03/2022 às 17:52h

Leonardo Pinto dos Reis


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher: Margarida Barreto ajudou a ressaltar o problema do assédio moral no trabalho   Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher: Margarida Barreto ajudou a ressaltar o problema do assédio moral no trabalho   Compartilhar a noticia Dia Internacional da Mulher: Margarida Barreto ajudou a ressaltar o problema do assédio moral no trabalho

Link da Notícia:

Dia Internacional da Mulher: Margarida Barreto ajudou a ressaltar o problema do assédio moral no trabalho
 (Foto: Gustavo Morita/Divulgação)

*matéria com informações do portal Brasil de Fato

 

O Dia Internacional da Mulher é uma data onde tradicionalmente se exaltam as mulheres e as pautas de igualdade que foram sendo conquistadas pelo sexo feminino no decorrer da história. 

 

No Brasil, as mulheres passaram a ter direito ao voto apenas em 1932. E foi só no ano de 1962 que o Estatuto da Mulher Casada permitiu que a mulher, quando em novo casamento, mantivesse o direito sobre os filhos.  

 

Neste dia 8, o JM Digital traz à tona a memória da doutora Margarida Barreto, pioneira nos estudos a respeito do assédio moral no ambiente de trabalho, que faleceu na última quinta-feira (3). Pesquisadora e médica, vinculada à Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Margarida liderou pesquisas e estudos que ajudaram a conceituar e diagnosticar as situações de abuso. 

 

 

 

 

Em 2010, trabalho realizado em indústrias de São Paulo revelou que 71% dos trabalhadores já não sentiam mais prazer em trabalhar por decorrências de pressões e humilhações experenciadas no local de trabalho. Em pesquisa que incluiu todas as regiões do país e foi compilada em tese de doutorado na PUC-SP de título Assédio moral: a violência sutil, Margarida apresenta um detalhado panorama das práticas de abuso. 

 

Mesmo nesse contexto, a desigualdade entre os gêneros se faz presente, como pode ser visto no trecho abaixo, retirado da tese da pesquisadora: 

  • a tática usada contra os homens na maior parte das vezes é indireta, na medida em que culturalmente, se espera que o homem reaja às ameaças [...] Com as mulheres [...] são comuns os comentários sobre sua aparência física, o modo de trajar-se, a forma de falar, sua origem regional, vida particular”. 

  

O trabalho acadêmico de Margarida sempre esteve aliado à sua atuação junto aos sindicatos. A médica também foi protagonista no engajamento e conscientização dessas entidades na defesa dos trabalhadores contra o assédio moral. 

 

Margarida Barreto é mais uma mulher brasileira que merece ser reconhecida por sua coragem e atitude de defender os mais vulneráveis. Seu trabalho abriu caminhos para garantir a saúde mental e a integridade física dos trabalhadores e trabalhadoras.  

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.