noticias384 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Soja: a história do grão pelo mundo

Os gaúchos também foram pioneiros no cultivo da soja transgênica

Publicada em 05/04/18 às 23:48h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia Soja: a história do grão pelo mundo  Compartilhar a noticia Soja: a história do grão pelo mundo  Compartilhar a noticia Soja: a história do grão pelo mundo

Link da Notícia:

                   Autor da Foto: José Domingos Lemos Teixeira 



 

 A  soja  movimenta bilhões de dólares em todo mundo, EUA e Brasil, lideram a produção, que abastece o mercado mundial e chinês, grande consumidor da oleaginosa, mas, a ligação com o país asiático, começou há 5000 anos atrás.


 

O grão, primeiramente era rasteiro, e se desenvolvia na encosta de rios e lagos, a soja selvagem deu lugar a uma cultura "doméstica", a partir do século XI a.C. Cientistas chineses realizaram cruzamentos naturais dando um formato diferente à planta.


 

Há 5 milênios a oleaginosa surgiu pra alimentar o gado, para o abate. O imperador Shen-nung, foi o pioneiro, e é considerado o pai da agricultura chinesa. Anos mais tarde, 200 a.C, o grão se tornou referência na culinária, matéria-prima para muitos alimentos.


 

No século III (d.C), a soja passou a ser cultivada em outros países como Coréia, Japão. No Ocidente, o grão chegou nos séculos XV e XVI, impulsionado pelas grandes navegações europeias.


 

Em 1919, com o fim da Primeira Grande Guerra, o grão se tornou um item imprtante do comércio exterior, embora sempre tenha sido utilizado como moeda de troca. O grão foi impulsionado pela criação da American Soybean Association (ASA), em 1921, considerada um marco na consolidação da soja a nível mundial.

 

Soja no Brasil

 

Por volta de 1882, o grão começou a ser introduzido no país, exclusivamente no Estado da Bahia, mas foi em 1901, que a Estação Agropecuária de Campinas deu início ao cultivo e a distribuição de sementes aos produtores paulistas, ganhando força com a chegada dos imigrantes japoneses em 1908.


Na década de 70, o grão passou a ser um dos principais produtos do agronegócios no Brasil, o crescimento na produção foi possível através do avanço na tecnologia, que permitiu uma elevação na produção, que passou de 1,14t/ha para 1,73 t/ha, além do avanço de pouco mais 1,3 milhão de hectares para 8,8 milhões hectares). 

 

Soja no RS

 

Segundo a EMBRAPA, o grão só desenvolve em temperaturas entre 20°C e 30°C. Isso favoreceu o desenvolvimento da cultura no RS, que passou a cultivar soja em 1914, devido as condições climáticas sendo, similares a dos EUA, principal produtor mundial.


Os gaúchos também foram pioneiros no cultivo da soja transgênica, os iniciantes da nova modalidade, surgiram em 1995, estes, apostaram na nova modalidade e viram suas lavouras prosperar, dando um salto de produtividade alcançado até 40 sc/há, algo nunca visto na época. Sem contar a mudança nos custos e principalmente com o desenvolvimento da planta que ficava menos suscetível a problemas adversos, recorrentes do plantio. 


APOIO:














Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.