Na terça-feira, dia 17, a 87ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Tupanciretã e Jari, diplomou os eleitos no pleito de 2024. Ao todo, 22 políticos, incluindo prefeitos, vices e vereadores, estão aptos a assumir seus cargos a partir do dia 1º de janeiro. Entre eles, apenas uma mulher, Rosangela do Sindicato, filiada ao Partido Progressistas.
Rosangela Silveira, de 43 anos, é casada e mãe de um menino de 11 anos. Ela é funcionário, há 21 anos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Tupanciretã e Jari (STRTJ). Esta será sua primeira experiência como vereadora no Poder Legislativo de Jari. Eleita com 166 votos, ela é a única mulher entre os diplomados.
“É uma honra. É uma alegria muito grande estar representando todas as mulheres do meu município. A única vereadora eleita, pelo Partido Progressistas é muito gratificante. Não foi uma caminhada fácil, mas a gente conseguiu chegar lá. Fui muito privilegiada com votos espontâneos, de coração. Só tenho a agradecer. Agradecer aos meus eleitores, a toda a população de Jari, a minha família, enfim, a todos que me ajudaram”, disse Rosangela.
Ao chegar ao plenário Vereador João Manoel do Nascimento, onde ocorreu a cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral, Rosangela se surpreendeu ao perceber que era a única mulher presente entre os eleitos. Em Tupanciretã, nenhum dos vereadores escolhidos para a próxima legislatura é do sexo feminino.
“Me surpreendi quando olhei ali o pessoal eleito de Tupanciretã, e que eu até pensava que teria alguma mulher e não tinha. - E daí, meu Deus! Só eu aqui. Que responsabilidade ter de lutar por essa mulherada.”
TODOS CONTRA A DENGUE