noticias393 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Saúde

UFSM divulga resultados da pesquisa COVID-Psiq

A pesquisa monitorou a evolução da sintomatologia pós-traumática, depressão e a ansiedade durante a pandemia da COVID-19 em brasileiros. A pesquisa consultou 6 mil brasileiros desde abril de 2020.

Publicada em 21/05/21 às 10:21h

Wendell Pivetta - Estudante de Jornalismo


Compartilhe
Compartilhar a noticia UFSM divulga resultados da pesquisa COVID-Psiq   Compartilhar a noticia UFSM divulga resultados da pesquisa COVID-Psiq   Compartilhar a noticia UFSM divulga resultados da pesquisa COVID-Psiq

Link da Notícia:

UFSM divulga resultados da pesquisa COVID-Psiq
Evento aconteceu no YouTube e está disponível na plataforma  (Foto: UFSM)


A Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu a live Saúde mental: resultados finais da pesquisa CovidPsiq, evento com transmissão aberta ao público pelo YouTube.



Esta pesquisa iniciou em abril de 2020, quando o professor do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM Vitor Crestani Calegaro, iniciou o trabalho com foco nos sintomas mentais e comportamentais ocasionados pelo isolamento social. A pesquisa começou a ganhar proporções a nível nacional, devido à importância do assunto, cuja a qual, se trata de uma pandemia global além do estudo ser considerado inédito naquele momento dentro do país.



Tamanha importância da pesquisa, resultou em quase 6 mil brasileiros participantes. Com o avanço da pesquisa e aumento desta demanda, Vitor Calegaro contou com a ajuda de um grupo de pesquisadores, mais de 70 pessoas, entre médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Franciscana (UFN) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Na UFRGS, o estudo tem a colaboração das professoras da Faculdade de Medicina Lucia Helena Machado Freitas e Simone Hauck, além do pós-doutorando e docente da UFSM Maurício Scopel Hoffmann. A pesquisa contou com fomento financeiro de inciativa pública, e segundo o relato de Vitor, o financiamento da pesquisa é fomentada apenas por verba pública, sem influência da indústria.










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.