noticias574 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Confira os destaques da sessão legislativa desta segunda-feira (12)

Homenagens póstumas para a ex-vereadora Beti Terra, entre outros temas em destaque na sessão plenária

Publicada em 12/04/21 às 13:34h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Confira os destaques da sessão legislativa desta segunda-feira (12)   Compartilhar a noticia Confira os destaques da sessão legislativa desta segunda-feira (12)   Compartilhar a noticia Confira os destaques da sessão legislativa desta segunda-feira (12)

Link da Notícia:

Confira os destaques da sessão legislativa desta segunda-feira (12)
 (Foto: Câmara de Vereadores de Tupanciretã)


A sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (12) tratou de temas como a liberação de recursos financeiros para obras de infraestrutura no município, que somaram mais de 200 mil reais, através de contrato de financiamento junto à Caixa Federal. O plenário também viu pedidos em favor da admissão de contador para atuação na administração financeira das escolas do município, situação que rendeu explicações detalhadas por parte dos parlamentares. A questão da pandemia no município, com críticas ao comportamento daqueles que não respeitam as medidas restritivas, também foi mencionada.

 

A ex-vereadora Beti Terra, vitimada pela covid-19 no último sábado (10), também foi homenageada com 1 minuto de silêncio e votos de pesar. 

 

Confira os destaques das falas dos parlamentares na sessão desta segunda (alguns vereadores não se manifestaram oralmente): 

 

 

 


 

ARLETE SILVEIRA (PP) 

Anunciando que realizou visitação nas localidades do interior do município, a vereadora informou sobre as condições das estradas na zona rural de Tupanciretã: “Estive nas localidades de Aguapé, Lajeado do Celso e na Caneleira para verificar as estradas que foram reformadas para o escoamento da safra. Estavam em boas condições”, informou. No âmbito urbano, a parlamentar comentou sobre a situação da falta de água em bairro do município. “Conversei com o gerente da Corsan, que deu prazo de quarenta dias para a resolução do problema”, disse. A vereadora também destacou a escola cívico-militar do município, que atualmente está com as inscrições abertas. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 

A vereadora falou de seu adendo a projeto relativo ao pagamento do REFIS: “No Projeto de Lei complementar, há a possibilidade de desconto para pagamento à vista em cota única. Minha emenda busca acrescentar o pagamento parcelado em até 12 vezes dentro da linha de desconto. Muitos comerciantes se manifestaram favoráveis”, declarou Jocelene, se dirigindo aos vereadores da situação para buscar apoio junto ao executivo para aprovação da pauta. Em relação à contabilidade das escolas municipais, a vereadora destacou a situação da pandemia, que faz com que o valor para realização da prestação de contas venha diretamente da diretoria das escolas: “Atualmente, com a covid-19, não há possibilidade de realizarmos eventos de confraternização, como risotos e rifas, para levantar esse valor destinado à contabilidade”, explicou. “Educação tem que ser trada como investimento”, declarou a parlamentar. 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 

O vereador comentou da fiscalização do último final de semana, destacando a dúvida relacionada ao horário no qual o toque de recolher estava em vigor: “Houve um pequeno contratempo. Muitos entendiam que começava às 22h, conforme decretado pelo governo do estado, mas o que valia eram as orientações municipais, na qual o toque de recolher iniciava às 20h”. Carlos também esclareceu que, mesmo com a descontinuidade do lockdown, as aglomerações seguem proibidas: “Embora agora o toque de recolher agora inicie às 22h, as atividades sociais continuam vedadas”. Sobre o pedido para atuação de contador na gestão das escolas municipais, o vereador alertou que tal contratação não estaria dentro da legislação municipal: “A ideia é excelente, mas o executivo não encontra maneiras legais para realizar o pedido”, informou. 

 

BENHUR TERRA (PSDB) 

O parlamentar criticou duramente a conduta de alguns cidadãos que desrespeitam as medidas restritivas para o controle da covid-19 em Tupanciretã: “É precisam que saibam da minha indignação com aqueles que insistem em realizar festas, inclusive com aglomeração acima de 40 pessoas. Enquanto 99% da população obedece às medidas, há uma minoria que pode colocar tudo a perder”, destacou. Benhur ainda falou em favor do pedido da admissão de contabilista para as escolas: “Me sensibilizo com o pedido da vereadora Jocelene, e faço votos de que seja atendido. Porém, creio que é uma situação difícil. No meu último mandato, eu já havia feito pedido similar, o qual não pôde ser atendido, devido a questão legal”, informou o vereador, ressaltando a necessidade de se esclarecer à comunidade a dificuldade de avançar nesta pauta. 

 

BLADIMIR SANTOS (PP) 

O vereador destacou a necessidade de obras de pavimentação em bairros do município, as quais permitirão melhor acesso a locais de lazer e entretenimento: “Ruas próximas à Arena e à Sociedade Recreativa Concórdia. São solicitações importantes”, declarou. Bladimir também comentou sobre a admissão de contador para prestação de contas das escolas municipais, as quais já foram administradas pelo próprio parlamentar: “Quando assumi essa causa, tratou-se de um trabalho de colocar as contas dias. Se fosse possível a admissão de alguém em específico para essa atuação, já teria sido feito. Em administrações passadas, foi designado um contabilista para o hospital Brazilina Terra, situação que foi prontamente autuada pelo Tribunal de Contas e teve de ser revista”, disse. 

 





RONALDO SALLES (PSDB) 

O parlamentar registrou votos de pesar para 10 falecidos na última semana em Tupanciretã: “É lamentável. A pandemia trata-se de um caos mundial que vem nos machucando muito”, resumiu Ronaldo Salles, que destacou a trajetória de Beti Terra em Tupanciretã: “Foi uma querida colega aqui dentro da administração municipal, de 1988 até 1992. Beti Terra também foi secretária municipal, diretora da escola Hermínio Beck, tendo sido muito importante para o município, assim como todos os outros falecidos nessa última semana. Cada um importante em sua área”, relatou. Ronaldo finalizou sua fala destacando o caixa eletrônico instalado na sede da CORSAN em Tupanciretã: “Trata-se de uma inovação para facilitar o acesso ao boleto de pagamento de água”. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 

Falando sobre a situação da CORSAN, o vereador destacou sobre a moção de repúdio redigida pela casa legislativa em contrariedade à privatização da empresa: “Nessa situação da pandemia, muitos moradores estão reclamando da CORSAN, pois as contas de água não estão chegando em suas casas. Além disso, ao se dirigirem ao escritório da CORSAN, não encontram atendimento adequado”, disse o vereador pedindo uma melhor atitude dos funcionários do escritório da empresa no município. Benezer ainda parabenizou a Secretaria de Obras do município: “No sábado pela manhã, havia patrolamento e nivelamento de estradas no interior. Parabenizo toda a equipe pelos serviços, que melhoram a qualidade de vida dos tupanciretanenses, em especial das comunidades do interior”, disse. O parlamentar destacou também a situação do Complexo Industrial de Tupanciretã: “Está concluído e totalmente legalizado. As empresas que tiverem interesse em se instalar no complexo, devem contatar o chefe de gabinete do executivo municipal”, informou. 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.