noticias28 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Em exclusiva, prefeito Gustavo Terra apresenta detalhes da educação em Tupanciretã

Inscrições para a escola cívico-militar, situação dos trabalhadores do transporte escolar e projeto piloto de robótica foram as principais pautas da área da educação elencadas pelo prefeito

Publicada em 23/04/21 às 13:48h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em exclusiva, prefeito Gustavo Terra apresenta detalhes da educação em Tupanciretã  Compartilhar a noticia Em exclusiva, prefeito Gustavo Terra apresenta detalhes da educação em Tupanciretã  Compartilhar a noticia Em exclusiva, prefeito Gustavo Terra apresenta detalhes da educação em Tupanciretã

Link da Notícia:

Em exclusiva, prefeito Gustavo Terra apresenta detalhes da educação em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



Na manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Gustavo Terra trouxe detalhes sobre as pautas em andamento relativas à educação municipal.

 


ESCOLA CÍVICO-MILITAR

 

Trazendo informações que foram além do informativo divulgado pela prefeitura, o prefeito ofereceu, em exclusivo para os webespectadores do Redação em Resumo, dados detalhados das inscrições para a escola cívico-militar: 


  • “As inscrições terminaram com 464 inscritos, para 335 vagas disponibilizadas. E todos os 464 farão processo de seleção, que já está sendo elaborada. Tivemos 243 meninas e 221 meninos. 167 disseram que precisarão de doação de farda. 297 arcarão com o custo da farda.”, disse o prefeito. 

 

Gustavo Terra ainda destacou a seriedade e a neutralidade do processo seletivo, que não beneficiará nenhum grupo ou indivíduo. O que determinará se certo aluno tem direito à vaga 

será a nota da prova: 


  • “Todas farão processo de seleção. E os mais preparados passarão na prova e serão selecionadas. A média da prova é cinco. Mesmo que as vagas não sejam atendidas em algumas turmas, não teremos alunos com média inferior a cinco. A escola será gratuita, não é escola para protegidos.”, afirmou. 

 

Em relação à confecção das fardas, o prefeito Gustavo Terra revelou parceria com a penitenciária de Montenegro, cidade no interior gaúcho:


  • “Temos já uma parceria com o Presídio de Montenegro, que possui uma ala de corte e costura onde são produzidos fardamentos. Já montamos um termo de cooperação. Nós compraremos os materiais, e os apenados confeccionarão as fardas. As fardas terão casaco, camisa social curta e longa, e calça social. Além de quepe, cinta, coturno, abrigo com casaco e camiseta. No uniforme haverá ainda identificação do aluno com tipo sanguineo, e também identificação da escola, do município e do governo do estado.”, disse Gustavo Terra. 

 

O nome da escola será divulgado na segunda feira, na câmara de vereadores. Confira abaixo os números detalhados, por ano letivo, dos inscritos para o processo seletivo da escola cívico-militar: 

 

1º ano: 46 

2º ano: 45 

3º ano: 68 

4º ano: 49 

5º ano: 69 

6º ano: 62 

7º ano: 56 

8º ano: 52 

9º ano: 17 

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR 


Ainda no campo da educação, o prefeito tratou do segmento dos trabalhadores do transporte escolar, que foram fortemente afetados pela pandemia do coronavírus, a qual obrigou a adoção do ensino à distância: 

 

  • “Muitos profissionais envolvidos no transporte escolar estão indo à falência. Pois não estão tendo acesso aos recursos referentes a suas linhas, mas continuam com os custos fixos. Muitos demitiram motoristas ou estão com a documentação atrasada, situação que dificultará o contato com o poder público, pois é necessário que se esteja com essa documentação em dia. É muito complexa essa questão do transporte escolar, estamos muito preocupados com isso. Já fizemos reuniões com eles e estamos estudando uma maneira de auxiliarmos os transportadores.”, ressaltou o prefeito. 

 

 

RETORNO ÀS AULAS 


O prefeito Gustavo Terra declarou que aguarda as decisões do governo estadual, mas que está confiante na retomada do ensino presencial, ainda que junto ao chamado modelo híbrido: 

 

  • "Tanto eu como a secretária de educação, Rosane Didone, estamos ansiosos pela possibilidade do retorno às aulas. Por variados motivos: pela qualidade e eficácia do ensino presencial, pelo contato com o professor, pela convivência com os colegas, pela possibilidade de visualização da didática do professor. Esse ganho é muito maior que no sistema virtual. Temos a ânsia de retomar o quanto antes o ensino presencial.”, falou Gustavo Terra.

 



 

 

PROJETO DE ROBÓTICA 

O prefeito anunciou a conquista, para a educação de Tupã, de um projeto piloto na área de robótica espacial. Nele, alunos de sete a 15 anos aprenderam a construir robôs, em uma atividade que, além de estimular a criatividade, unirá diferentes áreas do conhecimento, como ciência e matemática, e também poderá trazer evoluções tecnológicas até para o próprio seguimento agrícola do município:


  • “Ontem à noite, concluímos um acordo com a Agência Espacial Brasileira e o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE). Um projeto piloto, a nível nacional, que envolve robótica espacial. 20 municípios gaúchos serão contemplados com esse projeto, e um deles, felizmente, é Tupanciretã. O projeto ensinará alunos entre 7 e 15 anos sobre robótica. Serão 25 vagas para alunos de uma determinada escola, que ainda está para ser anunciada. Essas crianças não serão necessariamente da mesma turma, poderão ser do 9º, 8º, 7º ou 6º ano, geralmente as idades que mais saboreiam esse tipo de novidade. As crianças aprenderão a fazer robôs. Agora, estamos trabalhando para criar o processo de seleção para o projeto. É uma feliz novidade que trago a todos.”, disse o prefeito. 

 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.