noticias649 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Em coletiva, Gustavo Terra comenta as últimas deliberações do COE para atuação contra o coronavírus em Tupanciretã

O prefeito prestou esclarecimentos para a comunidade e também respondeu perguntas do JM Digita

Publicada em 27/04/21 às 13:06h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta as últimas deliberações do COE para atuação contra o coronavírus em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta as últimas deliberações do COE para atuação contra o coronavírus em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta as últimas deliberações do COE para atuação contra o coronavírus em Tupanciretã

Link da Notícia:

Em coletiva, Gustavo Terra comenta as últimas deliberações do COE para atuação contra o coronavírus em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



Na manhã desta terã (27), após reunião do COE, Gustavo Terra concedeu coletiva para informar das atualizações em relação ao combate da pandemia em Tupanciretã.


18 NOVOS CASOS DE COVID-19 EM TUPÃ E DESCOBERTA DE NOVA CEPA EM PELOTAS 

O prefeito iniciou sua fala alertando para a descoberta de uma nova cepa do coronavírus em Pelotas, a qual pode acarretar uma nova onda de covid-19 no Rio Grande do Sul, chegando também à Capital Estadual da Soja:   

  • “Essa terceira cepa muito nos preocupa aqui em Tupanciretã. Temos um transporte de grãos até o porto de Rio Grande muito forte nesta época do ano. Os caminhoneiros param em Pelotas e podem se contaminar, trazendo a cepa diretamente para nossa região. Esse assunto foi tratado por mim ontem, em reunião breve com o prefeito de Júlio de Castilhos, e também na reunião do COE”, disse. 

Gustavo Terra fez então um pedido aos tupanciretanenses que forem viajar para fora do município:

  • “Redobrem os cuidados. Temos uma nova cepa no estado, sobre a qual até então não existe pesquisa. Não temos noção dos seus sintomas e nem mesmo sabemos se as vacinas atuais abrangem essa nova variante. Peço cuidado também aos caminhoneiros.” 

 

 

 

PRÁTICA DE ESPORTES & EVENTO DO DIA DO TRABALHADOR 

Segundo o chefe do executivo, outro ponto da reunião do COE tratou da definição de quais práticas esportivas estão permitidas durante o regime atual de bandeira preta estadual:  

  • “Somente modalidades esportivas que se pratiquem em duplas ou individualmente, e sem contatos físicos. Por exemplo, pádel, vôlei de dupla, futebol gol a gol estão autorizados, mas sem plateia. Sabemos de quadras que estavam fazendo jogos clandestinos. Nesse caso, se aplicará a multa de 20 mil reais (que também será aplicada aos organizadores de aglomerações).”, explicou. 

 

Ainda em relação a eventos, o prefeito explicou como ocorrerá a live do Dia do Trabalhador, que busca a doação de recursos para o hospital Brazilina Terra e será transmitida ao vivo no facebook do JM Digital: 

  • “Será uma homenagem ao Dia do Trabalhador, dedicada especialmente aos trabalhadores da saúde e a todos que estão atuando em frentes relacionadas ao combate da pandemia. Temos, na Casa da Cultura, uma capacidade de 470 pessoas, com um regramento de 25% de ocupação máxima. Em teoria, 117 pessoas poderiam entrar, mas nós limitaremos a presença a alguns organizadores do evento, e abriremos 50 vagas para a comunidade. Cobraremos um ingresso de 100 reais que servirá de doação ao hospital, e as pessoas terão sua temperatura medida, usarão álcool gel e máscara, e sentarão observando o distanciamento.”, informou. 

 

 

 

 

 

 

VOLTA ÀS AULAS 

Quanto às aulas presenciais, Gustavo Terra explicou que a decisão é de ordem superior, no âmbito do governo estadual: “Trata-se de um regramento estadual, que inclui posicionamento do judiciário.”, disse. O prefeito ainda revelou como se dará a decisão de reabertura de escolas na Terra da Mãe de Deus: 

  • “Será feita uma enquete com os pais dos alunos da rede municipal com duas perguntas: se concordam ou não com o retorno presencial; e, no caso de haver retorno presencial, se enviará seu filho à escola ou não. É muito importante ouvirmos a opinião da nossa comunidade, pois respeitamos muito a opinião pública.” 

 

 

 

CONFIRA AS RESPOSTAS PARA AS PERGUNTAS DO JM DIGITAL NA COLETIVA DE HOJE: 

 

JM DIGITAL: Nas aglomerações que acabam ocorrendo na cidade, temos visto reclamações em relação ao procedimento dos fiscais. A prefeitura está ciente dessa situação? Como é feito o procedimento de fiscalização? 


PREFEITO GUSTAVO TERRA: "Qualquer tipo de fiscalização causa certo desconforto, tanto por parte do fiscal, que está na situação desconfortável de se fazer com que se cumpra a lei, como por parte do fiscalizado, pois não acredito que alguém que está sendo multado fique feliz. São seres humanos: o fiscal deve fazer seu trabalho de maneira cordial, dentro das possibilidades; mas sabemos que, muitas vezes o fiscal é desacatado. As pessoas tem de ter ciência da culpabilidade da situação.” 

 

 

JM DIGITAL: Além da covid-19, a saúde mental das pessoas também merece atenção. Ultimamente, Tupã tem se mostrado uma comunidade vítima dessas situações. Há alguma preparação para as questões psicológicas durante a pandemia? 


PREFEITO GUSTAVO TERRA: “É muito importante esse assunto, pois estamos preocupados com os números de suicídios que houveram em Tupã: não é normal. Nossa vida está cada vez mais complexa, as redes sociais são um turbilhão de emoções, isso tudo somado às restrições de deslocamento e proibição de momentos de lazer está afetando os quadros de depressão e doenças psicológicas. Estamos analisando medidas preventivas: estudos que abranjam uma análise psicológica dos alunos do ensino médio; investimento em psicólogos nos postos de saúde do município, para fazermos um diagnóstico antecipado. Quanto antes tratarmos essas questões, será melhor para todos.” 

 




JM DIGITAL: Quanto ao consumo de bebida alcoólicas em locais públicos, quais seriam as orientações para aqueles que ainda estão em dúvida quanto à legislação vigente no município? 


PREFEITO GUSTAVO TERRA: “Não mudamos valores de multa. Acontece que geralmente quem consome álcool em via pública está sujeito a três multas: a por aglomeração, pois a tendência é de que ninguém bebe sozinho; a por não utilização de máscara; e a por beber em via pública. As pessoas estão proibidas de consumir bebida alcoólica em via pública. Os estabelecimentos não estão proibidos de vender, mas se permitirem que as pessoas consumam as bebidas no entorno do seu comércio, poderão ser contabilizados como formadores de aglomeração."










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.