noticias57 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Assistente social e professora da APAE Tupanciretã comentam sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Carla Silva e Sabrina Costa falaram de campanha promovida pela APAE municipal que visa ressaltar a importância da inserção da pessoa com deficiência na sociedade

Publicada em 04/05/21 às 14:19h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Assistente social e professora da APAE Tupanciretã comentam sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho   Compartilhar a noticia Assistente social e professora da APAE Tupanciretã comentam sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho   Compartilhar a noticia Assistente social e professora da APAE Tupanciretã comentam sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Link da Notícia:

Assistente social e professora da APAE Tupanciretã comentam sobre inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)


Em entrevista para o programa Redação em Resumo desta terça-feira (4), a assistente social Carla Silva e a professora Sabrina Costa – ambas profissionais da APAE de Tupã – falaram sobre campanha que está sendo promovida pela associação, a qual busca promover a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: 

  • “Estamos sempre inovando, buscando novos projetos para as famílias. Um exemplo disso é o trabalho de divulgação que realizamos agora no dia do Trabalho. Fizemos material informativo, falando sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, destacando a importância desse tema e também a questão das cotas. Ressaltamos o quanto as pessoas precisam de oportunidade, e o que isso acarreta na vida deles. Inclusive, o garoto propaganda da nossa campanha foi um aluno nosso (Elias Vargas Ferreira), que já está inserido no mercado de trabalho.”, disse Carla ressaltando a proatividade do aluno Elias na busca por emprego. 

 

As profissionais também falaram como se dá o processo de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: 

  • “Ainda não tivemos um grupo específico de preparação para mercado de trabalho. Mas viemos inovando, em conjunto com a Federação Nacional das APAEs, para preparar a pessoa com deficiência para a vida, no sentido de autonomia, empoderamento, e de conhecimento dos seus direitos. Tudo isso é uma consequência que faz com que tenhamos um projeto de inserção no mercado de trabalho. O nosso aluno que está atualmente trabalhando conseguiu isso praticamente por suas próprias forças. Sabemos da legislação e das cotas que as empresas tem que cumprir, mas o principal foco é mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência é capaz de exercer funções no mercado de trabalho. O objetivo é que a empresa não necessariamente contrate alguém com deficiência só por questão de cumprimento da legislação, mas porque quer participar no processo de inclusão dessas pessoas, e assim contribuir para a sociedade”, declarou a assistente social. 

 

 


 

 

 

Detalhando o processo desenvolvido dentro da instituição, a professora Sabrina ressaltou os principais pontos trabalhados com os alunos da APAE: 

  • “Existem pontos muito importantes, que sempre falo para os meus alunos. São eles: a defesa dos próprios direitos, o apagamento de rótulos, a participação e o desenvolvimento da autonomia. Temas que são desenvolvidos nas APAEs de todo o país. Na APAE de Tupanciretã, estamos trabalhando bem forte esse empoderamento dos nossos alunos. Outra coisa que destacamos em nosso projeto é o seguinte: nós deveríamos, juntos enquanto sociedade, dar oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência. Falamos com muitas firmas, que elogiam muito a atuação profissional dessas pessoas.”, explicou a professora, incentivando as empresas do município a abrirem vagas para pessoas com deficiência. 

 

Ao final da entrevista, a assistente social Carla Silva agradeceu o apoio da comunidade, e também destacou como o trabalho da APAE vai além da pessoa com deficiência, atendendo também as pessoas próximas: 

  • “Nosso trabalho é feito com muito amor e dedicação. Não atendemos unicamente uma pessoa, toda a família é inserida no contexto. É muito gratificante ver o reconhecimento da sociedade, estamos sempre nos empenhando em fazer o melhor.”, disse Carla. 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.