noticias854 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Em coletiva, Gustavo Terra comenta a atual situação do coronavírus em Tupanciretã

O prefeito comentou o aumento no número de casos e a aplicação de multas para os tupanciretanenses que não respeitam as normas de distanciamento controlado.

Publicada em 07/05/21 às 15:59h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta a atual situação do coronavírus em Tupanciretã  Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta a atual situação do coronavírus em Tupanciretã  Compartilhar a noticia Em coletiva, Gustavo Terra comenta a atual situação do coronavírus em Tupanciretã

Link da Notícia:

Em coletiva, Gustavo Terra comenta a atual situação do coronavírus em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)


Por volta do meio-dia desta sexta (7), após reunião do COE Municipal, o prefeito Gustavo Terra concedeu entrevista coletiva para informar a comunidade sobre os tópicos discutidos em reunião. Além de esclarecer o funcionamento da volta às aulas e a situação do transporte escolar, o prefeito também comentou do aumento nos casos de coronavírus no município. 

  • “Nos preocupa esse aumento, ainda que relativamente pequeno: uma luz vermelha se acende. Chamo atenção para a responsabilidade das pessoas, elas precisam entender que esse aumento está diretamente ligado ao comportamento da comunidade. Uma parcela da comunidade que se comporte mal acaba sendo responsável por comprometer a todos. Há também a preocupação especial com a proximidade do dia das mães. O tradicional almoço de domingo pode acabar se tornando um vetor de transmissão do vírus.”, disse o prefeito. 

 

Gustavo Terra também destacou o índice de contaminação do vírus, que faz com que os casos se multipliquem: 

  • “Quando temos aumento de um caso, dificilmente ele é isolado. Afinal, é questão de dias para que esse contaminado passe o vírus para seus familiares. Por isso, não só o contaminado, mas também aqueles que com ele coabitam, não podem sair à rua, devendo ficar isolados. Lembrem que há uma multa de 2 mil reais para qualquer contaminado ou pessoa que more com alguém contaminado que sair à rua.”, lembrou o chefe do executivo municipal. 

 

 

O prefeito também ressaltou que o processo de seleção para a escola cívico-militar não acarretará risco de transmissão de coronavírus, uma vez que serão observados os cuidados de prevenção: 

  • “Temos uma escola ampla, onde estarão 70 candidatos, no máximo, para cada ano escolar. Os candidatos serão distribuídos em seis salas, com distanciamento superior a 1,5m entre cada um. Serão respeitadas todas as medidas de assepsia e o uso de máscara. Tudo será rigorosamente controlado, não há risco de o processo seletivo interferir na transmissibilidade do vírus no município.” 

 

 

Indagado pelo JM Digital a respeito do novo modelo de distanciamento controlado definido pelo governador Eduardo Leite, Gustavo Terra destacou que a decisão final é do governo estadual: 

  • “Ainda não temos análise precisa dessas alterações. Primeiro analisamos as medidas do governo estadual, e aguardamos as próximas orientações. Estamos vendo que as medidas são adotadas, mas o judiciário acaba atuando na permissão, ou não, dessas medidas. Porém, para nós prefeitos, a questão chave é a possibilidade de cogestão. Afinal, cada cidade apresenta suas peculiaridades. Por exemplo: no nosso município, até semana passada, tínhamos 27 casos e hoje já estamos na casa dos 40. A cogestão torna as medidas tomadas pela administração municipal mais eficientes. Infelizmente. foi mudado esse regramento estadual, que acabou ceifando nossa autonomia. Seguimos aguardando os próximos capítulos.” 

 

 


 

 

 

AGLOMERAÇÕES PELAS RUAS 

Comentando sobre o comportamento da comunidade em relação à pandemia, o prefeito ainda relatou ter testemunhado aglomerações na Av. Vaz Ferreira durante o último domingo (2): 

  • “A juventude estava novamente na Av. Vaz Ferreira, em aproximadamente quatro pontos de aglomeração. Os comerciantes que vendem bebida alcoólica têm de ajudar na orientação das pessoas, pois, em certo momento, eles poderão ser multados em 20 mil reais ao permitirem que os clientes consumam a bebida na frente dos seus estabelecimentos. Podem ser enquadrados como promotores de aglomeração”, destacou Gustavo Terra. 

 

Falando sobre o funcionamento da fiscalização, Gustavo Terra disse que a logística segue a mesma: 

  • “Não mudaremos regramentos nem valores de multa. Também não faremos lockdown nesse final de semana: é Dia das Mães. Porém, seremos rigorosos na fiscalização e na aplicação das multas. Todos estão avisados, o regramento está aí. Sabemos de pessoas que foram multadas por aglomeração em casa e estão desesperadas, buscando maneiras, dentro da lei, de contestar a multa. Quem resolver enfrentar o regramento, terá de arcar com as consequências. A responsabilidade é de cada um." 

 

 

O prefeito terminou sua fala desejando um feliz Dia das Mães a todas a mães do município: 

  • “Deixo a minha mensagem a todas as mulheres que tiveram o prazer de gerar, criar e cuidar de novas vidas. É uma prerrogativa dada por Deus que permitiu às mulheres um grau de sensibilidade inigualável.”, disse. 

 












Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.