noticias772 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Vídeo: secretária municipal de Educação detalha os processos que estão sendo realizados na escola cívico-militar de Tupanciretã para o início do semestre letivo

Rosani Didone falou, entre outras coisas, sobre o processo seletivo para ingresso na escola, sobre a filosofia de ensino que será aplicada e também de questões relacionadas ao transporte escolar.

Publicada em 13/05/21 às 18:34h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vídeo: secretária municipal de Educação detalha os processos que estão sendo realizados na escola cívico-militar de Tupanciretã para o início do semestre letivo   Compartilhar a noticia Vídeo: secretária municipal de Educação detalha os processos que estão sendo realizados na escola cívico-militar de Tupanciretã para o início do semestre letivo   Compartilhar a noticia Vídeo: secretária municipal de Educação detalha os processos que estão sendo realizados na escola cívico-militar de Tupanciretã para o início do semestre letivo

Link da Notícia:



Na manhã desta quinta (13), a secretária municipal de Educação, Rosani Taschetto Didone, concedeu entrevista exclusiva ao JM Notícias para falar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Coronel Marcial Gonçalves Terra e também sobre a situação do transporte escolar. 

 



Diretora Maristela Callai, secretário municipal de Administração Giovane Dalmas e secretária municipal de Educação, Rosane Didone. Foto: João Flores.



ESCOLA MILITAR 


A professora Rosani fez uma breve descrição do processo de adoção do modelo de ensino cívico-militar: 

“Fomos uma das cidades beneficiadas com esse modelo. Nosso prefeito entrou em contato com o pessoal de Porto Alegre para que pudéssemos trazer para Tupã uma escola diferenciada. Ontem, o ministro da Educação esteve no estado para tratar, entre outros assuntos, da escola cívico-militar. É um prazer estarmos entre os municípios do estado que irão iniciar esse projeto.” 

 

E também falou do andamento dos processos de organização da escola Marcial Gonçalves Terra, e da filosofia de ensino: 

“A escola cívico-militar de Tupanciretã já tem uma diretora, a professora Maristela Callai, além de outros trabalhos que foram feitos nas áreas de organização e limpeza. Em relação a questões estruturais, estamos aguardando a publicação no Diário Oficial. Nossas escolas já trabalham questões de ética e civismo, mas queríamos um colégio que trabalhasse com mais intensidade essas questões. O diferencial da escola cívico-militar está na presença de soldados da reserva que irão trabalhar junto conosco durante todo o tempo em que os alunos estiverem na escola. Vamos trabalhar bastante, dentro dos conteúdos, a parte da ética, do respeito, da moralidade e da cidadania.” 

 

Como o modelo de ensino é novo para o município, também surgiram dúvidas relativas à rigidez do ensino. A professora Rosani explicou essa questão: 

“Muitos me perguntam em questão da rigidez da disciplina que será utilizada na escola, mas a verdade é que os alunos terão uma organização melhor. Serão adaptados a um trabalho de educação e cidadania. Mas as crianças irão se manifestar. Professores selecionados pela rede municipal de ensino e enfatizarão esse trabalho de cidadania. Temos em outras cidades, como Santa Maria, escolas militares. Nessas, os militares entram em sala de aula para lecionar. A nossa escola cívico-militar será um pouco diferente: as aulas serão ministradas por professores escolhidos pela rede municipal.” 

 


PROCESSO SELETIVO 


A secretária de educação do município também falou do processo seletivo, que está acontecendo durante essa semana: 

“Iniciamos essa semana com as provas, pois a escola adota o programa de processo seletivo. Toda criança que quiser ingressar na escola terá que realizar essas provas. Na segunda (10) de manhã, foram as provas de segundo ano; de tarde, as de primeiro ano. Temos provas durante toda essa semana, nos turnos da manhã e tarde. Sempre cumprindo os protocolos sanitários.” 




Candidatos e responsáveis passam por aferição de temperatura e aplicação de álcool 70%-Foto: João Flores.





 


A adesão ao modelo cívico-militar foi grande por parte da comunidade. Rosani revelou os números estimados de alunos para o segundo semestre de 2021, e dos planos para o ano letivo de 2022: 

“Tivemos um número bastante expressivo de crianças fazendo as provas.  Já temos uma estimativa da quantidade de alunos, que será em torno de 240 até 270 alunos, nesse segundo semestre de 2021’. No mês de outubro ou novembro, realizaremos novo processo seletivo, para preencher as vagas que ficarão abertas. Esses alunos entrarão na escola em 2022. Provavelmente, os primeiros anos do ensino fundamental terão cerca de 25 vagas para o ano que vem.”, disse. 

 


 

RESULTADO DAS PROVAS 


Rosani também tratou de divulgar o calendário relativo ao resultado das provas do processo seletivo. O resultado sairá no dia 21/5; sendo que o dia 24/5 será para apresentação de recursos, por parte dos estudantes, relacionados aos resultados. O resultado oficial sai no dia 26/5. 

“No dia 26, faremos a divulgação do resultado do processo seletivo. Logo em seguida, os alunos poderão fazer as matrículas. As matrículas serão feitas, pelos pais via internet, através de um sistema dentro da Secretária de Educação.” 

 

 

 

 

INÍCIO DAS AULAS 


Pergunta sobre o início das aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cívico-Militar Coronel Marcial Gonçalves Terra, Rosani explicou que a escola terá um calendário um pouco diferente dos demais educandários da cidade: 

“Temos uma previsão de iniciar as aulas no dia 1º de julho. É a previsão da escola. Pois temos todo um agendamento de provas, matrículas e composição do quadro dos professores. Assim, essa escola estará em posição um pouco diferente em relação as demais, que tem o início das aulas presencias em 1º de junho. Com certeza, seguiremos todos os protocolos de ensino híbrido, pois a saúde está sempre em primeiro lugar. Ainda estamos avaliando como será feito esse processo. Nossa agenda está organizada para iniciarmos as aulas em 1º de julho. Ou então, 1º de agosto. Queremos fazer o segundo semestre já na nova escola, para que as crianças classificadas no processo seletivo estudem na escola ainda em 2021”, disse a secretária de educação municipal, destacando que a escola é gratuita. 

 

Além disso, o retorno às aulas está condicionado à situação da pandemia. Com o leve aumento de casos de covid-19, as aulas em Tupanciretã já sofreram uma prorrogação. Assim, o retorno em 1º de junho (ou 1º de julho, no caso da escola cívico-militar) depende dessas questões sanitárias: 

“Existe uma grande ansiedade, por parte da comunidade, em relação ao retorno às aulas. Estamos preocupados, pois há casos de escolas sendo fechadas por situações de contágio por coronavírus. Temos uma previsão de início das aulas em 1º de junho.” 


 

TRANSPORTE ESCOLAR 


A prorrogação do reinício das aulas presenciais também busca dar tempo para que os trabalhadores do transporte escolar regularizem sua situação. 


“O reinício em 1º de junho também é para que os trabalhadores do transporte possam regularizar sua situação, e também para avaliarmos a situação dos alunos do interior que precisariam do transporte. As escolas estaduais já iniciaram suas atividades, mas sem os transportes. Ainda aguardamos a definição de quantos motoristas e quantos carros serão utilizados, e também de como será feita a logística de transporte. Já comunicamos a coordenadoria regional sobre essa situação.  

 

 



Rosani Didone comemorou a recepção do modelo cívico-militar pela comunidade tupanciretanense, e garantiu que esse método de ensino deixará os alunos da escola Coronel Marcial Gonçalves Terra com capacidade para ingressar em qualquer educandário do Rio Grande do Sul: 


“Estamos felizes, pois a comunidade aderiu a esse modelo diferenciado de educação. Tudo isso vem para contribuir para uma educação diferenciada no município. Para que os alunos terminem o ensino fundamental e possam competir de igual para igual em qualquer outro processo educacional no estado.” 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.