noticias208 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Gustavo Terra comenta as últimas atualizações relativas à saúde em Tupanciretã

O prefeito falou sobre o novo sistema de monitoramento da pandemia no RS, desenvolvido pelo governo estadual, e sobre a realocação de Tupanciretã para a coordenadoria de saúde de Santa Maria. Assuntos serão pautas da reunião do COE desta terça(18)

Publicada em 17/05/21 às 16:53h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Gustavo Terra comenta as últimas atualizações relativas à saúde em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Gustavo Terra comenta as últimas atualizações relativas à saúde em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Gustavo Terra comenta as últimas atualizações relativas à saúde em Tupanciretã

Link da Notícia:

Gustavo Terra comenta as últimas atualizações relativas à saúde em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



Com reunião do COE prevista para a manhã desta terça (18), o prefeito Gustavo Terra comentou sobre as últimas deliberações na saúde de Tupanciretã, que deverão ser pautas da reunião de amanhã. 


As duas principais pautas dizem respeito à mudança no sistema de controle da pandemia no Rio Grande do Sul (que mudou do sistema de bandeiras para os chamados 3As de Monitoramento), e ao retorno de Tupanciretã para a região de saúde de cobertura de Santa Maria.  


Sobre o novo método de controle da pandemia definido pelo governo estadual, o prefeito Gustavo Terra informou que a medida permitirá que os prefeitos tenham maior autonomia para tomar decisões:  

  • “Essa nova classificação de controle, os chamados 3As, foi uma maneira de passar para os prefeitos a responsabilidade (pela gestão da pandemia) e o governador ser um fiscal das prefeituras. Na prática, eu até concordo com a decisão, pois sempre achei que os prefeitos têm uma noção mais meticulosa da realidade do seu município.” 

 

Ainda assim, Gustavo Terra reforçou que qualquer mudança que venha a ser tomada na administração da pandemia em Tupanciretã terá de passar, obrigatoriamente, pelo COE: 

  • “Em relação à adesão ao regramento estadual, aquilo que cabe dentro da nossa autonomia, vou submeter tudo ao COE, para que as decisões sejam tomadas em comum acordo, como é o meu feitio.”, disse o prefeito. 

 

E destacou a importância do boletim dessa segunda (17) nas decisões que serão tomadas pelo COE: 

  • “O ponto chave é o boletim de hoje (segunda, 17) à noite. Não podemos ultrapassar os 50 casos.”, ressaltou o chefe do executivo. 

 

 

 

 

 

 

Comentando sobre a realocação de Tupanciretã para a Coordenadoria de Saúde de Santa Maria, o prefeito afirmou que as tratativas já estão sendo feitas junto à Associação dos Municípios da Região Central (AMCENTRO):  

  • “Estamos tratando apenas com a AMCENTRO, não há mais vínculos com a AMAJA (Associação dos Municípios do Alto Jacuí). Nossa demanda, a partir de agora, será direcionada com Santa Maria. Já saiu no Diário Oficial.”, informou o prefeito. 

 

Apesar disso, o prefeito ressaltou que algumas vinculações com órgãos da região de Cruz Alta continuarão ativas: 

  • “Com a COMAJA (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí) continuaremos tendo relações, pois existe um consórcio para prestação de serviço. Já na próxima semana, tudo estará esclarecido. Ainda não tivemos reunião com a AMCENTRO para tratar dessas mudanças.”, disse Gustavo Terra explicando que a reunião do COE tratará dos procedimentos a serem adotados junto a AMCENTRO, e também da questão de médico regulador. 

 

 












Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.