noticias793 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (14) comenta situação social de famílias do município e pormenores das obras na estrada Tupã-Sta Tecla

Distribuição de alimentos para famílias carentes e atuações para viabilização do asfaltamento da RSC-392 dominaram as manifestações dos vereadores

Publicada em 14/06/21 às 18:11h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (14) comenta situação social de famílias do município e pormenores das obras na estrada Tupã-Sta Tecla   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (14) comenta situação social de famílias do município e pormenores das obras na estrada Tupã-Sta Tecla   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (14) comenta situação social de famílias do município e pormenores das obras na estrada Tupã-Sta Tecla

Link da Notícia:

Sessão legislativa desta segunda (14) comenta situação social de famílias do município e pormenores das obras na estrada Tupã-Sta Tecla
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



A segunda sessão legislativa do mês de junho foi marcada por falas referentes à situação de famílias tupanciretanenses em condição de vulnerabilidade social, e também por relatos descrevendo as atuações ao longo do tempo para viabilização das obras na estrada Tupã-Sta Tecla. 

 

Além disso, homenagens póstumas à professora aposentada Yedda Francisca Vianna de Guidalli também estiveram presentes nas falas dos parlamentares. Pedidos de obras de infraestrutura nos âmbitos urbano e rural também foram apresentadas em tribuna. 

 

Não houveram votações na Ordem do Dia. 

 

 


 


 

 

 

Confira o resumo dos pronunciamentos dos vereadores na sessão desta segunda (14) (os parlamentares Catite e Benhur Terra não se manifestaram na tribuna): 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 
O vereador comentou da vacinação contra covid-19 desta semana, listando os grupos contemplados e comentando a agilidade de vacinação: “Outros municípios estão vacinando pessoas na casa dos 50 anos. Estamos em uma margem de idade bem razoável. Creio que em cerca de um mês toda a nossa comunidade esteja vacinada ao menos com a primeira dose”. Carlos também comentou sobre depósito de primeira parcela do 13º salário para servidores inativos: “A situação não foi divulgada, mas a administração já realizou o pagamento”, disse. O parlamentar também comentou sobre a Liga de Combate ao Câncer: “Está aceitando encomenda de camisetas, em todos os tamanhos, ao preço de 35 reais. Podem se dirigir até a sede da Liga nas terças e nas quintas, além do contato por telefone com as voluntárias. A venda das camisetas ajuda no trabalho assistencial”, informou. Carlos também falou sobre a etapa de Velocross, constante no calendário municipal: “Agora, no dia 20, a partir das 8h, haverá a final da Arena Velocross, no CTG Tapera Velha. Durante a semana, será divulgado se poderá haver público ou não; se será drive-thru, se o público poderá sair dos carros”, explicou. Ao final de sua fala, o vereador parabenizou os doadores de sangue: “Ao doar sangue, você ajuda a vida de muitas pessoas”, disse, ressaltando a criação do cadastro de doadores de sangue de Tupanciretã, que está em andamento, e incentivando a comunidade a se cadastrar como doadora. 

 

CARINA VALAU (MDB) 
A vereador informou sobre visita aos bairros da cidade, ressaltando a situação do atendimento social no município: “Analisando essas visitas, fiquei pasma com o que está acontecendo na nossa comunidade em relação à vulnerabilidade das famílias no tocante aos alimentos. Famílias inteiras nunca se encaixaram em programa (beneficente) algum. Muitas tiveram seu Bolsa Família cortado em plena pandemia. Outras, tem o auxílio no valor de 100 a 200 reais. Lembrando que um botijão de gás custa, hoje, em torno de 90 reais. Isso sem comentar sobre famílias que estão desempregadas. Sabemos que empresários e entidades religiosas de todas as vertentes tem procurado ajudar, e também os vereadores. Mas o que precisamos hoje é de um poder público 100% ativo, e essa questão inclui o CRAS. Não digo que o CRAS não está trabalhando, ele está. Mas, da forma que vem atuando atualmente, o resultado não está chegando até as famílias. Precisamos de ação. As famílias precisam fazer uma triagem para que possam receber alimento. Concordo, mas a triagem é realizada apenas na terça-feira”, declarou, sugerindo um aumento de pessoal para agilizar o trabalho e contemplar todas as famílias necessitadas. “Deixo essa sugestão, é uma crítica que visa a melhora do serviço. As pessoas estão com fome. Existem pessoas em Tupanciretã em condição de extrema pobreza”, finalizou Carina. 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 
O parlamentar iniciou sua fala desejando seus tradicionais votos de pesar para os tupanciretanenses falecidos nos últimos dias. Ronaldo Salles também comentou sobre a situação social do Brasil: “Se não houverem mudanças, dentro de um ano, seis a cada dez famílias não terão condições de ter uma sobrevivência digna. Maior caos da história do país. Situação complicadíssima”, afirmou, comentando das ações de caridade feitas na Terra da Mãe de Deus: “A igreja católica atende mensalmente 230 famílias. O padre Cristiano é um gestor de excelente qualidade. Também as igrejas evangélicas e os centros espíritas sempre ajudam a comunidade. O Rotary também presta um ótimo serviço, assim como a Assistência Social. É um conglomerado para amenizar a dor da comunidade”, disse o vereador, ressaltando a solidariedade do povo, independentemente de sua classe social ou ideologia política. Comentando sobre a estrada Tupã-Sta Tecla, Ronaldo declarou que a comunidade está feliz com o anúncio das obras e descreveu as tratativas que possibilitaram o anúncio de pavimentação da estrada: “É um trabalho conjunto de toda a comunidade, que trará desenvolvimento para o município. É um projeto que vem de anos, todos os ex-prefeitos e ex-vereadores têm parte. É uma luta de praticamente 40 anos. Temos que ser justos”, disse, destacando a atuação do governador Eduardo Leite: “É o governador que, proporcionalmente, mais vacinou no país”. 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP) 
O vereador comentou sobre Pedido de Providência para melhora de infraestrutura urbana no bairro Riachuelo: “Há buracos no calçamento e desníveis que preocupam a trafegabilidade de veículos no local. Como fiscais, nós vereadores ajudamos a melhorar nossa cidade”, afirmou. Bladimir também falou de outro Pedido, que solicita vacinação de trabalhadores da telecomunicação e internet: “Penso que já se pode considerar esse serviço como essencial, pois se a internet falha, isso acaba travando muitos outros serviços. Além disso, esses trabalhadores precisam entrar nas residências e estabelecimentos para realizar seu serviço. Estão em contato com várias pessoas e em vários lugares. Se houver sobra de vacinas, faço esse pedido ao executivo”, declarou. O parlamentar ainda informou sobre entrega de merenda aos alunos em situação de vulnerabilidade social: “A partir de quinta-feira (17), iniciará a entrega dos kits de merenda escolar. Vai começar pela EMEI Carmem Fernandez Bopp, Escola Brazilina Terra e EMEI Cleuza Barcelos. Na sexta (18), haverá mais três escolas, e assim por diante. Toda semana serão entregues kits. Cerca de 1000 kits para as crianças cadastradas no Bolsa Família”Bladimir informou sobre aquisição de material didático para uso dos professores da rede municipal: “Já está em tramitação de documentos a aquisição de cerca de 250 chromebooks para uso no planejamento de aulas e outras atividades relacionadas ao ensino. O custo será em torno de 700 mil reais”, declarou. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
O chefe do legislativo municipal parabenizou os assessores que concluíram curso junto ao Instituto IGAM: “Profissionais que sempre estão atentos no intuito de cada dia aprender mais sobre o necessário para assessorar os vereadores. Espero que o curso tenha sido proveitoso”, disse, ressaltando que novos cursos poderão ser oferecidos. Benezer falou de pedidos das famílias interioranas: “Que seja providenciado reparos na estrada do Batu, que está em péssimas condições. O corredor da Caneleira e o corredor das Três Árvores também são regiões que precisam de melhorias. Sabemos que tivemos chuvas pesadas nos últimos dias, mas isso não justifica. A administração tem a responsabilidade de praticar o conserto, na medida do possível, claro, pois temos vários quilômetros de estradas em nosso município”. O vereador também falou sobre os pormenores envolvendo as obras na estrada Tupã-Sta Tecla: “Nós todos, representantes do município, nos empenhamos para conquistar melhorias para Tupanciretã. Isso é óbvio. Temos 10 milhões de reais que serão colocados para início dessa obra. Mas essa obra não saiu em governos anteriores, e eu acredito que não sairá agora também. Me perdoe, comunidade, pois dizer isso, mas estamos nos aproximando de uma eleição. Eu também quero que essa estrada saia, mas que não fique só nas promessas. Tupanciretã merece muito mais do que isso”, afirmou veementemente. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
A parlamentar falou de indicação de sua autoria para melhorias em bairro do município: “É uma área para recreação, esporte, que vem sendo utilizada para outros fins. O pessoal do bairro acha importante a possibilidade de fechar a área, e que essa área fechada se transforme em uma capela mortuária”, disse, falando também sobre pedido que trata de melhoria urbana: “Há um trecho pequeno que está com bastante lixo, o que acaba atraindo animais. Fui informada que já foi providenciada a limpeza”Jocelene também comentou sobre assuntos prioritários em relação à cidade e à atuação dos parlamentares: “Tantas demandas nos envolvem durante a semana, mas creio que a situação da comida (para famílias em situação de vulnerabilidade social) é algo que temos que tratar com maior atenção e cuidado. Quem tem fome, tem pressa. O que fazer quando vemos que os chefes de família não têm emprego, e não têm o que colocar na mesa para alimentar sua família? Percebo que temos que olhar para o que colocamos como prioridade. Uma cidade linda é aquela que privilegia as pessoas. Pessoas mal alimentadas, mal nutridas, são pessoas que ficam doentes e não tem força nem para procurar emprego”, declarou, comentando sobre as demandas e ideologias de cada partido: “Podemos não pensar todos iguais, mas podemos nos acertar, pois temos de respeitar os que pensam diferente. Discutindo, podemos chegar no bem comum, que é o nosso objetivo: trabalhar para que a comunidade de Tupanciretã seja beneficiada com as nossas ações”, finalizou. 

 

ARLETE SILVEIRA (PP)
A vereadora iniciou seu pronunciamento lamentando a morte da professora Yeda, e também parabenizou o ganhador do sorteio do IPTU Premiado. Arlete comentou sobre renovação de contrato firmado entre o prefeito Gustavo Terra e a EMATER: “O convênio foi renovado. Assistência rural aos agricultores familiares seguirá sendo prestada, fornecendo assessoria técnica para a manutenção das práticas agrícolas”. A vereador também comentou do anúncio de obras de recuperação nas estradas próximas a Tupanciretã: “Surge uma nova esperança para nosso município: A RSC-377 Tupã-Alegrete; RSC-527 Tupã-Júlio e RSC-392 Tupã-Sta Tecla. Na semana passada, foi anunciado o valor de 10 milhões de reais, através do deputado estadual Frederico Antunes”. Arlete também parabenizou a direção do Lar Santa Rita de Cássia, pelo trabalho realizado: “Estive visitando o local semana passada. 20 idosos moram no local e contam com dez colaboradores que estão na luta para que aquelas pessoas tenham uma vida melhor”, disse a parlamentar informando que haverá um galeto beneficente em favor da instituição: “Será no dia 3 de julho. O valor será de 25 reais. Quem puder colaborar, será muito bem-vindo". Comentou também sobre outra visita, ao Lar Laura Souza: “A diretora, dona Georgina, faz um trabalho voluntário muito eficiente, junto das mantenedoras e do seu Belmiro. Estão de parabéns”, finalizou. 

 




 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.