noticias831 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Rubem Neves, servidor público da CORSAN, comenta sobre problemas de desabastecimento de água em Tupanciretã

Através da implantação de reservatórios em pontos estratégicos, a CORSAN visa garantir o acesso a água para toda a comunidade mesmo em situações de estiagem

Publicada em 23/07/21 às 17:45h

|Jornal Manchete Tupanciretã Digital


Compartilhe
Compartilhar a noticia Rubem Neves, servidor público da CORSAN, comenta sobre problemas de desabastecimento de água em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Rubem Neves, servidor público da CORSAN, comenta sobre problemas de desabastecimento de água em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Rubem Neves, servidor público da CORSAN, comenta sobre problemas de desabastecimento de água em Tupanciretã

Link da Notícia:

Rubem Neves, servidor público da CORSAN, comenta sobre problemas de desabastecimento de água em Tupanciretã
 (Foto: |Jornal Manchete Tupanciretã Digital)



Na manhã desta sexta-feira (23) o representante da CORSAN-RS em Tupanciretã, Rubem Neves, conversou com a reportagem do JM Digital para falar de reparos na rede de água e outras ações desenvolvidas pela CORSAN no município, e também da possibilidade de privatização da companhia, que corre no governo estadual. 

 

O funcionário da CORSAN falou do problema de abastecimento que ocorre no bairro Medeiros, explicando sobre os procedimentos realizados: 

  • “Por ser uma localidade mais alta, o bairro sofreu muito com a falta de pressão de água. O reservatório que a CORSAN está implementando na região tem capacidade de 100 mil litros, e irá complementar o abastecimento do bairro Medeiros e proximidades. Feito de alumínio, já está com a base pronta”, explicou. 

 

 

Indo nessa mesma direção, de garantir água potável, está a instalação de poço no bairro Pedreira: 

  • “O poço 20 veio para complementar e normalizar nosso abastecimento. Poço de grande vasão, que nos dá respaldo em qualquer tipo de intempérie. Em caso de calor forte ou seca, temos a garantia de que todos os munícipes terão abastecimento”. 

 

 

 

 

A instalação de rede de água para as famílias da ACIMEC também foi lembrada durante a entrevista. Demanda antiga da comunidade, foi realizada através de projeto elaborado pela CORSAN, que contou com o apoio e o aceite da gestão municipal: 

  • “Hoje, dia 23, estamos concluindo o sistema de hidrometração na região da ACIMEC. O Programa Água, Vida e Cidadania foi criado pela CORSAN em 2015, e visa criar parcerias com municípios para contemplar pessoas de baixa renda, que residam em locais onde o setor público não consegue chegar, como locais de invasão e locais sem a devida escritura. Aqui em Tupanciretã, tivemos o êxito em estabelecer esse convênio, e hoje estamos concretizando esse sonho do pessoal da ACIMEC, que luta por água potável há cinco anos”. 

 

 

Outro assunto que está na boca do povo nos últimos dias é a possibilidade de privatização da CORSAN. A pauta, que mobilizou inclusive os vereadores, também foi comentada por Rubem Neves: 

  • “(A privatização) É a intenção do governador. O projeto foi enviado para a Assembleia Legislativa, que vai decidir pela privatização ou não. Nós, funcionários, prezamos pela manutenção da CORSAN como empresa pública, porque achamos que o benefício será maior para a população, especialmente para a população carente. É importante que o poder público mantenha a maioria das ações da CORSAN”, definiu. 


Ao final da entrevista, Rubem ainda explicou sobre procedimento realizado pela CORSAN para assegurar a potabilidade da água, que acabou sendo mal-entendido como desperdício: 

  • “Ontem, tivemos uma situação em dois poços nossos que foram comentados nas redes sociais. Foi dito que a CORSAN estava desperdiçando água. Não se trata disso, mas sim de mecanismo de controle de qualidade da água. Análises bacteriológicas e de turbidez são feitas duas vezes ao dia e, quando há algum problema, imediatamente retiramos o poço do abastecimento, e aplicamos um produto para realizar expurgo. Acontece que esse produto deixa a água imprópria para consumo, e por isso temos que descartar certa quantidade de água. Isso é um processo de controle de qualidade”. 












Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.