noticias799 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (23) salienta o respeito à democracia e reitera pedido para a população mais jovem comparecer à campanha de vacinação

Entre outros assuntos lembrados estiveram homenagem ao ex-prefeito Miguel Chiapetta Cardoso, críticas à PEC 32 e comentários sobre a convenção do PP Municipal

Publicada em 23/08/2021 às 21:17h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (23) salienta o respeito à democracia e reitera pedido para a população mais jovem comparecer à campanha de vacinação   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (23) salienta o respeito à democracia e reitera pedido para a população mais jovem comparecer à campanha de vacinação   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (23) salienta o respeito à democracia e reitera pedido para a população mais jovem comparecer à campanha de vacinação

Link da Notícia:

Sessão legislativa desta segunda (23) salienta o respeito à democracia e reitera pedido para a população mais jovem comparecer à campanha de vacinação
 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

A sessão legislativa desta segunda (23) abrangeu assuntos tanto no âmbito municipal como naquele federal. Em relação a demandas do município, o destaque foi a necessidade da adesão dos adultos jovens à campanha de vacinação. Além disso, homenagem ao ex-prefeito Miguel Cardoso e o desempenho do Figueira F.C. na Série Prata também foram lembrados. 

 

No cenário federal, a situação da alta de preços do combustível e dos alimentos, assim como a situação da pandemia no país, provocaram debate acalorado na tribuna. Sempre respeitando opiniões diferentes, e garantido voz a todos, características básicas de um país democrático, as argumentações dos vereadores giraram em torno das responsabilidades dos gestores federal e estadual no manejo dos preços e questões sanitárias. 

 

 

Não houveram votações na Ordem do Dia. 

 

 

 

 

Confira abaixo o resumo das manifestações dos vereadores em tribuma: 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
Valorizando a pluralidade de opiniões, a parlamentar expressou preocupação com determinadas falas de personalidades do município: “Questionava-me sobre questões de bem ou mal, sobre o sentido dessas palavras. Para mim, ser do bem é pensar que a política é feita de opções. Os gestores tem de fazer escolhas para melhor administrar. Ouvia elogios ao governo federal, dizendo que o governo é do bem. E eu ficava pensando sobre os 500 mil mortos, por causa da negação da seriedade da doença. O governo não salvou nem a saúde, nem a economia. Todos estamos vendo o preço das coisas. Para quem esse governo é do bem?”, disse, falando em defesa do funcionário público. “Nossa população não consegue encaminhar licença saúde ou aposentadoria porque não temos mais o INSS aberto em nosso município. Isso é precarização do serviço público, fruto de uma política do governo federal”, disse, destacando o crescente aumento de trabalhadores na informalidade. Em seguida, destacou seus princípios na vida política: “O bispo Dom Hélder dizia: na dúvida, quando não souber quem tem razão, fique do lado dos pobres”, disse. 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 
O parlamentar iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar aos falecidos no município. Em seguida, destacou a laicidade e a democracia do Brasil: “Liberdade de expressão constrói um legislativo forte, e com resultados coletivos. Esse é o objetivo de qualquer político que respeita a democracia”, disse afirmando que respeita todos os espectros políticos, e ressaltando a influência da política norte-americana: “O modelo de Joe Biden será utilizado aqui no Brasil, a partir de 2023”. Ronaldo também comentou a pandemia no país: “Foi dito que era uma gripezinha, e então tivemos 300 mil vítimas”, disse, ressaltando que respeita opiniões contrárias. Então, seguiu analisando a situação econômica atual: “Nos governos Fernando Henrique e Lula, um salário mínimo comprava 30 botijões de gás. Hoje, se compra 11. Respeitamos quem apoia o governo, mas não posso defender um governo onde 40% da população está com dificuldades de se alimentar”, afirmou, ressaltando ser a favor da democracia: “Na eleição do ano que vem, democraticamente e com educação, vamos arrumar a casa novamente”. Destacou, ainda, manifesto em favor da democracia, apoiado por partidos diversos.  

 

BENHUR TERRA (PSDB) 
Iniciou falando de pedido de sua autoria, sobre área pública na cidade: “Trata-se da praça em frente ao Concórdia. Meliantes se encontravam na praça e, a partir dali, partiam para cometer delitos. Na semana passada, conversei com o secretário de Obras e, no dia seguinte, estava instalado um refletor. Agora, está muito bem iluminado”, disse, destacando a atuação da gestão municipal.  

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 
A vereadora comentou sobre a Convenção do Partido Progressistas: “Giovane Dalmás foi reeleito presidente do partido. Michele Turchetti foi eleita presidente da Ação da Mulher Progressistas. E Luisa Arrojo como presidente da Juventude Progressista. Desejo a todos uma excelente gestão”. Falou então sobre Projeto de Lei homenageando ex-prefeito: “Trata-se da confecção de um busto de Miguel Chiapetta Cardoso, certamente merecedor dessa homenagem”, disse, afirmando ser a favor do projeto. Também chamou a atenção para o calendário de vacinação contra covid-19 desta semana. 

 

CATITE (REPUBLICANOS) 
O vereador elogiou a convenção do PP municipal: “Não pude comparecer, mas sei da grande convenção. Parabenizo o presidente Giovane, pelo trabalho feito com seriedade e responsabilidade. O partido vem trabalhando em prol de Tupanciretã há vários anos”. Em seguida, parabenizou o Figueira FC: “No último sábado, conseguiu a classificação para as quartas de final da Série Prata. Isso não é pouca coisa. Graças ao trabalho e dedicação, conseguiram esse êxito”, destacando como a equipe carrega consigo o nome de Tupanciretã pelo estado, e também a cobertura do JM Digital. Elogiou também o secretário de Esportes, Cultura e Turismo, João Flores, por ação cultural: “O Trem da Alegria se fará presente em Tupanciretã na próxima sexta-feira (27), ficando à disposição para o passeio de alunos e professores, cuidadores de creches, pacientes do CAPES, Casa de Passagem, APAE e CAE. Uma ação muito importante”, disse. Falou então de pedido de sua autoria: “Demanda antiga, os moradores do bairro Marcial Terra têm o anseio de ter uma quadra esportiva junto à Escola Brazilina Terra. Finalmente será executado esse projeto. Já está sendo feita a licitação”, disse, informando que também serão construídas novas salas de aula no colégio. Revelou conversas com deputado federal para aquisição de cestas básicas para o município, e relembrou a instalação de rede de internet gratuita no Abacatu. 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 
O vereador parabenizou os presidentes eleitos na convenção do PP, ocorrida no último sábado (21): “Desejo boa sorte aos novos presidentes. Contem sempre comigo”, destacando o número de filiados do PP, que ultrapassou os 1000 membros. Falou, então, de Projeto de Lei de sua autoria: “Várias pessoas me solicitaram que fosse feita homenagem ao ex-prefeito Miguel Cardoso. Sabemos o que ele representou no município, e ele também atuou na ONU, no Egito, indo para missão de paz em zona de guerra. Representou o país na Força de Emergência das Nações Unidas. Isso lhe rendeu diversas honrarias. Foi um expedicionário da paz”, destacou. Ao final de sua fala, Carlos Augusto reforçou o pedido para que os adultos jovens do município compareçam na Casa da Cultura para receber vacina contra o coronavírus. 

 

 

 

CARINA VALAU (MDB) 
A vereadora destacou a necessidade de se imunizar contra a covid-19, sugerindo possibilidades de incentivo à vacinação dos adultos jovens: “Acho que a escola, o patrão, o padrinho, a madrinha devem incentivar os jovens de 18 anos a se vacinar. É o que temos que fazer”. Ressaltou que a comunidade precisa estar atenta à política: “É necessário estar atento. Caso contrário, direitos são retirados, acrescentados, e ninguém fica inteirado sobre o assunto. Não se pode ficar alienado do mundo”, e então comentou sobre a PEC 32: “Na minha humilde opinião, é um retrocesso democrático. Respeitarei opiniões contrárias, mas é preciso saber a respeito do assunto. Estão falando que a PEC 32 irá acabar com o serviço público mal feito, mas isso já é possível de ser feito sem a PEC. Temos o direito de fiscalizar e abrir uma sindicância em caso de o serviço estar ruim. Ao acabar com estabilidade do funcionário público, os políticos irão encher os cargos de cabides de emprego. Apadrinhamento para garantir votos”, disse. Falou de emenda adquirida para o município: “Foi aprovado o projeto das academias. Teremos uma na Praça Leandro Kruel, outra no Bairro Pedreira, outra no Bairro Marcial Terra, e mais uma no Bairro Moraes”. Outra emenda fala sobre horta comunitária para área escolar: “Conseguimos a aprovação. Criaremos o projeto, junto da Secretaria da Agricultura. A criança precisa adquirir técnicas agrícolas”. 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP) 
Falou dos Pedidos de Providência de sua autoria: “Parece rotina solicitar quebra-molas nas ruas. Mas isso é demanda da comunidade”, disse, destacando a ocorrência de acidentes em avenida do município. O vereador destacou a liberdade ideológica ao comentar sobre a situação da pandemia no país: “Toda ideologia tem seu lado bom e seu lado ruim. O presidente, de fato, disse que a covid era uma gripezinha. Mas, por outro lado, somos o quarto país do mundo no ranking de vacinação. Países de primeiro mundo tiveram, proporcionalmente, o mesmo número de mortos que o Brasil”, disse, destacando ações como o auxílio emergencial. Em relação à inflação, afirmou ser muito alto o imposto estadual aplicado no preço do combustível: “Peço aos ouvintes que leiam e estudem. Hoje, o conhecimento está acessível em qualquer hora e lugar”, afirmou, destacando a importância da pesquisa sobre o histórico político dos candidatos nas eleições do ano que vem, e o papel do vereador nesse processo: “Temos de ser politizadores dos nossos eleitores, para que eles fiquem por dentro da política. Assim, evitam-se os votos impulsionados por trocas de favores”. Quanto a PEC 32, também afirmou ser contra a proposta, mas ressaltou que emendas ao projeto serão votadas. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
O chefe da Casa Legislativa comentou sobre perspectivas ideológicas: “Não podemos culpar uma pessoa pelo número de mortos por covid-19 no Brasil. Nunca erramos com o propósito de errar”. Também teceu críticas ao governo estadual: “O imposto no combustível é do governo estadual. É uma vergonha. Mais de 50% do preço do botijão é imposto, ICMS”, disse, destacando a ausência de corrupção no governo federal. “Que o povo saiba escolher, na próxima eleição, aqueles candidatos que não prejudiquem o povo humilde”. Finalizou sua fala informando sobre instalação de rede de água potável no Lajeado do Celso: “Onze famílias, moradoras do local, não possuem água encanada. Estarei agindo junto ao órgão competente para que a questão seja solucionada”, finalizou. 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.