noticias Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (13) fala sobre necessidade de aprimoramento de cargos na educação municipal e vota incentivo a atleta municipal para competição de nível nacional

Vereadores também lembraram da Abertura da Semana Farroupilha e de prêmio recebido na Expointer por agroindústria familiar

Publicada em 15/09/2021 às 08:47h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (13) fala sobre necessidade de aprimoramento de cargos na educação municipal e vota incentivo a atleta municipal para competição de nível nacional   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (13) fala sobre necessidade de aprimoramento de cargos na educação municipal e vota incentivo a atleta municipal para competição de nível nacional   Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (13) fala sobre necessidade de aprimoramento de cargos na educação municipal e vota incentivo a atleta municipal para competição de nível nacional

Link da Notícia:

Sessão legislativa desta segunda (13) fala sobre necessidade de aprimoramento de cargos na educação municipal e vota incentivo a atleta municipal para competição de nível nacional
 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

A sessão da Câmara de Vereadores desta segunda (13) tratou de temas relativos ao aprimoramento de determinadas funções das escolas municipais, coordenador pedagógico e psicopedagogo, enfatizando a necessidade de um trabalho específico para essas áreas. Também foi lembrado o  prêmio de Melhor Salame, conquistado pela Embutidos Fioresi na Expointer 2021. 

 

A situação de não ocorrência de casos de covid-19 no município também foi lembrada. Além disso, foi votado projeto de lei para patrocínio municipal a Mateus Ehlers, atleta de ultramaratona. 

 

 

 

Votações da Ordem do Dia: 

  • Projeto de Lei 057/2021: Diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2022. Aprovado por unanimidade;
  • Projeto de Lei 065: Autoriza bolsa incentivo com a Universidade Federal de Santa Maria. Aprovado por unanimidade;
  • Projeto de Lei 076: Autoriza o município a patrocinar o atleta  Mateus Ehlers. Aprovado por unanimidade.

 

 

 

 

Confira abaixo resumo das falas dos vereadores que se pronunciaram em plenário durante a manifestação pessoal: 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP)
Falou de indicações de sua autoria, relativas à educação: “Tendo em vista a importância da função de cordenador pedagógico nas escolas da rede municipal, e não existindo este cargo na prefeitura. Esse profissional é responsável pela coordenação e acompanhamento do programas e práticas pedagógicas da escola”, disse, listando as inúmeras funções desse profissional e pedindo regulamentação da função. Falou também da criação do cargo de psicopedagogo: “Função que precisa ser criada, para atender as crianças com dificuldades de aprendizagem, entre outras". 

 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
A vereadora reforçou as falas de Bladimir Pereira, referentes aos profissionais de educação, especialmente em relação ao psicopedagogo: “Convivendo com os jovens, percebemos que a pandemia mexeu bastante com o psicológico dos alunos. Na Escola Divino Mestre, desde 2020, já se fazia um trabalho nesse sentido, por conta da ansiedade e depressão desenvolvidas. Já tivemos casos de tentativas de suicídio de jovens. É um assunto muito sério. Uma preocupação que temos de discutir e tentar resolver”, disse. Falou também dos Embutidos Fioresi, campeões da Expointer na categoria Melhor Salame: “Isso é trabalho da agricultura familiar do município. Devemos valorizar esse trabalho”, disse, sugerindo moção em homenagem aos vencedores. Destacou ainda a importância de diferenciar liberdade de expressão e discurso de ódio: “Somos livres para expressar o que pensamos, desde que aquilo que estamos falando não ofenda ninguém”. 

 

RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua fala com os tradicionais votos de pesar. O vereador também enfatizou a igualdade entre todas as pessoas, independente da condição social. Comentou sobre possíveis mudanças nas medidas de segurança para viagens de avião e ônibus: “Sugiro que levem consigo as carteiras de vacinação, sob risco de não poder viajar”, disse, citando o imbróglio dos jogo Brasil X Argentina, que não ocorreu em função de não cumprimento dos protocolos sanitários. Falou ainda da importância da privatização da CEEE: “Um engenheiro da CEEE se aposentava com R$ 35 mil. Não há estrutura de estado que comporte essa condição. Hoje, um engenheiro da RGE ganha R$ 7 mil. Não é questão de que não se possa ganhar bem, mas tem de haver uma equação para que se possa gerar mais emprego e renda”, falou, elogiando as atuações do governador Eduardo Leite, que possibilitaram as melhoras na estrada Tupã-Santa Tecla e outras estradas da região: “Tudo foi feito com o dinheiro da CEEE, em conjunto com as prefeituras. Essas obras gerarão empregos”. Ainda comentou sobre as movimentações do PSDB nas prévias para a eleição presidencial em 2022: “Leite ou Dória, apoiaremos quem o partido definir”. 

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 
A parlamentar comentou sobre a ausência de casos de covid-19 no município: “Graças ao trabalho incansável da equipe de saúde. Vamos continuar mantendo os cuidados, que assim seguiremos tendo sucesso”, disse, expressando luto por aqueles que perderam a batalha contra o coronavírus. Comentou também sobre o prêmio de Melhor Salame, conquistado na Expointer pela família Fioresi: “Acompanho a família desde o início, quando começaram a construção da sede da sua agroindústria familiar. Lembro do trabalho para adequação da indústria, para conseguirem produzir o que produzem hoje. Estão de parabéns”. 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.