Tupanciretã

Abertura da Semana Farroupilha enaltece Anita Garibaldi e sua atuação na Guerra dos Farrapos

Cerimônia, que contou com apresentações artísticas, enfatizou a força e a coragem da mulher no Rio Grande do Sul e no país

Publicada em 14/09/2021 às 11:13h

por Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

Na tarde desta segunda (13), na Casa de Cultura, em virtude da previsão de mau tempo, ocorreu a Abertura da Semana Farroupilha. O evento, que teve cobertura ao vivo do JM Digital, contou com a presença de diversas autoridades do município. Entre elas, o prefeito, Gustavo Terra; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Bárbara Terra; o vice-prefeito e secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Márcio Dias; o comandante da Brigada Militar em Tupanciretã, Tenente Eleno; o presidente do Legislativo, Benezer Cancian. Todos foram recebidos ao palco pelo secretário de Esporte, Cultura e Turismo, João Flores. 

 

A mestre de cerimônias, Daiana Neto, apresentou o evento, introduzindo o tema central das comemorações farroupilhas de 2021 em Tupanciretã: Caminhos de Anitas, que valoriza a trajetória de Anita Garibaldi, heroína que guerreou na Guerra dos Farrapos defendendo a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A força da mulher esteve representada também pelas Anitas que participaram do translado da Chama Crioula, de Cruz Alta até Tupanciretã, junto do Grupo de Cavalgada Antônio Correia Gomes. O Grupo dos Oito, gaúchos honrados, que transbordam amor pelo Rio Grande do Sul também foram especialmente lembrados. 

 

 

Cavalarianos chegam à Casa de Cultura com a Chama Crioula

 

O músico tupanciretanense Regis Reis, artista de renome estadual, e o cantor castilhense, Dartagnan Portela, executaram o Hino Nacional Brasileiro enquanto a primeira-dama Bárbara Terra; a vereadora Arlete Silveira; e a secretaria municipal de Educação, Rosani Didone traziam ao palco as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Tupanciretã, respectivamente. Após, os músicos cantaram o Hino de Tupanciretã. 

 

Em seguida, foi a vez do Padre Cristiano Quatrin abençoar a Semana Farroupilha: 

  • “Que possamos cultivar a nossa tradição, lutando pela defesa da vida. Peço ao Pai Celestial que derrame sobre todos, sobre os piquetes, CTGs e entidades nativistas a bênção de Deus. Tradição e fé andam juntos”, disse, convidando o público para a Missa Crioula, que acontece nesta terça (14) na Casa de Cultura, às 19h. 

 

O secretário de Esportes, Cultura e Turismo foi o próximo a fazer uso da palavra, agradecendo a todos que participaram da realização do evento, exaltando o trabalho em conjunto e comentando sobre os cavalarianos: 

  • “Cavalarianos, mulheres e homens de valor que cultuam a verdadeira tradição, e hoje transportaram a Chama Crioula, que irá reacender a nossa esperança, iluminando nossos caminhos e o amor por esse pago em nosso coração. Este pago tem dono: é de todas as gaúchas e gaúchos. Viva o Rio Grande!”, disse, exaltando também a união e trabalho em equipe do executivo municipal. 

 

O chefe do legislativo, Benezer Cancian também proferiu algumas palavras: 

  • “Todos nós gaúchos honramos esse momento onde é comemorado o tradicionalismo gaúcho. Quero fazer um agradecimento especial a todas as mulheres, principalmente as Anitas, representando Anita Garibaldi. Todos somos sabedores da importância da mulher na nossa sociedade. Que todos tenhamos uma feliz Semana Farroupilha”, disse, lembrando da Professora Jucinara Andreatta, agente ativa na promoção da cultura e da sociedade de Tupanciretã. 

 

 

A seguir, o Grupo Desbravadores, trabalho de ordem social, que promove os bons costumes, valores e civismo, de ordem mundial e ligado à Igreja Adventista fizeram a Ronda da Chama Crioula até o palco da Casa de Cultura. O grupo, coordenado pelo Médico Esteves, praticou exercícios militares e entregou exemplares de livro às autoridades presentes:

  • “Pela graça de Deus, serei puro, bondoso e leal. Guardarei a lei do Desbravador, serei um servo de Deus e amigo de todos”, entoaram os Desbravadores. 

 

Ao final, o Médico Esteves fez breve pronunciamento: 

  • “Agradecemos esta cidade, que nos acolhe. Estamos muito felizes em fazer parte de Tupanciretã. Esse grupo tem representantes em todo o mundo, e tem como objetivo ajudar os jovens de 10 a 15 anos: fase tão cheia de hormônios, onde as pessoas tomam, no geral, as principais decisões da vida. Nosso objetivo é tirar a criança da ociosidade e dar a ela a oportunidade de ser um bom cidadão no futuro”, afirmou, destacando também a prática do acampamento e esporte, praticada pelo grupo. 

 

 

Então, foi a vez de Luciane da Silva Brum, especialista em cultura tradicionalista, proferiu fala sobre o tema da Semana Farroupilha 2021: Caminhos de Anita. Iniciando sua intervenção com uma bela declamação Luciane descreveu o papel de Anita Garibaldi na Revolução Farroupilha, destacando a força e a coragem dessa heroína: 

  • “Há 200 anos, Anita celebrou a garra, a coragem e a fibra da mulher brasileira. Vamos explanar, em quatro pontos, os Caminhos de Anita: na estrada do Batu, com seu filho Menotti Garibaldi ainda pequeno; falando do contexto da nossa Guerra dos Farrapos no século XIX; heroicizando Anita e falar sobre as comemorações da Semana Farroupilha; reverenciando, respeitando e valorizando a mulher na sociedade em que estamos inseridos”, disse, apresentando um detalhado contexto histórico dos pormenores que motivaram a Revolução Farroupilha. A história de vida de Anita Garibaldi, com seus atos de bravura, em favor do Rio Grande do Sul e de sua família, foi narrada com riqueza de detalhes pela especialista. “Através de Anita, homenageamos todas as mulheres brasileiras. Verdadeiras heroínas que batalham incessantemente, na batalha cotidiana pela sobrevivência. Mães, irmãs, filhas, netas, todas as Anitas que partiram nessa pandemia. Essas heroínas que trabalharam nos hospitais nesse tempo pandêmico. Todas elas seguiram o exemplo de Anita, mulher aguerrida, à frente de sua época, que nunca deixou de expressar sua opinião”.

 

 

O prefeito Gustavo Terra realizou o último pronunciamento da noite: 

  • “Fico sem palavras, após uma aula (sobre Anita Garibaldi) dessas. Poderíamos falar muito sobre essa Revolução. Como produtor rural, é importante que a nossa classe saiba que foi por causa do setor primário, pecuaristas e proprietários de charqueadas, que houve a Revolução.”, disse, explicando as questões tributárias e econômicas que motivaram o conflito, destacando a importância do charque na economia do Brasil Imperial da época. 

O gestor municipal, então, declarou aberta a Semana Farroupilha:

  • "Aqueles que conhecem nossa história, sabem da importância de preservamos essa Chama Crioula. Mais do que na pira, em nosso coração: para preservarmos nossas raízes. Em nome da liberdade, igualdade e fraternidade, declaro aberta a nossa Semana Farroupilha!

 

Autoridades recebem a Chama Crioula na Casa de Cultura

 

 

Após as palavras do prefeito, foi o momento do translado da Chama Crioula para o Palanque Oficial, finalizando a cerimônia. 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2021 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.