Tupanciretã

Autoridades municipais comentam a Abertura da Semana Farroupilha

Em exclusiva ao JM Digital, prefeito, vice-prefeito e secretário de Cultura, Esporte e Turismo ressaltaram a importância do evento e a simbologia da Chama Crioula

Publicada em 14/09/2021 às 11:38h

por Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 

Além de realizar a cobertura ao vivo da solenidade de abertura da Semana Farroupilha, o JM Digital também realizou entrevistas exclusivas com autoridades presentes, que puderam comentar sobre as expectativas para as comemorações, e também sobre as impressões a respeito do evento. Além disso, as autoridades também destacaram pontos importantes na execução do evento: 

 

 

O prefeito Gustavo Terra trouxe o contexto histórico para falar da importância do tradicionalismo: 

  • “Neste ano, temos a ausência do brilhantismo do desfile dos cavalarianos. Tenho certeza que todo o estado espera por esse momento, mas não podemos baixar a guarda com a covid-19. Temos a Chama Crioula acesa em nosso peito. Devemos, todos nós, gaúchos, trazer viva essa chama, em respeito aos nossos ancestrais, que conquistaram o reconhecimento do Rio Grande do Sul em relação ao país. Também é uma questão de justiça, pelos gaúchos que batalharam na Revolução Farroupilha. Saímos vitoriosos na união do nosso povo”, disse o prefeito, parabenizando a cobertura do JM Digital durante os atos em Brasília, no feriado da Independência. 

 

O vice-prefeito Márcio Dias detalhou o translado da Chama Crioula, de Cruz Alta até Tupanciretã: 

  • “Satisfação muito grande estarmos a frente do município, e fazer as aberturas da Semana da Pátria e da Semana Farroupilha. Ontem (domingo, 12), fomos buscar a chama em Cruz Alta. Tudo muito bem organizado, e estamos seguindo todas as orientações sanitárias. Entre a Semana da Pátria e a Semana Farroupilha ganhamos o presente de zerar a covid-19 em Tupanciretã. Satisfação por ver as nossas ações dando resultado, e a comunidade entendendo a situação”, disse o vice-prefeito, Márcio Dias.  

 

 

 

 

 

Então, comentou sobre o trajeto da Chama em Tupanciretã: 

  • "A Chama Crioula veio pelas mãos do coordenador campeiro da 9ª Região Tradicionalista, Valdoir Peixoto; e também pelo representante do administrativo e da nossa secretara, Lucas Langue, que está trazendo a bandeira da região. Junto da Brigada Militar, dos Bombeiros Voluntários e de alguns cavalarianos que estão representando as entidades do nosso município e o nosso tradicionalismo”, detalhou. 

 

 

Finalizou destacando o papel das novas gerações no tradicionalismo: 

  • “A tradição gaúcha é um exemplo de valorização da cultura para o resto do país. E aqui temos a presença de muitos jovens, que são o futuro do tradicionalismo”, disse Márcio Dias. 

 

 

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo se mostrou feliz pelo resultado do evento: 

  • “A solenidade ficou à altura da importância desta data. Quem esteve presente, ficou satisfeito, pois foi uma bela cerimônia. Agradeço a todos que nos prestigiaram”. 

 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2021 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.