noticias897 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa da última terça (21) comenta eventos da Semana Farroupilha e crescimento da covid-19 em Tupanciretã

Obras de infraestrutura em todo o município e possibilidade de interrupção de produção de medicamento contra o câncer também foram levantados

Publicada em 22/09/2021 às 11:54h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa da última terça (21) comenta eventos da Semana Farroupilha e crescimento da covid-19 em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Sessão legislativa da última terça (21) comenta eventos da Semana Farroupilha e crescimento da covid-19 em Tupanciretã   Compartilhar a noticia Sessão legislativa da última terça (21) comenta eventos da Semana Farroupilha e crescimento da covid-19 em Tupanciretã

Link da Notícia:

Sessão legislativa da última terça (21) comenta eventos da Semana Farroupilha e crescimento da covid-19 em Tupanciretã
 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

A sessão da Câmara dos Vereadores desta semana aconteceu excepcionalmente na terça-feira (21), em função do feriado da Revolução Farroupilha, comemorado na segunda (20). A comemoração, inclusive, foi lembrada pelos vereadores em tribuna, que exaltaram a força de vontade e o ímpeto do povo gaúcho, mesmo perante às dificuldades, e também a tradição de nossa cultura, que passa de geração a geração, desde a infância. 

 

O aumento dos casos de covid-19 no município também foi ressaltado, e motivou mudanças nos procedimentos de trabalho dentro da Câmara: os vereadores estão orientados a atender apenas uma pessoa por vez em seus gabinetes, mediante autorização do presidente da Câmara. 

 

 

Votações da Ordem do Dia: 

  • Emenda Aditiva nº1 ao Projeto de Lei 064 – Fixa limite máximo de aposentadoria e pensões pelo regime de previdência, autoriza adesão ao plano de benefícios de previdência complementar e dá outras providências. Aprovada por unanimidade. 

 

  • Projeto de Lei 068 – Institui o Projeto Vida Ativa. Aprovado por unanimidade. 

 

  • Projeto de Lei 069 – Institui o Projeto Semeando o Futuro. Aprovado por unanimidade.  

 

 

 

 

Confira abaixo resumo da fala dos parlamentares que se manifestaram em tribuna: 

 

BLADIMIR PEREIRA (PP)
O vereador iniciou seu pronunciamento falando do Tradicionalismo: “Quero enaltecer as pessoas que fazem nossa cultura gaúcha ser passada de geração em geração. Nossa cultura está enraizada em nossos corações, atitudes e comportamento desde que nascemos. Já tramita projeto para tornar a cultura gaúcha patrimônio imaterial do Brasil”, disse, agradecendo aos tupanciretanenses que atuam no fortalecimento da cultura gaúcha. Bladimir também relatou detalhes de conversas com o prefeito: “Existe a grande possibilidade de, no ano que vem, acontecer concurso público para o magistério”, afirmou. Revelou também detalhes sobre melhorias de infraestrutura: “O prefeito afirmou que, assim que firmar o tempo, todas as estradas no interior serão recuperadas”, disse, ressaltando que Gustavo Terra foca em projetos duradouros. Bladimir também agradeceu ao vereador Benezer Cancian pelas orientações recebidas, e comentou de obra em área periférica da cidade. “Iniciou hoje às 9h a licitação para conclusão do calçamento da rua em frente a sede campestre do Clube Comercial e Secretaria de Obras”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT)
A vereador falou sobre interrupção da produção de medicamentos para o tratamento de câncer: “Entraremos em outubro, onde há o Outubro Rosa, mês de combate ao câncer. E o instituto ligado ao Ministério da Saúde que produz medicamentos contra essa doença irá interromper os trabalhos. Convido os vereadores para fazermos nossa manifestação, para que sejam comprados insumos para produção desses medicamentos”, disse, enfatizando que o deputado Paulo Pimenta solicitou requerimento para que o Ministro da Saúde compareça na Câmara dos Deputados para prestar explicações a respeito do assunto. “Existem hospitais interrompendo tratamento de quimioterapia por conta dessa situação”. Citou também caso de feminicídio em cidade da região: “Isso é prova de que temos que falar sobre o assunto, e aprovar leis nas Casas Legislativas”Jocelene também comentou sobre a Semana Farroupilha: “Dizemos que somos um povo cheio de brio e valores, e somos mesmo. Eu me refiro não só ao cultivo da tradição, mas ao nosso povo. Tirar o sustento da família sem trabalho, vivendo na informalidade, não é fácil. Temos de reconhecer a bravura e força do povo gaúcho”, disse, destacando o alto preço da carne. 

 

RONALDO SALLES (PSDB)
Iniciou sua manifestação com os tradicionais votos de pesar, entre os quais fundador de associação municipal de doação de sangue. Ronaldo também ressaltou a igualdade entre as pessoas, e o espírito de comunidade: “Vamos corrigir nossos equívocos, fazendo o possível para o bem dos nossos semelhantes. Na hora de optar, que optemos pelos mais pobres”. O vereador também destacou versículo bíblico que exalta a sabedoria. Finalizou sua fala com a oração da semana. 

 

ARLETE SILVEIRA (PP)
Iniciou falando da Semana Farroupilha: “Devido à pandemia, não foram realizados desfiles nem bailes de CTG. Mas, as comemorações ocorreram na Abertura e Encerramento. Saúdo todos os envolvidos na organização do evento, inclusive as Anitas, que representaram a força e determinação da mulher gaúcho, e o Movimento Tradicionalista Gaúcho. Parabenizo também o secretário João Flores, e toda sua equipe”. Comentou sobre o crescimento de casos de covid-19 no município: “Semana passada anunciamos que os casos haviam zerado, porém, ontem (segunda) já estávamos com 25 casos ativo novamente. Peço que a comunidade se vacine e siga se cuidando”. 

 

BENEZER CANCIAN (PP)
Referindo-se aos vereadores do seu partido, o parlamentar garantiu que sempre auxiliará em seus trabalhos em prol da comunidade. Também deu detalhes de viagem a Brasília, onde foram buscados recursos para o município: “Hoje (terça, 21), está sendo feita a licitação para continuação do calçamento no segmento da Rua Antônio Silveira. Recurso de R$ 250 mil que conseguimos através do deputado federal Pedro Westphalen, que tem auxiliado o município com emendas em diversas áreas”, disse, citando também emenda de ex-vereador adquirida junto ao então deputado Danrlei. Citou ainda emenda de R$ 400 mil para o Hospital Brazilina Terra: “Está tramitando em Brasília a documentação para o repasse do montante ao Fundo Estadual de Saúde, que então irá transferir a quantia para o Fundo Municipal de Saúde”, disse, justificando as viagens para fora do município como buscas por melhorias para a Capital da Soja.

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.