noticias284 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa dessa segunda (4) comenta obras na estrada Tupã-Santa Tecla e o Outubro Rosa

Possibilidades de passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais, e de desconto para vacinados foram levantadas. Também foram proferidos comentários sobre o protesto do último sábado (2), em crítica ao governo federal

Publicada em 06/10/2021 às 09:58h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa dessa segunda (4) comenta obras na estrada Tupã-Santa Tecla e o Outubro Rosa   Compartilhar a noticia Sessão legislativa dessa segunda (4) comenta obras na estrada Tupã-Santa Tecla e o Outubro Rosa   Compartilhar a noticia Sessão legislativa dessa segunda (4) comenta obras na estrada Tupã-Santa Tecla e o Outubro Rosa

Link da Notícia:

Sessão legislativa dessa segunda (4) comenta obras na estrada Tupã-Santa Tecla e o Outubro Rosa
 (Foto: Jornal Manchete Digital)

 

A sessão legislativa desta segunda (4) contou com pronunciamentos estimulando a vacinação daqueles ainda não imunizados, além de pedidos de melhorias de infraestrutura em estrada, e de ligação de rede de água no interior do município. O protesto contra o governo Bolsonaro também foi lembrado por alguns parlamentares.  

 

A primeira sessão da Câmara de Vereadores no mês de outubro também ficou marcada pelos agradecimentos do vereador Alaor Silveira, suplente do vereador Bladimir Pereira, a quem devolve a cadeira na próxima semana; Bladimir estava cumprindo quarentena. Além disso, Ronaldo Salles proferiu longo discurso valorizando a democracia e a liberdade de pensamento e opinião política. 

 

Votações da Ordem do Dia: 

Projeto de Lei 083/2021 - Normatiza o transporte municipal para pessoas idosas e pessoas com deficiência: Aprovado por unanimidade. 

 

 

 

 

Confira abaixo o resumo das falas dos vereadores que se manifestaram em tribuna durante a sessão: 

 

ARLETE SILVEIRA (PP) 
 A parlamentar falou de Pedido de Providência de sua autoria: “No Corredor dos Viannas, existem áreas alagadas na estrada impossibilitando, muitas vezes, a passagem de carros pequenos”, disse, pedindo atenção da Secretaria de Obras para a pauta. Também parabenizou o município pelo asfalto na estrada Tupã-Santa Tecla: “Algo necessário há tanto tempo. Seis quilômetros neste ano, e mais oito no próximo. Parabéns ao prefeito Gustavo Terra”. Lembrou também de projeto que reconhece o funcionamento dos Bombeiros Voluntários no RS: “O principal benefício será a segurança jurídica para os prefeitos, que poderão fazer o repasse de verbas”. Arlete lembrou da vacinação contra febre amarela, que acontece no próximo sábado (9). 

 

CARLOS AUGUSTO (PP) 
Lembrando do Outubro Rosa, iniciou sua fala ressaltando o trabalho da Liga de Combate ao Câncer em Tupanciretã: “A Liga está comemorando 42 anos, e está realizando brechó, também mobilizando as pessoas para realizar os exames de prevenção. Atendem 87 pacientes com um grupo de 50 voluntárias. É muito importante que os poderes públicos ajudem cada vez mais a Liga”, disse, destacando a campanha da Soja, que angaria arrecadações para a Liga. Falou também da Caminhada das Vitoriosas, organizada pela Liga, que acontece no dia 14/10: “A saída é às 16h, na esquina do Banrisul, seguindo até a Praça Coronel Lima”, finalizou, convidando a comunidade a participar. 

 

ALAOR SILVEIRA (PP) 

O vereador fez proposição pedindo oftalmologista para as escolas: “Pelo menos uma vez por ano, para beneficiarmos os alunos da cidade”. Falou também sobre problema relacionado ao estacionamento de veículos abandonados: “Peço que seja fiscalizado. Muitas vezes, o dono do automóvel não tem como retirá-lo do local. Então, o município poderia prestar auxílio”. Também fez agradecimento ao prefeito Gustavo Terra pela atuação na questão da estrada Tupã-Santa Tecla: “Gustavo, assim como todos os prefeitos do PP que bem administraram a cidade, está fazendo um bom trabalho”, disse, ressaltando que conhece as dificuldades das pessoas do município. Parabenizou também a Secretaria de Obras pelo trabalho nas estradas do município. Parabenizou ainda os trabalhadores da saúde, e pediu para que os não vacinados decidam se imunizar. Agradeceu ao vereador Bladimir, de quem é suplente: “Procurei fazer o meu melhor. Meus pedidos são para que possamos ver nosso município em primeiro lugar. Temos pessoas capazes”. 

 

JOCELENE AQUINO (PT) 
Falou de pedido de morador da localidade de São Bernardo: “Questão relacionada à rede de água. Desde o início do ano, entramos em contato com o secretário e o prefeito, e foi nos dado um prazo. Nossa preocupação é que o tempo está passando e a comunidade continua sem rede de água”, disse ressaltando como água é qualidade de vida. Falou de indicação de sua autoria sobre passaporte vacinal, ressaltando programa já em andamento: “Algumas lojas já aderiram ao programa no qual, apresentando a carteirinha, o cliente ganha certa porcentagem de desconto”, disse, ressaltando que a Associação Comercial achou a ideia interessante. Falou também sobre protesto realizado contra o governo Bolsonaro: “Fizemos uma caminhada, conversando com a população. Demos nosso grito de descontentamento com o governo federal. Não precisa ser derrotado ou vencedor das eleições para perceber que a vida está cara. Todo mundo entende que o botijão de gás está caro, que a carne está cara”, afirmou, exaltando a democracia, que permite o debate de ideias. 

 

RONALDO SALLES (PSDB) 
Iniciou seu pronunciamento com os tradicionais votos de pesar. Ressaltou então como todas as pessoas são iguais, independente da classe social, e que a bondade e a simplicidade deve ser ideais valorizados. Ronaldo então ressaltou a democracia e o respeito à opinião de todos: “Tem de haver divergência, mas acima de tudo, convergência para fazer aquilo que beneficia a coletividade”. Falou então sobre o mandato de Eduardo Leite: “Educado, ponderado, diplomático e respeitado por todos os prefeitos do Rio Grande do Sul”, disse, destacando as obras feitas pelo governo estadual nas estradas gaúchas e os elogios feitos pelo prefeito Gustavo Terra ao governador Eduardo Leite e secretário de Logística e Transportes Juvir Costella. Destacou ainda como é a favor da livre iniciativa, e também da distribuição de renda, sempre respeitando as minorias. Ressaltou ainda como diversos órgãos públicos, e políticos atuais e de gestões passadas trabalharam em conjunto para conseguir o asfaltamento da estrada Tupã-Santa Tecla. Também falou da regularização dos salários dos funcionários públicos estaduais, feita por Eduardo Leite. E lembrou da figura de Fernando Henrique Cardoso: “Temos que ter a leitura do bem da coletividade. Somos a favor dos direitos humanos”. Comentou ainda da manifestação de sábado (2), contra o governo Bolsonaro: “Isso é democracia. Respeito quem é a favor o Bolsonaro, mas eu também tenho de ser respeitado. Na época de Fernando Henrique e Lula, um salário mínimo comprava 30 botijões de gás. Hoje, compra 10. Existem cerca de 5.000 pessoas em Tupanciretã que estão em vulnerabilidade social. Esse regime não pode continuar, isso é vergonhoso. Sou o vereador com o maior número de mandatos no Rio Grande do Sul, e respeito a todos”, finalizou. 

 

BENEZER CANCIAN (PP) 
Parabenizou o vereador Alaor Silveira pela participação nas sessões: “Sempre preocupado com as necessidades do nosso povo, e procurando auxiliar em tudo o que está no seu alcance”. Também comentou sobre a atuação da Liga Feminina Tupanciretanense de Combate ao Câncer: “Quando se fala em câncer, ficamos assustados. É uma situação muito delicada, e devemos manifestar o total apoio à Liga”, disse, se dirigindo à presidente da Liga, Fátima Savian, em nome de todas as pessoas que atuam na instituição. Ressaltou então o Outubro Rosa, que pede pela conscientização em relação à prevenção do câncer de mama: “Em todos os meses do ano, a Liga está à disposição e trabalhando em prol da comunidade. Nós, vereadores, estaremos sempre dispostos a dar nosso apoio e incentivo”. Comentou então sobre o início das obras na estrada Tupã-Santa Tecla: “Nosso tão sonhado asfalto. Há mais de 40 anos essa situação acontece, no penúltimo ano de mandato de governos estaduais. Espero que, este ano, seja dado o início e que as obras tenham continuidade”, finalizou. 

 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.