Tupanciretã

II Encontrão do 9º Ano apresenta o Novo Ensino Médio e promove palestra motivacional para os estudantes

Alunos das redes municipal e estadual de ensino cursando o último ano do Ensino Fundamental acompanharam de forma remota falas sobre a organização do currículo do Ensino Médio e sobre a preparação para a vida no futuro

Publicada em 27/10/2021 às 10:10h

por Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

 

Nesta manhã desta terça (26), o JM Digital transmitiu a segunda edição do Encontrão do 9° Ano, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Participaram do evento, diretores, professores e profissionais da educação.

As palestras ficaram sob responsabilidade da assistente social Luana Rambo Assis, e dos diretores das escolas estaduais que oferecem Ensino Médio em Tupanciretã: Carmen Genro (diretora do IEE Mãe de Deus) e José Rogério Machado Salles (diretor da EEEM Joaquim Nabuco). O músico Jorginho Veiga, executou canções inspiradoras durante os intervalos, enquanto os estudantes das redes municipal e estadual acompanhavam o evento de forma remota.

 

Músico Jorginho Veiga executou canções durante o evento (Foto: Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

 

Antes das palestras, a secretária de Educação, Rosani Didone, proferiu algumas palavras: 

  • “É um momento especial, esse do encontro das escolas que possuem ensino médio com as do ensino fundamental. O que espera do ensino médio esses alunos? Os alunos já estão saindo da pré-adolescência e entrando em outra fase da vida. Isso necessita do nosso apoio e compreensão da necessidade desses alunos”.

Então, a assistente social Luana Rambo Assim iniciou sua palestra, que apresentou cinco pontos importantes para a construção de uma vida feliz e significativa. O primeiro deles era o Propósito:

  • “Gostaria que refletíssemos sobre algumas questões: qual o seu propósito de vida? Passamos muito tempo envolvidos com várias atividades e afazeres. E, muitas vezes, não pensamos a cerca da nossa vida. Precisamos entender que a vida é feita de ciclos, e cada ciclo exige uma nova versão de nós. Vocês, alunos, estão passando por um momento de transição. Terão novas experiências e oportunidades. Um novo ciclo vai se abrir, e precisamos vivê-los da melhor forma possível, para termos qualidade de vida”.

 

 

 

 

Depois, falou do autoconhecimento:

  • “Para sabermos do nosso propósito de vida, precisamos nos conhecer. Quando a gente não se conhece, acabamos aceitando coisas que não merecemos. As pessoas irão nos orientar, mas cada um possui o seu padrão de felicidade”.  

O terceiro ponto engloba dedicação e persistência:

  • “Dedicação e persistência abrem as portas do sucesso. Com foco e meta, nos dedicamos. Esse processo de transição trará situações boas e também algumas desconfortáveis, isso faz parte da vida da gente”. 

Além de conhecermos nossos objetivos e a nós mesmos, e sermos persistentes, Luana também enfatizou que é preciso aprender que a vida adulta traz responsabilidades:

  • “Quando vamos atingindo a fase da adolescência, juventude e, depois, a fase adulta, precisamos entender que a responsabilidade é fator fundamental. Nós mesmos somos responsáveis pela nossa vida. Precisamos pensar o hoje com responsabilidade, para alcançar nossos objetivos no futuro".

E acima de tudo, é necessário amor pelo o que se faz:

  • “Se eu não tenho a satisfação e o desejo por aquilo que eu almejo, eu não conseguirei vencer as situações dificultosas. Tudo que a gente for fazer, que façamos com amor. Quando você ver seus sonhos realizados, saberá que a perseverança valeu a pena".

 

Assistente Social Luana Rambo Assis recebe lembrança da Secretária Municipal de Educação, Rosani Didone (Foto: Jornal Manchete Tupanciretã Digital)

 

Após a palestra, foi a vez dos diretores apresentarem suas escolas de Ensino Médio aos alunos do 9º ano. Primeiro, a diretora do IEE Mãe de Deus, Carmem Genro:

  • “O ensino médio na escola Mãe de Deus é oferecido nos turnos da manhã e noite. Trata-se do Novo Ensino Médio. Ele tem uma carga horária maior, e tenta direcionar vocês, alunos, para o mercado de trabalho. No primeiro ano, haverá duas disciplinas diferentes: projeto de vida e orientação para o mercado de trabalho. A partir do 2º ano, o aluno pode fazer sua opção no itinerário que a escola ofertar. O Mãe de Deus oferta empreendedorismo e saúde. Os alunos poderão escolher as áreas com as quais tem mais afinidade. Também ofertamos o curso normal, que prepara os alunos para serem professores da educação infantil até o 5º ano. Ao final do curso, o aluno recebe um diploma. Existe o Projeto Avançar para Educação, onde será ofertada uma bolsa auxílio para permanência na escola. Ainda não sabemos os requisitos para concorrer à bolsa, mas, certamente, considerará frequência e aproveitamento. Teremos 130 vagas de 1º ano do ensino médio para o ano que vem, com as inscrições iniciando em 1/11”, disse.

Em seguida, o diretor da EEEM Joaquim Nabuco, José Rogério Machado Salles, falou sobre o educandário que dirige:

  • “O ensino médio é ofertado no turno da manhã, com inscrições iniciando em 1/11. É a última etapa da educação básica no Brasil, voltada para o mercado de trabalho, aprimorando os conhecimentos já adquiridos nas etapas anteriores. Estamos aguardando as orientações para a implantação do Novo Ensino Médio, que inicia em nossa escola em 2022. Na Escola Joaquim Nabuco, temos palestras motivacionais, eventos como soletrando, concurso de redação, além de participação no JEST e JERGS. Também temos o Corredor das Artes, com pinturas realizadas pelos alunos, e a Banda da Escola, que faz várias apresentações durante o ano (exceto durante a pandemia). Há também o Trote Solidário, feito com total respeito, o trote é feito para recepcionar o aluno e proporcionar uma melhor inclusão de todos os alunos”, disse, convidando alunos e professores para a 7ª Mostra de Trabalhos e 1ª Mostra de Profissões.

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2021 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.