noticias553 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Especial Tupanciretã, 93 anos; Do Charque à Soja

Quase 100 anos mais tarde, os mesmos pagos seguem capazes de produzir, mas agora em uma nova frente: a soja, o ?ouro verde?, como chama Álvaro Rúben Ferreira, outro grande historiador que observou de perto nossa cidade. A oleaginosa se adaptou ao cli

Publicada em 21/12/2021 às 17:57h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Especial Tupanciretã, 93 anos;  Do Charque à Soja   Compartilhar a noticia Especial Tupanciretã, 93 anos;  Do Charque à Soja   Compartilhar a noticia Especial Tupanciretã, 93 anos;  Do Charque à Soja

Link da Notícia:

 

 

Localizada no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, a cidade de Tupanciretã comemora nesta terça (21) 93 anos de emancipação. Com quase um século de história (sem mencionar o período onde ainda era subordinada a outros municípios), a Terra da Mãe de Deus evoluiu muito desde sua consolidação com uma das principais cidades do estado, especialmente no tocante ao desempenho agropecuário. 

 

Unindo passado e presente, o JM Digital convida a todos a percorrer um pouco dessa trajetória praticamente centenária de nossa querida terra, que acolhe a todos de braços abertos. 

 

Voltando no tempo, vemos que a posição de destaque nesses setores tão característicos da lida gaúcha (pecuária e agricultura) é tradição em Tupanciretã há muitas décadas. A imponente construção do Frigorífico, visualizada de diversos lugares do município, nos carrega de volta ao tempo da “Xarqueada Tupanciretã” (a grafia da época usava o X), fundada por Pedro Osório em 1908. Chegando a abater 36.000 cabeças de gado no ano de emancipação, a empresa foi fundamental no processo de desenvolvimento daquela cidade que hoje também é conhecida por Capital Gaúcha da Soja. 

 

 

 

 

Do charque à soja, Tupanciretã viu mudanças na estruturação da sua economia, mas sempre mantendo o espírito de trabalho e sucesso, que caracteriza a história da cidade. Os campos do município, repletos de coxilhas e celebrados pelas vastas pastagens, como nos conta Manoelito de Ornellas, já eram considerados ideais para a criação de gado. 

 

Quase 100 anos mais tarde, os mesmos pagos seguem capazes de produzir, mas agora em uma nova frente: a soja, o “ouro verde”, como chama Álvaro Rúben Ferreira, outro grande historiador que observou de perto nossa cidade. A oleaginosa se adaptou ao clima subtropical úmido e à altitude de cerca de 465 metros, e encontrou em Tupanciretã cenário ideal para florescer. Foi a partir dos anos 1970 que se iniciaram as primeiras plantações em larga escala. Desde então, o município vem batendo recordes, sempre liderando o índice de produção em nível estadual; além de também ser protagonista em conversas referentes ao grão transgênico. 

 

 

O bom desempenho econômico do município se reflete em diversos indicadores (dados do IBGE): 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considera a expectativa de vida, o nível de escolaridade, e a renda para, em termos gerais, determinar uma média de qualidade de vida. O IDH de Tupanciretã é 0,709; índice considerado alto.   

 

O PIB de Tupanciretã, em 2018, foi de R$ 1.281.989,69. No mesmo ano, o PIB per capita foi de: R$ 53.810,85. 

 

APOIO:

Poder Legislativo Municipal










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.