noticias691 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Após reunião do CONRural, Vice-prefeito e secretário da Agricultura Márcio Dias detalha as principais demandas motivadas pela estiagem e a expectativa pelo recebimento de recursos

Situação da seca no interior de Tupanciretã exige que administração e comunidade trabalhem em harmonia para a diminuição de danos. Pedido de auxílio em nível federal e estadual foi realizado pela administração

Publicada em 18/01/2022 às 11:57h

Leonardo Pinto dos Reis - Estudante de Letras


Compartilhe
Compartilhar a noticia Após reunião do CONRural, Vice-prefeito e secretário da Agricultura Márcio Dias detalha as principais demandas motivadas pela estiagem e a expectativa pelo recebimento de recursos   Compartilhar a noticia Após reunião do CONRural, Vice-prefeito e secretário da Agricultura Márcio Dias detalha as principais demandas motivadas pela estiagem e a expectativa pelo recebimento de recursos   Compartilhar a noticia Após reunião do CONRural, Vice-prefeito e secretário da Agricultura Márcio Dias detalha as principais demandas motivadas pela estiagem e a expectativa pelo recebimento de recursos

Link da Notícia:

Após reunião do CONRural, Vice-prefeito e secretário da Agricultura Márcio Dias detalha as principais demandas motivadas pela estiagem e a expectativa pelo recebimento de recursos
 (Foto: JM Digital)

Na última segunda-feira (17), após reunião com o CONRural, o vice-prefeito e secretário da Agricultura, Márcio Dias, conversou com o JM Digital sobre as dificuldades que a estiagem vem causando no município, e sobre as situações que precisam ser atendidas para diminuição de danos.  

 

Impactando a produção agrícola e pecuária, e também afetando necessidades básicas como o acesso à água, a falta de chuvas traz uma quantidade de demandas que está muito próxima da capacidade de operação do município. Em vista disso, o secretário Márcio Dias comentou sobre expectativa de ajuda da União: 

  • “A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que de segunda (17) até sexta (22) haverá deliberação de recursos através do Ministério da Economia. Estamos na expectativa de que, no dia 22, estaremos sabendo o que teremos de recurso e atendimento das demandas que fizemos. Precisamos de recursos, não só para atender a falta de água, como também para alimentação e manutenção dos agricultores após a estiagem”, revelou. 

 

O município também trabalha pedindo auxílio em nível estadual. Porém, Márcio Dias se mostra preocupado com questões burocráticas que possam dificultar a chegada dos recursos: 

  • "Em dezembro, o estado revelou as condições para que os municípios se cadastrassem a fim de suprir as suas necessidades e demandas, prevendo o andamento da estiagem. Porém ainda não recebemos nada do estado. Fico preocupado com a burocracia que teremos de enfrentar para acessar os recursos, sejam financeiros ou de maquinário”, disse. 

 

 

 

 

O quantitativo de perdas na safra também é motivo de preocupação da administração municipal e dos produtores de Tupanciretã: 

  • “No CONRural, foi repassada a informação de que a velocidade de crescimento das perdas é mais do que preocupante. Há 10 dias, tínhamos a previsão de que, se a precipitação normalizasse, teríamos em torno de 40 sacas por hectare na soja. Hoje, o número baixou para cerca de 32 sacas, sendo que podemos chegar às 28 sacas. Mesmo que tenhamos chuvas regulares, precisamos de volumes acima dos 50mm”, disse, explicando o impacto dessa situação no município e também no estado. 

 

O secretário da Agricultura também ressaltou que o número de demandas está muito próximo da capacidade de operação do município. Assim, destacou a importância da comunidade também se ajudar, para que, unidos, toda a Tupanciretã consiga frear os efeitos da estiagem: 

  • “As equipes que vem trabalhando no apoio às comunidades e produtores do interior estão preocupadas. Pois a demanda está muito maior do que a nossa capacidade, e o município é muito grande. Por isso, ressalto a importância da comunidade se ajudar. Precisamos ter calma. Não podemos ser individualistas nesse momento. Estamos fazendo o possível, mas somente a administração não irá conseguir resolver os problemas. Faz muitas décadas que não acontece uma seca como essa, embora tenha havido situação próxima em 2004-2005", revelou, destacando a importância do meio rural do município e suas produções agropecuárias, e informando que demandas sobre alimentação das famílias e animais serão tratadas em breve. 

 

 

 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.