noticias730 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Sessão legislativa desta segunda (16) tem votação de projeto em prol do combate ao abuso contra crianças e adolescentes

Permissão para que o município patrocine atletas também foi aprovada pelos vereadores

Publicada em 17/05/2022 às 01:11h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (16) tem votação de projeto em prol do combate ao abuso contra crianças e adolescentes        Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (16) tem votação de projeto em prol do combate ao abuso contra crianças e adolescentes        Compartilhar a noticia Sessão legislativa desta segunda (16) tem votação de projeto em prol do combate ao abuso contra crianças e adolescentes

Link da Notícia:

Sessão legislativa desta segunda (16) tem votação de projeto em prol do combate ao abuso contra crianças e adolescentes

    SESSÃO ORDINÁRIA    

 

A sessão legislativa desta segunda (16) teve uma mudança momentânea na lista de vereadores presentes. Devido a questões de saúde, o parlamentar Ronaldo Salles (PSDB) foi substituído pelo seu suplente, José Leonor Machado da Silva, mais conhecido como Zé do Povo. Conforme informado, o vereador Ronaldo Salles retorna já na próxima sessão.  

 

Entre os assuntos destacados pelos parlamentares em tribuna, estavam melhorias na zona urbana e no interior do município, e também falas destacando o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  

  

As seguintes pautas também foram durante a sessão:  

  

- Projeto de Lei 52/2022 - Dispõe sobre a concessão e o recebimento de patrocínio pelo poder público: Aprovado por unanimidade.  

  

- Projeto de Lei 63/2022 - Autoriza o poder executivo a firmar Termo de Acordo de Cooperação Técnica com o IBGE: Aprovado por unanimidade.  

  

- Emenda Modificativa nº 1 ao Projeto de Lei 8/22 - Altera a redação do Artigo 1º do Projeto de Lei 8/22, que institui o Mês Maio Laranja: Aprovado por unanimidade.  

  

- Projeto de Lei 8/22 - Institui o Mês Maio Laranja, sobre a importância da conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e dá outras providências: Aprovado por unanimidade.   

  

- Projeto de 68/22 - Autoriza o município a patrocinar atleta e dá outras providências: Aprovado por unanimidade.  

  

  

JOCELENE AQUINO (PT)  

 

A vereadora comentou sobre votação a respeito do Maio Laranja: “Discussão muito importante para a sociedade, em defesa das crianças e dos adolescentes. Quem trabalha em escola, sabe que o vínculo criado com os alunos gera confiança para que eles contêm situações graves de assédio e estupro que possam acontecer. Precisamos cuidar de nossas crianças”, disse, citando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Citou ainda o papel das escolas no desenvolvimento do estudante, e comentou sobre as estruturas dos educandários da cidade: “Mesmo com estruturas precárias, entendemos que o trabalho de cada professor e cada funcionário é excelente, com pensamento livre e democrático. Queremos que nossas escolas sejam condutoras dos nossos filhos para a construção de um futuro melhor, onde cada um possa fazer suas escolhas”, afirmou, comentando também sobre a importância da família.  

 

 

  

ZÉ DO POVO (PSDB)  

 

O parlamentar reforçou pedido de ampliação de desentupimento de vala em via da cidade. Falou ainda de solicitação para reparo em estrada que conecta à Faixinha: “Quando chove, cria-se uma poça que demora até mais de 20 dias para secar”. Outros requerimentos comentados pelo suplente falavam de melhorias no bairro Pedreira: “Moradores falaram que a iluminação pública está precária, e também disseram que o caminhão do lixo não está passando”.  

  

  

 

BENHUR TERRA (PSDB)  

 

O vereador falou de convite recebido junto ao CREA: “Todas as escolas do município estão convidadas para a 1ª Caminhada Alusiva ao Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Será realizada na próxima quarta (18), às 9h15, com concentração em frente ao Supermercado Dinno’s, na Avenida Vaz Ferreira”, anunciou, elogiando o trabalho desse órgão. Mencionou também fala do prefeito Gustavo Terra, onde o gestor municipal citava projetos que serão feitos: “Chamou minha atenção projeto financiado pelo governo do estado que trata da finalização da Jari até Batu. Novidades estão chegando”. Ressaltando não possuir político de estimação, Benhur comentou sobre manifestação do ex-ministro Aloysio Nunes: “Uma grande liderança do PSDB anuncia que irá apoiar Lula nas eleições federais, sendo que há outra ala do partido que apoiará Simone Tebet. Talvez esteja aí aberta a oportunidade para que os integrantes do PSDB fiquem livres para apoiar o candidato de sua preferência”.  

  

  

  

ARLETE SILVEIRA (PP)  

 

Comentou sobre Pedido de Providência de sua autoria: “Que sejam empedrados pontos da estrada da Lagoa Vermelha, pois há locais onde ocorre lamaceiro em dias de chuva. Veículos de pequeno porte e caminhões acabam tendo dificuldades de tráfego no local”. Também falou sobre visita em Santa Tecla: “No dia 5 de maio, a Escola Félix da Cunha completou 80 anos. Nesse dia, aconteceu evento com alunos, professores e comunidade”, disse, citando a presença da secretária municipal de Educação, Rosani Didone. Arlete comentou ainda de visita ao Quadro do Frigorífico, realizada junto do secretário de Obras, Gerson Moraes: “Realmente, as ruas estão esburacadas e será preciso reparos”. Lembrou ainda do 8º Casamento Coletivo: “Será no dia 28 de maio, na Casa de Cultura, às 14h. Já há vários inscritos”.

 

 

Os demais vereadores não fizeram uso da palavra.










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.