Tupanciretã

Palestra promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito busca conscientizar jovens

Programação faz parte da campanha Maio Amarelo e foi direcionada aos estudantes do 8º e 9º anos, e do Ensino Médio

Publicada em 20/05/2022 às 18:40h

por JM Digital


Compartilhe
Compartilhar a notícia Palestra promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito busca conscientizar jovens   Compartilhar a notícia Palestra promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito busca conscientizar jovens   Compartilhar a notícia Palestra promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito busca conscientizar jovens

Link da Notícia:
Tupanciretã realizará seu 1ª Festival Municipal da Canção - FESTCANTU

Palestra promovida pelo Departamento Municipal de Trânsito busca conscientizar jovens
Casa de Cultura ficou lotada para a presença dos alunos  (Foto: JM Digital)

 

 

A manhã desta sexta-feira (20) foi dedicada à promoção da conscientização e da segurança no trânsito para os futuros motoristas de Tupanciretã. A partir das 8h30, na Casa de Cultura, estudantes do 8º e 9º anos, e do Ensino Médio, assistiram à palestra que faz parte da programação da Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo evitar acidentes e mortes no trânsito. 

O evento foi organizado pela diretora de trânsito municipal Ana Luiza Ribas, e teve o apoio do Município de Tupanciretã, da Diretoria de Segurança e Mobilidade, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal e do CFC Tupanciretã. 

Entre as autoridades presentes, estavam o secretariado municipal; a diretora geral do CFC, Paula Baggioto; o chefe do gabinete municipal, Marcelo Malheiros; e a coordenadora do Projeto Pescar, Fernanda Kambruzzi. 

A primeira fala foi feita pela diretora geral do Centro de Formação de Condutores de Tupanciretã, Janira Tomazi Baggioto Rubin, que explicou a importância do uso do cinto de segurança e também passou vídeo sobre o assunto:  

"Durante as aulas teóricas, sempre ressaltamos o uso do cinto de segurança durante toda a vida. Muitos dizem que, por estarmos em uma cidade pequena, não há necessidade da utilização. Mas, mesmo a uma velocidade de 5 km/h, o corpo já sofre impacto.”, informou, explicando qual o acessório de segurança que deve ser usado pela pessoa conforme a idade, citando cadeirinha (até 36 kg), assento de elevação (quatro a sete anos) e, por fim, o cinto de segurança. 

 

 

Janira também falou sobre o papel dos jovens para conscientizar seus familiares: 

“Os jovens estão bem concentrados e atentos para a importância do Maio Amarelo, e devem informar as pessoas mais velhas. É comprovado que o cinto salva vidas, pois ele não permite que a pessoa seja arremessada para fora do veículo. Temos que adquirir esse costume: ao entrar dentro do veículo, coloque o cinto. Isso vai ajudar que muitas pessoas não percam a vida no trânsito”, alertou, destacando que o cinto de segurança deve ser utilizado também pelos passageiros do banco de trás. 

Em seguida, os policiais rodoviários federais Edemilson Bruni Schopp e Elmir Jorge Schneider falaram sobre o tema da campanha Maio Amarelo em 2022: “Acidentes de Trânsito: juntos salvamos vidas”. Elmir destacou a complexidade do trânsito: 

“No carro, o cinto é muito importante. Mas, aqueles que andam de motocicleta lembram de utilizar o capacete? Precisamos da conscientização de todos, inclusive pedestres. Aqui, todos são jovens, com futuro pela frente. Muitas vezes, os acidentes mudam radicalmente a vida de uma família. Sendo que, às vezes, o acontecimento foi causado por uma pequena falta de atenção. Por isso, no trânsito é fundamental o cuidado e a concentração”, disse, ressaltando também que o uso do celular durante a condução de um veículo é proibido. 

 

E Edemilson comentou sobre o comportamento das pessoas no trânsito e o respeito às normas: 

“Temos direitos, sim. Mas também temos deveres. Todos temos nossa parcela de responsabilidade, enquanto motoristas e pedestres. Nossa preocupação deve ser com a segurança de todos. Tenhamos empatia, nos colocando no lugar do outro”.  

 

E falou também de acidentes, convidando estudantes que tenham passado por essa triste experiência a compartilhar seus relatos: 

“Infelizmente, os acidentes de trânsito são bastante presentes em nosso país. Todo dia, há notícias de casos desse tipo. E as consequências de um acidente podem ser muito graves, incluindo sequelas e até mesmo a morte”.  

 

Após a palestra, os estudantes assistiram a uma simulação de acidente de trânsito com vítima ferida, realizada na Avenida Vaz Ferreira, em frente à Praça Coronel Lima. Todos os procedimentos que devem ser tomados durante um acidente foram reproduzidos pela Brigada Militar e pelos Bombeiros Voluntários enquanto os detalhes da operação eram informados aos alunos.

 

    TODOS CONTRA A DENGUE   

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2022 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.