O poeta, advogado e produtor rural Nilton Carlos Rosa foi homenageado durante a abertura da 19ª Feira do Livro de Tupanciretã. Seu legado cultural e sua destacada contribuição para a literatura tupanciretanense foram ressaltados em uma cerimônia conduzida por Maria Cristina Brum.
Com inúmeros poemas musicados e obras imortalizadas em monumentos pela cidade, Nilton foi lembrado especialmente pelo poema “Eu sou a Árvore”. A obra foi interpretada pela orquestra AMEART, com acompanhamento do coral da Escola Joaquim Nabuco, e a apresentação foi calorosamente aplaudida pela plateia.
"Estou emocionado e surpreso com esta homenagem. Quando compus essa letra, foi a pedido de Julieta Del Castel Lopes, presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã Jari e Quevedos, que solicitou um texto sobre o Dia da Árvore. Ao escrevê-lo, senti que resultaria em uma poesia em homenagem à árvore, o ser vegetal mais evoluído", disse Nilton.
Além disso, Nilton recebeu uma muda de árvore dos alunos do projeto Pescar, e um vídeo, exibido no telão, mostrava o poeta em meio à natureza. Ao final, o regente da AMEART, Cristiano Henrique Benck, presenteou o homenageado com partituras da música.