A Prefeitura de Tupanciretã decretou, nesta quarta-feira (27), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O decreto assinado pelo prefeito Gustavo Herter Terra estabelece a execução de ações emergenciais de combate ao vetor e prevê a implementação do Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue.
A medida tem validade de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período, e autoriza a administração municipal a requisitar pessoal e equipamentos de órgãos públicos e entidades privadas para atuar na eliminação de focos do mosquito. Além disso, poderá haver contratação temporária de profissionais para reforçar as ações de prevenção e controle.
O decreto também permite a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras sem necessidade de licitação, desde que concluídos dentro do prazo de 180 dias. A administração municipal ressalta a importância da participação da comunidade na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, reforçando medidas preventivas como evitar o acúmulo de água parada.
A Prefeitura seguirá adotando todas as providências cabíveis para conter a propagação do mosquito e garantir a saúde da população.
TODOS CONTRA A DENGUE