
Nesta sexta-feira, 11 de julho, o município de Tupanciretã recebeu a visita do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS). A agenda foi marcada por reunião com autoridades locais e lideranças, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Tupanciretã, onde foram apresentadas demandas prioritárias nas áreas da agricultura, saúde e bombeiros voluntários.
O parlamentar foi recepcionado pelo vice-prefeito Márcio Dias, pelo vereador Eduardo Almeida, e pelo coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Adílio Cerpa. Em pauta, estiveram as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais devido às fortes chuvas que castigaram a região, além dos impactos acumulados por longos períodos de estiagem. Segundo Adílio, os efeitos climáticos adversos seguem prejudicando a produção e o equilíbrio financeiro das propriedades.
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari (STRTJ), Queli Quevedos, destacou a dificuldade dos pequenos produtores em acessar crédito. “Estamos visitando as pequenas propriedades, buscando novas fontes de financiamento, mas a expectativa maior continua sendo a securitização das dívidas. Não tem como o nosso produtor parar”, afirmou.

Foto: JMD - Entrega de emendas.
Também participou do encontro a diretora do CAPS, Cassiane Weber, que relatou o aumento na demanda por atendimento entre os agricultores. “O setor enfrenta dificuldades para acessar os agricultores. Muitos estão em sofrimento psicológico, enfrentando depressão e até tentativas de suicídio. Precisamos de emendas para ampliar o atendimento e garantir suporte no interior”, disse Cassiane.
Representando os Bombeiros Voluntários de Tupanciretã, estiveram presentes o presidente Luiz Koch, o vice Antônio Borsa (Toquinho) e o comandante Bili. Eles solicitaram recursos para aquisição de um veículo 4x4, essencial para o deslocamento em áreas de difícil acesso no interior. “Nossos caminhões não conseguem chegar em algumas localidades. Um carro menor nos permitiria levar água e realizar deslocamentos longos com mais agilidade”, justificou Koch.
Durante a visita, o deputado Heitor Schuch também comunicou oficialmente o envio de duas emendas parlamentares ao município. A primeira, no valor de R$ 395.000,00, será destinada via MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para aquisição de máquinas e equipamentos. A segunda, no valor de R$ 200.000,00, é voltada ao apoio de atividades ao pequeno produtor rural. As demandas foram solicitadas pela bancada do PSB na Câmara de Vereadores de Tupanciretã e STRTJ.