
Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 03 de novembro, a Câmara Municipal de Tupanciretã recebeu para avaliação o Projeto de Lei nº 22/2025. A proposta prevê denominar cinco ruas no bairro, uma delas, a atual Rua “D”, localizada no Loteamento Terras Progresso, bairro Jardim das Paineiras, como “Rua Andrea Geslaine da Silva Iusses”. O nome foi uma indicação do vereador Luiz Valmor da Silva França (Catite – Republicanos).
Andrea foi uma das vítimas da Covid-19 no município, falecendo em março de 2021, aos 51 anos, em um dos períodos mais críticos da pandemia. Ela deixou esposo, filhos e netas.

O projeto ainda será votado em plenário, mas já recebeu manifestações de apoio de outros parlamentares. O vereador José Nocrécio Castro (Toquinho – PP) elogiou a iniciativa do colega:
“Quero deixar os parabéns ao vereador Catite, uma pessoa que infelizmente perdeu a vida para a Covid. Fui eu quem a levou para Cruz Alta, para ser internada. Uma pessoa carinhosa, amiga”, lembrou o vereador.
O autor da proposta destacou o significado da homenagem e a importância de manter viva a memória de pessoas que contribuíram com o município:
“Uma pessoa querida, sempre lembrada, que trabalhou conosco e partiu durante a pandemia. A gente fica feliz por homenagear pessoas queridas que ajudaram no crescimento de Tupanciretã”, declarou Catite.

Em conversa com o JMD, a filha de Andrea, Pamela Iusses, agradeceu ao vereador Catite e aos colegas pela homenagem póstuma, estendendo também o agradecimento ao médico e hoje vereador Toquinho, que prestou atendimento à sua mãe durante o período da doença:
“Apesar da dor da sua partida, é uma imensa alegria para nós, sua família, ver que o nome dela será lembrado de uma forma tão bonita. Saber que uma rua levará o nome dela é um gesto que enche nossos corações de orgulho e saudade. Dá até pra imaginar a cena: ela chegando toda animada, com aquele sorriso contagiante, contando a novidade pra todo mundo do jeitinho que sempre fazia. Agradecemos de coração ao Catite, a todos que apoiaram essa homenagem e também ao doutor Toquinho, que acompanhou e cuidou dela com tanto carinho naquele momento difícil. Nossa mãe foi uma mulher guerreira, cheia de amor e força, e merece ser lembrada para sempre.”
Tupanciretã registrou 60 óbitos pela Covid-19.
TODOS CONTRA A DENGUE



