Segunda-feira, 25 de Maio de 2020
Tupanciretã

AMEART- NOSSA CULTURA LOCAL

Publicada em 14/03/18 às 10:38h

por João Flores


Compartilhe
   

Link da Notícia:


Segundo o professor e criador da Especialização em Economia da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Leandro Valiati, apenas 0,62% dos incentivos fiscais do ano de 2017 foi destinado ao cenário cultural brasileiro.


Em tempos de crise, a cultura, de um modo geral, foi excluída dos incentivos e aportes financeiros, embora a Lei Rouanet tenha patrocinado projetos e artistas, quase sempre já renomados e identificados com causas partidárias.


Mas a cena cultural não se abate. Em Porto Alegre, por exemplo, a Fundação Iberê Camargo lidera um movimento de reivindicações e de articulação para o fortalecimento e o desenvolvimento da cultura, através da retomada do repasse de 3% da receita bruta das loterias ao Fundo Nacional da Cultura. Para se ter uma ideia, dos R$ 384 milhões que deveriam ser repassados em 2016, apenas R$ 47 milhões foram destinados à produção independente e a projetos culturais que atendam o conjunto do Brasil.


Certa feita, disse o poeta: a identidade de um povo está na sua cultura. É a mais pura verdade. O próprio Hino Rio-Grandense fala, "povo sem virtude, acaba por ser escravo". Na Terra da Mãe de Deus não é diferente. Aqui, a Associação de Música, Esporte, Dança e Artes de Tupanciretã (AMEART) faz um excelente trabalho educativo, social e artístico, além de ser um meio de inclusão social de primeira grandeza, mesmo enfrentando dificuldades e imensos desafios.


Em 2018, a AMEART completa 15 anos e em seu cronograma de atividades há previsão de grandes eventos locais e regionais. Você, tupanciretanense que gosta de cultura, não pode deixar de participar, compartilhar e, se possível, patrocinar esta valorosa instituição cultural.


O ano letivo da AMEART já começou no Centro Social, inclusive conta com a promessa de pleno apoio da Prefeitura Municipal. Professores e diretores estão engajados na busca pelo melhor de cada um dos envolvidos no projeto. Participação e harmonia, refletidas em notas musicais que ressoam felicidade.


Que o trabalho da AMEART, feito com maestria e buscando revelar talentos tenha o devido reconhecimento dos órgãos de incentivo à cultura nos âmbitos estadual, federal e municipal.


Que possamos estar junto da AMEART e da Banda Municipal, colaborando, incentivando e aplaudindo o melhor da cultura tupanciretanense. Diante da crise da cultura, devemos manter uma postura construtiva, com respostas positivas como sociedade, conservando o que temos de melhor na arte e cultura da Terra da Mãe de Deus.


Afinal, "sirvam nossas façanhas, de modelo a toda Terra". Nossa escola está pronta, madura, vibrante, cantante, com portas e janelas abertas. Entre e faça parte dessa linda canção você também.

Abraços




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Visitas: 4143132
Usuários Online: 216
Copyright (c) 2020 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.