noticias107 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Tupanciretã no centro dos jogos tradicionalistas

Fim de semana foi de competições campeiras. Confrontos foram realizados no Parque de Exposições no Centro da cidade.

Publicada em 11/11/18 às 22:08h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia Tupanciretã no centro dos jogos tradicionalistas  Compartilhar a noticia Tupanciretã no centro dos jogos tradicionalistas  Compartilhar a noticia Tupanciretã no centro dos jogos tradicionalistas

Link da Notícia:

Tupanciretã no centro dos jogos tradicionalistas
 (Foto: |JM Digital)

Hospitalidade e receptividade, essas foram as principais características apontadas por alguns dos milhares de visitantes e jogadores que participaram de provas do jeito campeiro neste fim de semana em Tupanciretã, modalidades com atletas locais além dos amigos e familiares que vieram torcer por seus atletas ou representando a sua Região Tradicionalista (RT), estima-se que 1300 participantes se credenciaram, vindos de várias cidades do RS.

O 27° Abertos de Esportes e 3° ENECAMP, foram sediados simultaneamente, entre os dias 9, 10, e 11 de novembro, no Parque de Exposições, que está localizado no Centro da cidade, posição privilegiada, fato que também favoreceu a locomoção dos milhares de visitantes, que dormiram em barracas junto à instalações montadas no parque ou se hospedaram em hotéis.

Das diferentes modalidades, a disputa de truco, foi sem dúvida a mais acirrada, começando às 9h de sábado (10) e encerrando hoje (11) à tarde, com intervalo para refeições, e descanso, entre 2h e 9h, de domingo. Na modalidade de Truco Gaudério, os Novos Estradeiros, representando a E.N Taquarembó, ficou na 16° colocação geral, de um total de 75 equipes, e foi o melhor colocado entre as sete credenciadas pela região de Tupanciretã.

A Administração Municipal de Tupanciretã apoiou a realização do evento e contou com a colaboração do Sindicato Rural Tupanciretã Jari e Quevedos, que cedeu o espaço para que as competições fossem realizadas, além Câmara de Vereadores de Tupanciretã, entre outras entidades.  

O coordenador da 9° RT, Jorge Malheiros, da cidade de Panambi, lembrou que Tupanciretã tem muitos atletas nas modalidades, e que foi uma alegria fazer parte dos jogos, além do engajamento da comunidade recebendo muito bem os visitantes.

Jorge Malheiros ao lado do prefeito Guga


“Pra nós foi um evento maiúsculo que foi feito aqui em Tupanciretã, onde abrigou 22 RT’s, mais de 1300 atletas. A gente que vai à outras regiões, as vezes chega nos lugares e ninguém sabe, aqui todos sabiam do evento.” Revelou Malheiros.

Já, a secretária de Esporte Cultura e Lazer do Município e também vice-presidente da Comissão Organizadora, Janete Secchi, lembrou que Tupanciretã possui muitos atletas e a cultura tradicionalista é muito forte em nossa comunidade. Janete realizou entregas de troféus de reconhecimento aos colaboradores que auxiliaram durante a programação, como a equipe de limpeza urbana(foto), que foi responsável pela manutenção do parque. O secretário de Meio Ambiente, Luis Afonso Costa, também foi agraciado.

“Todos os anos a gente busca resgatar dentro do tradicionalismo os legados de nossos antepassados. Foi um esforço de lideranças trazer este evento para cá, muitas cidades do estado querem sediar os jogos, e nós conseguimos trazer está edição para Tupanciretã.”

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã, também falou sobre os jogos campeiros.

“A nossa felicidade aqui em Tupanciretã é imensa por sediar este grandioso evento, é uma grande alegria receber milhares de atletas que participaram dos jogos campeiros. Nós do Poder Legislativo só temos a agradecer, pois também somos parceiros na organização deste evento.” Disse, Benezer Cancian – Progressistas.

O prefeito, Carlos Augusto Brum de Souza (Guga), Progressistas, também falou à reportagem do JM Digital no início da tarde deste domingo, dia de encerramento das competições. Souza não escondeu a alegria e o entusiasmo em um evento até então inédito para cidade ou como no caso desta edição do ENECAMP que foi realizado pela primeira vez fora de Tramandaí, cidade do Litoral Norte do RS.

“ O balanço que a gente faz é o seguinte, desde a primeira gestão construímos um bom relacionamento com os Movimentos Tradicionalistas, e nós no primeiro ano, conseguimos trazer para Tupanciretã a Distribuição da Chama Crioula, além da participação de crianças em oficinas, possibilitando a vivência dos afazeres do Gaúcho, então, surgiu a possibilidade de trazer os jogos. O relacionamento entre as comunidades também foi importante, aqui conversamos com vários profissionais, como um empresário do setor calçadista da cidade de Sapiranga, pois também é uma oportunidade para apresentar o município de Tupanciretã, além de apoiar a cultura que é essencial” Afirmou, Guga.

O prefeito encerrou revelando que o objetivo foi alcançado, e que a possibilidade de realizar um evento municipal não está descartada, principalmente algo que possa envolver as crianças, pois segundo ele, são os pequenos que perpetuarão o tradicionalismo. 


APOIO:






 










Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.