noticias767 Seja bem vindo ao nosso site |Jornal Manchete Tupanciretã Digital!

Tupanciretã

Fila segue em frente à Escola Flory Kruel

Edital de matrículas da rede municipal será anunciado com um dia de antecedência

Publicada em 20/11/18 às 01:55h

Jefferson da Silveira da Silva


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fila segue em frente à Escola Flory Kruel   Compartilhar a noticia Fila segue em frente à Escola Flory Kruel   Compartilhar a noticia Fila segue em frente à Escola Flory Kruel

Link da Notícia:

Fila segue em frente à Escola Flory Kruel
Foto publicada em 08/11/2018.  (Foto: Benhur Terra - redes sociais)


     


Pela segundo fim de semana consecutivo, uma aglomeração de familiares, mudou o cenário em frente à Escola Flory Kruel, Bairro Gaúcha, que sempre fica movimentado em época de matrículas por vagas no 1° ano do Ensino Fundamental. Porém, desde o último domingo(18), a fila segue, e deve permanecer desta maneira até a abertura do período de matrículas da rede municipal de ensino.  

Familiares seguem no local, mesmo após reunião com duas mães representando aqueles pais ou responsáveis, no Gabinete Municipal, na manhã desta segunda-feira (19), quando foram informadas sobre a situação do período de matrículas, que segundo o Executivo Municipal, segue sem data confirmada.

O fato ganhou força no domingo (18), quando um grupo de pais já se reunia em frente à escola, na ocasião, à reportagem do Jornal Manchete Digital foi até o local e conversou com algumas mães. O coordenador de Educação, Bladimir Santos, também orientou os pais sobre a possibilidade do edital não ser publicado nesta semana.

Mudança no prazo gera mais tempo na fila

Ainda, durante esta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SME), trouxe a informação que alterou o prazo que antecede a divulgação do edital, que passa a ser de um dia de antecedência. A secretária de Educação, Rosane Didoné, citou que a presença dos familiares em frente ao educandário é uma escolha individual. 

Outro tema lembrado pela secretária, é o fato da suspeita de que lugares estariam sendo comercializados, segundo ela, a situação foge do propósito do ensino público, e, há relatos de casos em que uma vaga chegaria a custar de R$ 200 a R$250. A SME está atenta para impedir esta prática. 

Opiniões divididas 


Nas redes sociais uma divisão de opiniões, algumas pessoas acham certo pagar, pois não teriam tempo nem a possibilidade de trocar com um amigo ou familiar próximo, pois, são necessárias mais de 72 horas, até a efetivação da vaga, fato que deve mudar neste ano, aumentando muito mais o tempo de espera. 

Porém, outro grupo acredita que as vagas poderiam ser regionalizadas e de forma digital, assim como já funciona na rede estadual de ensino, onde o cadastramento é feito pela internet e a escolha é realizada por zoneamento, ou seja, de acordo com a região em que o estudante reside. 

Posicionamento da SME 

A SME, também usou sua página no Facebook, para divulgar uma nota, onde esclarece:

Matrículas na Rede Municipal de Ensino ainda não foram liberadas

Todo final de ano a Secretaria Municipal de Educação organiza o Edital que trata das Matrículas na Rede Municipal de Ensino, e este ano em virtude de alguns pontos como as tratativas na ampliação da gestão dos atuais Diretores Municipais, retardou a elaboração do Edital das matrículas. Porém, a Secretaria Municipal de Educação salienta que há vagas disponíveis em toda a Rede Municipal, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, que não é necessário filas.

As filas, situação que já ocorreu em uma das Escolas, é por motivos de interesse dos pais ou responsáveis em matricular seus filhos naquele educandário, mas a Administração Municipal se isenta de qualquer responsabilidade, já que há vagas em outras escolas municipais.

Segundo o Prefeito Municipal, o Edital que trata das matrículas não será disponibilizado nesta semana, pois está em processo de elaboração, e baseado na situação das “filas” algumas medidas serão tomadas pela Secretaria de Educação.

A Administração informa que o Edital das Matrículas será amplamente divulgado, e adianta, a Rede Municipal de Ensino oferta vagas no 1º ano do Ensino Fundamental (demanda) nas seguintes escolas:
• EMEF Alexandrina S. Barcelos no turno da tarde
• EMEF Brasilina Terra no turno da manhã
• EMEF Dr. Flory Druck Kruel nos turnos manhã e tarde
• EMEF Frei Galvão no turno da tarde
• EMEF Iva Chiapetta Cardoso no turno da tarde.
Salientando que o número de vagas é estabelecido conforme espaço físico de cada educandário
.











Nosso Whatsapp

  (55) 9 9710 9594

Copyright (c) 2024 - |Jornal Manchete Tupanciretã Digital - Edição: Jornal Manchete Digital-Tupanciretã-RS - Rua Cel. Estácio Nacimento e Silva- 468 / Elizabeth. CNPJ: 34.596.876/0001-64 - Diretor, estudante de jornalismo, Jefferson da Silveira da Silva - Fone (55) 99710 9594.
Olá, seja bem-vindo ao JM Digital.